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5 dicas para a prospeção de clientes no imobiliário 0

5 dicas para a prospeção de clientes no imobiliário

28-10-2020 min de leitura

Angariar clientes, e imóveis, exige dedicação, perseverança e trabalho contínuo.

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Uma estratégia de prospeção de clientes bem estruturada proporcionará um maior número de leads ao longo do tempo. Qual a vantagem? Uma carreira estável e longa.

 

Como fazer uma prospeção de clientes eficaz?

 

1 – Defina um plano estratégico

2 – Utilize todos os canais de comunicação

3 – Envolva-se na comunidade na qual está inserido

4 – Invista em ferramentas que o ajudam na organização

5 – Saia da zona de conforto e nunca desista

 

 

1 – Defina um plano estratégico

 

Não é necessário criar um plano de ação, porém é essencial que comece por definir alguns aspetos importantes como: Que tipo de imóveis está a vender? Qual o público-alvo? Onde o pode encontrar? Como é que deve comunicar com essas pessoas? Quais as abordagens que que podem funcionar?

 

É fulcral que se torne um especialista na sua zona, e para isso é necessário definir um plano diário onde inclui pelo menos duas horas de prospeção. Estipule um tempo para ligar a clientes de negócios anteriores ou até mesmo clientes de outros trabalhos que já teve. Uma prospeção consistente irá leva-lo a negócios duradouros.

 

 

2 – Utilize todos os canais de comunicação

 

As redes sociais são o local em que hoje em dia os utilizadores passam mais o seu tempo, e por isso, é importante que faça bom uso delas e seja consistente na sua comunicação. Através destas plataformas, torne-se num conselheiro imobiliário. Escreva artigos para partilhar no seu blog ou perfil de LinkedIn, e partilhe conselhos sobre por exemplos a procura de um imóvel.

 

Crie também um sistema de email marketing de forma a partilhar com a sua carteira de contactos, por exemplo, imóveis que está a vender, e as suas conquistas. Outros conteúdos relevantes de partilha como eventos, palestras e formações, são uma ótima via para conhecer novas pessoas e para trocar contactos.A sua atual rede de contactos deve ser a sua principal fonte de prospeção. Mantenha, sempre a comunicação com as pessoas que conhece ou que já negociou.

 

O pós-venda é também uma excelente forma de se destacar dos demais. Partilhe mensagens de “feliz aniversário”, convites para um evento que irá fazer parte, isto fará com que o cliente não se esqueça de si.

 

 

3 – Envolva-se na comunidade na qual está inserido

 

Esta dica pode exigir um pouco mais do seu tempo, todavia é uma oportunidade de obter retorno. Na área do imobiliário é necessário que o seu nome e o seu trabalho sobressaia. Se ninguém ouvir falar de si também ninguém irá à sua procura. Seja patrocinar um clube desportivo da sua zona, participar em ações solidárias ou oferecer lembranças, o importante é destacar-se dos restantes agentes imobiliários, e fazer com que a comunidade onde se insere o reconheça e se lembre de si quando necessitar de um(a) agente imobiliário.

 

 

4 – Invista em ferramentas que o ajudam na organização

 

Um CRM imobiliário, como o X-IMO CRM, irá manter a sua base de dados organizada e programada para ações específicas para cada tipo de cliente. Esta ferramenta ajuda-o não só a gerir todos os dados, como também a segmentar o público, e delinear uma estratégia de marketing mais focada para cada cliente.

 

 

5 – Saia da zona de conforto e nunca desista

 

angariação de clientes pode passar por ações nas quais tenha que se expor mais e que requerem mais esforço como a organização de eventos e palestras nas quais participa. Por isso, é necessário não estar somente atrás da secretária a telefonar ou enviar emails à sua carteira de clientes. Todo este trabalho é importante também, mas se aplicar as dicas e um pouco de marketing pessoal fará maravilhas na sua prospeção.