As mudanças que têm vindo a ocorrer no mercado imobiliário relativamente ao aumento das taxas de juro e flutuações do mercado, podem dificultar as empresas de mediação imobiliária no que diz respeito a manter uma visão voltada para o crescimento.
Neste sentido, fazer uso de dados para identificar oportunidades de crescimento, aumentar a eficiência operacional e melhorar a tomada de decisões, é fundamental para continuar a fazer prosperar o negócio imobiliário.
No presente artigo, damos a conhecer de que modo poderá tirar maior proveito dos seus dados e informações por forma a alcançar os objetivos que pretende para o seu negócio e impulsionar o crescimento da sua imobiliária no atual mercado.
1. Recolha o máximo de dados sobre os seus imóveis e clientes
Todas as informações que recolhe relativamente aos seus imóveis em carteira, empreendimentos, potenciais clientes, clientes proprietários e clientes compradores podem ser muito importantes se conseguir tirar partido de forma eficiente.
Como tal, deve trabalhar com uma ferramenta eficiente e conseguir registar o máximo de informação possível, o que inclui detalhes relativos aos seus imóveis, clientes e potenciais clientes com informações de contacto, interesses, poder de compra, interações anteriores, preferências, entre outros, por forma a tomar decisões através dos dados recolhidos.
2. Utilize um CRM imobiliário para guardar e gerir os dados
Trabalhar diariamente como um software de gestão imobiliária ou CRM imobiliário, pode ser uma forte estratégia para guardar todas as informações e rastrear facilmente as interações com cada contacto de forma simples.
Ao ter tudo organizado e no mesmo sítio, pode obter insights valiosos que lhe permitem tomar decisões mais informadas para identificar novas oportunidades de aquisição de clientes, simplificar processos para melhorar a eficiência dos seus consultores e equipas, identificar em que momento alguém está ou estará pronto para mudar de imóvel, adquirir outro imóvel ou vender um imóvel, transformando-os assim em oportunidades de negócio.
Ir atualizando regularmente os dados relativos a cada contacto e propriedade no seu CRM imobiliário é uma forma de ajudar a garantir que as informações são precisas e atuais para que, no momento em que pretende fazer uso desses dados, os mesmos sejam o mais fidedignos possível.
A título de exemplo, surge o X-IMO CRM para oferecer suporte ao trabalho diário das empresas de mediação imobiliária e respetivos consultores, onde faz a gestão de todo o seu negócio – imóveis, empreendimentos, arrendamentos, processos, equipas, força de vendas, transações e muito mais - permite gerir e dar seguimento aos seus leads, controlar a gestão do relacionamento com o cliente e registar todos os detalhes dos seus clientes para conhecer as preferências e comportamentos a fim de oferecer o melhor serviço e fechar mais negócios.
O X-IMO CRM, mais do que um software de gestão imobiliária, integra ferramentas para aumentar a produtividade – módulo de prospeção e combinações, exportação de imóveis para portais imobiliários, APP móvel e agenda – assim como, ferramentas de marketing digital para aumentar o alcance da sua marca como, site imobiliário profissional, visitas virtuais ilimitadas, Designer para editar imagens, montras digitais com gestão de conteúdos e criação de campanhas e newsletters.
3. Faça uso dos dados presentes no seu CRM imobiliário
Ao reunir o máximo de dados acerca dos seus clientes e potenciais clientes, pode utilizá-los para identificar novas oportunidades de negócio, melhorar a sua abordagem e personalizar a experiência do cliente através da criação de campanhas de email marketing direcionadas.
Através de um CRM imobiliário completo – por exemplo, o X-IMO CRM - pode também obter relatórios de imóveis com variações e origem de leads angariados, informações apresentadas no módulo de transações e respostas efetuadas a inquéritos de visita a imóveis para saber se a estratégia definida para vender um determinado imóvel está a resultar. De igual forma, obtém relatórios com estatísticas e dados que lhe permitem perceber o desenvolvimento do seu negócio, consultores e equipas para tomar medidas que permitam melhorar a eficiência e produtividade.
Por forma a fazer uma gestão eficiente de todo o seu negócio, é fundamental munir-se uma boa ferramenta que lhe permita gerir e reunir o máximo de dados e informações para utilizá-los de forma eficiente.
Ao fazer uso das informações e dados relevantes que possui na sua ferramenta de trabalho e, ao analisá-los frequentemente, é uma ótima forma de obter insights para tomar decisões melhores e mais informadas que o tornem num profissional mais eficiente, assim como, que lhe permitam aumentar o número de negócios fechados e assim acelerar o crescimento da sua imobiliária no mercado.