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Como criar um plano de Marketing Imobiliário 0
#Marketing Imobiliário

Como criar um plano de Marketing Imobiliário?

06-04-2023 min de leitura

Vamos dar-lhe a conhecer os passos que deve definir no seu plano de marketing imobiliário por forma a alcançar mais vendas e melhores resultados para o seu negócio.

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Anteriormente, os clientes que procuravam um imóvel iam diretamente a uma agência imobiliária que tratava de encontrar a propriedade ideal enquanto auxiliavam o cliente em todos os processos. Claro está que, esta prática ainda se mantém atual, mas, inegavelmente, a internet e os meios digitais vieram trazer um enorme contributo, na medida em que, permitem agilizar o processo de compra e venda de imóveis, particularmente, na divulgação dos imóveis e no aumento das oportunidades de negócio.

 

Devido à competitividade cada vez maior no ramo imobiliário, é necessário mais esforço por parte dos profissionais de forma a destacarem-se no que diz respeito à divulgação de imóveis, interação com o público e conteúdos disponibilizados para os mesmos.

 

Partindo para a ação, vamos dar-lhe a conhecer os passos que deve definir no seu plano de marketing imobiliário por forma a alcançar mais vendas e melhores resultados para o seu negócio.

1. Conheça o mercado e defina os seus objetivos

 

Naturalmente, o mercado imobiliário tem as suas próprias caraterísticas e particularidades, assim sendo, torna-se essencial que os profissionais tenham um conhecimento adequado e abrangente relativamente a todos os processos da compra ou venda, burocracias existentes, variações de preços e alterações na procura e oferta, para demonstrar credibilidade e fortalecer a confiança do público.

 

Após ter um vasto conhecimento relativamente ao mercado, é fundamental definir de forma clara quais são os seus objetivos – por exemplo, aumentar as vendas, geração de leads, reconhecimento da marca – pois, estes vão guiar todo o plano de marketing.

2. Defina bem o seu público-alvo e personas

 

A estratégia que delinear será direcionada ao seu público-alvo, o que pressupõe um bom conhecimento relativamente ao mesmo. Descubra quem são os seus clientes ideais, as respetivas necessidades e desejos de forma a utilizar essas informações para personalizar a sua mensagem e direcionar as suas campanhas para as pessoas certas.

 

Neste sentido, para ir ao encontro das pessoas certas, deve definir as suas personas. Desta forma, conhece os seus potenciais clientes de forma mais detalhada e pode direcionar as suas ações de marketing com maior assertividade, sem desperdiçar tempo e recursos com pessoas que não estão interessadas nos seus serviços.

 

Um CRM imobiliário – como o X-IMO CRM - é uma ótima ferramenta que o pode ajudar neste sentido, pois entre os vários benefícios que oferece, da gestão imobiliária ao marketing, também lhe permite guardar e organizar todos os dados e informações relativamente a todos os seus contactos, de forma a reunir tudo no mesmo sítio e conseguir efetuar um melhor planeamento.

 

 

3. Escolha a estratégia de comunicação e ações

 

Após a definição dos objetivos e das pessoas que pretende alcançar, deve passar à fase de definir efetivamente aquilo que pretende incluir no seu plano de marketing imobiliário, isto é, as ações que irá considerar para interagir com o seu público.

 

Assim sendo, comece por identificar as estratégias que vai adotar conforme o que melhor se irá adaptar às personas e aos objetivos por si definidos. Isto é, o tipo de marketing que vai utilizar – marketing outbound, marketing inbound, ou até mesmo os dois em conjunto. Podendo incluir nas suas ações, eventos, marketing digital nas redes sociais e site imobiliário, anúncios, email marketing, landing pages para conversão, entre outras opções.

 

Uma dica neste sentido, passa por criar um cronograma que o ajude a planear, distribuir os seus objetivos em função do tempo e visualizar melhor a cadência de ações. Assim como, utilizar os meios digitais para obter um maior alcance, criar uma identidade visual forte e consistente para a sua empresa de mediação imobiliária e fazer uso dessa identidade em todas as comunicações de marketing de modo a aumentar a confiança e o reconhecimento da sua marca.

4. Determine os métodos de avaliação do plano

 

Por fim, deve definir os métodos que pretende utilizar para avaliar se o plano que criou está a ser eficaz ou não, assim como, os indicadores de performance a utilizar, com vista a perceber se as estratégias adotadas estão a permitir alcançar os resultados pretendidos.

 

Faça o acompanhamento dos resultados das suas campanhas regularmente, avaliando aquilo que resultou e o que não resultou. Utilize as informações recolhidas para perceber exatamente o que está a funcionar ou para ajustar e melhorar a sua estratégia de marketing, em caso de necessidade.

De realçar que, um plano de marketing imobiliário para ser eficaz requer da sua parte tempo, esforço e até mesmo algum investimento, consoante os métodos e estratégias adotadas. Ao definir adequadamente os seus objetivos, ações e métodos pode efetivamente ter capacidade para enfrentar a concorrência existente no ramo imobiliário e alcançar os resultados a que se propôs enquanto profissional.

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