Estratégias para potenciar resultados com a ajuda do CRM imobiliário
Manter a competitividade do negócio imobiliário vai além de fornecer um bom atendimento ao cliente, é necessário inovar, saber utilizar a tecnologia a seu favor e aprimorar processos internos para garantir eficiência e resultados de sucesso. Neste sentido, ferramentas como o CRM imobiliário surgem como verdadeiros aliados para a organização do trabalho dos profissionais e equipas, personalização da experiência do cliente e para ajudar a fortalecer a sua presença online. No presente artigo, vamos explorar como manter a competitividade do negócio imobiliário através de estratégias como a personalização, análise de desempenho, forte presença online e a formação contínua das equipas para tirarem máximo partido da ferramenta de trabalho diária.
1. Personalização da experiência do cliente
Considerando que os clientes pretendem ser tratados de forma individual e não como se fossem números, o profissional deverá investir em relacionamentos próximos e personalizados. Com o CRM imobiliário é possível registar dados pessoais, informações detalhadas sobre preferências, aceder ao histórico de interações e até ser notificado caso exista algum imóvel no mercado com as caraterísticas que o seu cliente pretende. Através do acesso facilitado a todos os dados e informações, torna-se possível demonstrar conhecimento face às necessidades do cliente, bem como, adaptar a comunicação e enviar conteúdo relevante, dando a conhecer oportunidades de negócio que realmente correspondem às necessidades de cada cliente.
2. Análise do desempenho das equipas
Num ambiente tão dinâmico, é imprescindível que os gestores das agências imobiliárias tenham uma visão clara do desempenho de cada consultor e equipas. O CRM imobiliário mais do que uma ferramenta para centralizar informação, ao ser utilizado de forma eficiente por todos os profissionais também fornece métricas fidedignas e relatórios automáticos para entender a performance de todos os profissionais e negócio imobiliário. Pelo que, através de uma análise contínua consegue identificar pontos fortes e áreas de melhoria para ir fazendo ajustes rápidos e estratégicos.
Como o X-IMO permite analisar o desempenho das equipas e do negócio imobiliário?
Com o X-IMO conta com diversas ferramentas desde a gestão ao marketing imobiliário, para que todos os profissionais desempenhem o respetivo trabalho da forma mais eficiente possível. Consegue gerar relatórios automáticos e verificar métricas como registos de proprietários, clientes, visitas, número de vendas de cada consultor e da equipa comercial. Tem também acesso a estatísticas da agência imobiliária relativas a variação de leads por meio, em todos os meios, volume de negócios, reservas, entre outras. Através de uma monitorização contínua consegue entender onde está a alcançar bons resultados e onde deverá ser aplicado mais esforço por forma a garantir bons resultados e a competitividade do negócio.

3. Fortalecer a presença online dos agentes e da imobiliária
Os agentes e as imobiliárias precisam de estar onde o respetivo público e clientes estão, pelo que garantir uma forte presença online é importante para manter a competitividade do negócio imobiliário. Desde ter um site profissional, perfis ativos nas redes sociais e criar campanhas de marketing imobiliário, bem estruturadas e direcionadas ao público certo, com conteúdos que vão ao encontro dos interesses dos mesmos, são ações que podem aumentar significativamente a visibilidade.
Como o X-IMO ajuda a fortalecer a sua presença online?
Com um CRM imobiliário completo como o X-IMO, que integra várias ferramentas de marketing, consegue facilitar a gestão do negócio imobiliário e ainda fortalecer a sua presença online. Desde a integração de site imobiliário e sites individuais para os consultores imobiliários e agências, que constituem ferramentas de topo para os profissionais e estão conectados ao site principal, a possibilidade de criação de campanhas de email marketing, landing pages, criação de visitas virtuais para aumentar a qualidade de exposição dos seus imóveis e captar a atenção do público, bem como, o Designer, uma ferramenta de criação de peças de comunicação onde consegue criar posts para as redes sociais, entre outros conteúdos, de forma simples e sem sair do X-IMO.
4. Formação contínua das equipas
Com o mercado em constante evolução e transformação, a competitividade do negócio imobiliário também depende do conhecimento e capacitação das equipas. As melhores práticas de vendas, atendimento ao cliente e negociação evoluem rapidamente pelo que, investir na formação contínua e atualizações sobre as novas tendências do mercado é essencial para manter as equipas atualizadas e preparadas para enfrentarem o trabalho e tarefas diárias de forma eficiente.
O CRM imobiliário desempenha um papel importante neste processo ao permitir centralizar dados e fornecer relatórios de desempenho das equipas permitindo identificar onde precisam de existir melhorias. Por meio dessa análise, os gestores das agências podem organizar formações direcionadas às necessidades especificas da equipa. Além disso, a formação contínua para aumentar a familiaridade com as funcionalidades do CRM imobiliário também é fundamental para que os profissionais tirem máximo partido da tecnologia e se tornem mais eficiente e produtivos. Num mercado competitivo com o imobiliário, a formação contínua é uma das respostas para transformar desafios em oportunidades e manter a equipa motivada e capacitada para fornecer um serviço de excelência.

CRM imobiliário: O aliado para manter a competitividade do negócio imobiliário
Manter a competitividade do negócio imobiliário exige uma abordagem que combina a personalização da experiência do cliente, análise contínua do desempenho das equipas, forte presença online, formação contínua das equipas e, acima de tudo, uma utilização estratégica do CRM imobiliário. Através da adoção destas boas práticas, as imobiliárias e consultores mais do que terem capacidade para acompanharem tendências do mercado, conseguem também antecipar mudanças e adaptar-se de forma rápida a novas mudanças do mercado imobiliário.
O investimento num CRM imobiliário constitui assim algo fundamental para transformar desafios em oportunidades, pois, com a centralização de informação, processos automatizados e a integração de ferramentas desde o marketing imobiliário até à gestão de todo o negócio imobiliário, o CRM permite que os profissionais se concentrem na construção de relacionamentos duradouros, serviço de excelência ao cliente e em fechar negócios.