Para alcançar o seu público-alvo, a divulgação de imóveis em portais imobiliários torna-se uma estratégia fundamental.
Por forma a ser bem-sucedido(a) na divulgação da sua carteira de imóveis, é importante adotar métodos eficazes e aproveitar as ferramentas disponíveis no mercado a seu favor, de modo a atrair potenciais clientes para a sua carteira e alcançar o fecho de mais negócios.
Neste artigo, apresentamos algumas dicas que pode adotar por forma a aumentar a sua eficiência na divulgação de imóveis em portais imobiliários, ao mesmo tempo que, utiliza métodos que permitem captar a atenção de clientes e potenciais clientes.
1. Escolha os portais imobiliários mais relevantes
Tendo em consideração que existem diversos portais imobiliários para divulgar os seus imóveis, faça alguma pesquisa para perceber quais os portais onde faz mais sentido anunciar os seus imóveis.
Identifique que portais poderão ser mais interessantes consoante a sua zona de atuação e o seu público-alvo, por forma a garantir que os seus anúncios são vistos por potenciais clientes, tornando assim a divulgação mais eficiente.
2. Otimize as descrições e a apresentação dos imóveis
Para cada imóvel que divulga em portais imobiliários, deve ter em atenção a descrição que coloca para dar a conhecer o mesmo. Descreva o imóvel de forma clara e breve, utilizando palavras-chave relevantes, de modo a dar destaque às caraterísticas que distinguem o imóvel.
Como tal, uma ótima ajuda neste sentido passa por utilizar ferramentas de inteligência artificial para escrita de conteúdos, tais como, o ChatGPT, Rytr.ai ou Bard. Utilizar este tipo de ferramentas de forma eficiente permite-lhe otimizar o seu trabalho, na medida em que pode simplesmente dar algumas informações em relação a um imóvel específico e a ferramenta escreve a descrição por si, com o tom e tipo de linguagem que solicitar, pode fornecer-lhe sugestões e ideias. Em termos de palavras-chave para ranqueamento nos motores de pesquisa, o ChatGPT auxilia a identificar e incluir as mesmas ao longo da descrição.
É importante lembrar que deve sempre ler os textos ou descrições que lhe são apresentados pela ferramenta e ajustá-los caso exista necessidade.
3. Exporte os imóveis através do CRM imobiliário
Utilizar um bom CRM imobiliário para fazer a exportação dos seus imóveis para portais imobiliários nacionais e internacionais é uma das melhores dicas para tornar o processo o mais eficiente possível.
Opte por um software que ofereça a integração com os principais portais imobiliários e facilite a exportação automatizada dos imóveis e respetivas informações, pois dessa forma tem a capacidade de alterar as informações que pretender diretamente no CRM sem necessitar de o fazer individualmente em cada um dos portais.
Desta forma, simplifica bastante o processo, mas deve ter em consideração que, as integrações dos imóveis em muitos dos portais estão dependentes da aceitação das condições comerciais dos mesmos, assim como, vários serviços de CRM imobiliário têm ainda as próprias condições comerciais para efetuarem a exportação.
O X-IMO CRM surge como uma ótima opção neste sentido pois, para além de ser um CRM imobiliário bastante completo com várias ferramentas desenvolvidas especificamente para facilitar o trabalho diário dos mediadores, permite-lhe também fazer a exportação da sua carteira de imóveis de forma simples e rápida.
A exportação de imóveis para portais nacionais e internacionais a partir do X-IMO CRM é gratuita, somente tem de aceitar as condições comerciais com os portais onde pretende divulgar os imóveis. Para fazer a exportar a partir do X-IMO, só precisa de escolher os imóveis que quer exportar e para que portais imobiliários, validar as informações para garantir que os requisitos são cumpridos antes do envio e está feito, podendo ainda aceder ao histórico de exportações diretamente no CRM imobiliário.
4. Monitorize o desempenho dos anúncios
O acompanhamento dos seus imóveis anunciados em portais imobiliários é bastante importante para medir o desempenho e impacto das estratégias adotadas para a divulgação.
Faça uso das ferramentas de análise disponibilizadas por portais imobiliários para verificar métricas e estatísticas relativamente ao desempenho de cada imóvel como, número de visualizações, número de cliques e interações gerados por cada imóvel anunciado.
Ao conseguir ter uma melhor perceção daqueles imóveis que estão a obter um melhor desempenho e dos que ficam aquém, pode ajustar valores gastos em destaques para imóveis que precisem de maior visibilidade, melhorar descrições que podem estar confusas, melhorar a qualidade das imagens ou adicionar visita virtual para que os potenciais clientes tenham uma melhorar perceção de como são as áreas do imóvel em questão, adaptar ou mudar a estratégia de marketing que está a utilizar, são alguns exemplos daquilo que poderá fazer consoante as necessidades que evidenciar.
Ao considerar os portais imobiliários mais relevantes para divulgar os seus imóveis em carteira, otimizar as descrições e a apresentação de cada imóvel, utilizar um CRM imobiliário eficiente que lhe permita exportar de forma simples os seus imóveis para os portais que pretende e monitorizar o desempenho de cada imóvel nos respetivos portais onde cada qual se encontra, estará num bom caminho para se tornar mais eficiente e alcançar resultados favoráveis quanto à divulgação dos seus imóveis.
Note-se que, deve adaptar as dicas apresentadas à estratégia e realidade da sua empresa de mediação imobiliária e seguir as tendências que vão ocorrendo no mercado para estar sempre um passo à frente da sua concorrência.