Quer conquistar novas possibilidades de negócio para a sua agência imobiliária?
Uma parte essencial no ramo imobiliário é a geração de leads que passa por encontrar e identificar oportunidades de venda e atrair potenciais clientes para a sua agência. Da mesma forma, é essencial fazer uso de estratégias e ferramentas adequadas para atingir o sucesso e aumentar a sua carteira de clientes.
1. Como funciona o processo de geração de leads?
A geração de leads pode ocorrer através da utilização de Inbound Marketing que visa capturar as informações de contacto de potenciais clientes. Assim sendo, é possível conquistar leads que visitam o seu website à procura de informações e em troca dessas informações específicas ou conteúdos úteis como por exemplo, e-books ou webinars, fornecem-lhe dados como, o nome, email ou número de telemóvel. Desta forma, estão a demonstrar interesse nos seus imóveis, o que pode significar a sua conversão em potencial cliente.
Por outro lado, tem a possibilidade de se concentrar na sensibilização e criação de procura pelos seus imóveis através de, por exemplo, publicações no blog e redes sociais com temas relevantes, de forma a transmitir o valor da sua agência e atrair os potenciais clientes de uma forma subtil, sem previamente exigir qualquer tipo de informação por parte dos leads.
Funil de Vendas
O principal objetivo da geração de leads passa por pré-qualificar os potenciais clientes para o seu funil de vendas uma vez que, nem todos se encontram no mesmo momento do trajeto comercial.
De forma a saber como deve atuar, pode utilizar um software de gestão imobiliária, como o X-IMO CRM, que lhe permite criar registos, segmentar, controlar em que fase se encontram e avançar os potenciais clientes pelo funil de vendas até à conversão – que é o grande objetivo.
Topo do funil: compreende o início da relação entre a sua agência e o potencial cliente. É o momento em que os visitantes fazem uma primeira aproximação ao visitarem o seu website e caso forneçam alguns dados pessoais em troca de ofertas ou informações úteis, podem tornar-se imediatamente leads.
Meio do funil: consolidação dos potenciais clientes que demonstraram um maior interesse pelos seus imóveis e demonstram uma maior probabilidade de se tornarem clientes por isso, é importante cativar estas oportunidades proativamente.
Fundo do funil: corresponde à etapa em que o cliente se encontra pronto para realizar a compra. Trata-se do ponto crucial da negociação em que se realiza a celebração-fecho do contrato de mediação imobiliária. É importante estar apto para corresponder às demandas do seu cliente e identificar os aspetos positivos e negativos do processo de venda.
Fazer uso do funil de vendas tem um valor estratégico para a sua imobiliária uma vez que, possibilita entender melhor os perfis dos potenciais clientes e otimizar a sua abordagem. Da mesma forma, confere uma maior eficiência no processo de venda, contribuindo para oferecer ao cliente aquilo que realmente é pretendido.
2. Como nutrir novos leads com o seu CRM imobiliário?
Assim que o lead é gerado e identificado como tendo potencial para chegar à conversão, é fundamental nutrir esse lead com informações de apoio e incentivo para a tomada de decisão. Através de uma abordagem consistente, o tempo diminui entre a geração e a conversão da oportunidade real de venda.
A utilização eficaz e eficiente de um bom software de gestão imobiliária, como o X-IMO CRM, com todas a suas funções e propriedades, permite-lhe aceder facilmente a todas as informações acerca dos seus clientes. No caso da utilização de estratégias de marketing para atrair novos clientes ou fidelizar os clientes existentes, tem a possibilidade de criar e enviar newsletters personalizadas de forma automática.
Quando usado de forma estratégica, um bom CRM imobiliário tem diversos benefícios no que diz respeito à geração de leads. De forma a conseguir criar oportunidades através do software de gestão imobiliária pode utilizar técnicas como:
Estruturar um plano de ação, de forma a definir as fases desde a criação da oportunidade até à conversão.
Realizar testes A/B, para identificar as estratégias adequadas para chegar à conversão.
Realizar a qualificação de leads, de forma a identificar os leads com maior potencial para se tornarem clientes.