A rede social Instagram é uma ótima ferramenta para o negócio imobiliário, no sentido em que permite uma maior promoção e posicionamento das empresas de mediação imobiliária perante os clientes e potenciais clientes, no meio digital.
São várias as possibilidades que a plataforma disponibiliza em termos de tipo de conteúdo – posts, stories, vídeos, carrosséis, anúncios, entre outros – que lhe permitem diversificar a apresentação dos seus conteúdos. Com vista a alcançar os seus clientes e potenciais clientes, é fundamental planear uma estratégia adequada onde define o objetivo da presença na plataforma, o tipo de conteúdo que pretende publicar e a frequência.
Relativamente ao conteúdo a apresentar, damos-lhe a conhecer algumas dicas de valor para diversificar a oferta ao seu público-alvo.
1. Promova os seus imóveis em carteira
Para além do seu website imobiliário, onde apresenta e dá a conhecer em detalhe os seus imóveis em carteira - como o site imobiliário profissional integrado com o X-IMO CRM, que conta com diversas ferramentas para se aproximar dos seus cliente e potenciais clientes como site do consultor, site de agência, estudos de mercado, área de proprietário e muito mais – também pode e deve dar a conhecer as suas angariações no seu perfil de Instagram, ao criar várias imagens com informações importantes em destaque e construir um ‘carrossel’, isto é, criar uma sequência de imagens num só post; outra opção passa por promover os seus imóveis através de anúncios pagos.
Uma ótima forma de evidenciar e aumentar a qualidade de exposição dos seus imóveis são as visitas virtuais. Com o X-IMO CRM, as visitas virtuais são ilimitadas e integradas com o CRM imobiliário - pode criar e personalizar com contactos, fotos, música, textos e informações, para posteriormente partilhar com o público nas suas redes sociais.
2. Ofereça dicas sobre imóveis
Para além de dar a conhecer os seus imóveis em carteira na sua rede social, uma boa forma de atrair visitantes e captar a atenção passa por partilhar publicações onde oferece algumas dicas de valor sobre as quais tenha conhecimento como por exemplo, dicas utilitárias ou sobre decoração; em relação ao processo de compra de um imóvel, dê a conhecer a documentação necessária para efetuar a compra efetiva, por exemplo.
Utilize a técnica de home staging e dê a conhecer, aos clientes e potenciais clientes, através de posts ou stories (ex.: em vídeo), o antes vs depois dos espaços de imóveis em carteira que tenha efetuado alguma alteração com vista a harmonizar e melhorar o espaço. Esta é uma técnica que lhe permite evidenciar as melhores caraterísticas e minimizar as fraquezas, com vista a valorizar um determinado imóvel e acelerar o processo de venda, ao mesmo tempo que, demonstra profissionalismo e brio na forma como realiza o seu trabalho.
3. Utilize o Designer para criar os seus conteúdos rapidamente
Os posts e stories partilhados através da conta de Instagram da sua empresa de mediação imobiliária são uma ajuda no que diz respeito a aproximar-se dos clientes, potenciais clientes e atrair leads para o seu negócio.
Uma das opções que pode considerar na sua estratégia passa pela criação e partilha de posts e stories, diversificados e apelativos, com questões como preferências em relação a alguma coisa específica num imóvel como por exemplo, conceito de cozinha aberta vs cozinha fechada.
Para criar os seus próprios conteúdos com as imagens e texto que pretende, uma ótima opção passa pela utilização de uma ferramenta de marketing como o Designer que, para além de estar totalmente integrado com o X-IMO CRM de forma a possibilitar-lhe criar e personalizar todas as peças de comunicação sem sair do seu CRM imobiliário, não precisa de utilizar outras ferramentas externas pois, no Designer encontra bancos de imagens, pode carregar as suas próprias imagens, adicionar ícones, variáveis como nome da agência ou consultor imobiliário, entre outras opções para começar a criar conteúdos à imagem da sua imobiliária.
São inúmeras as dicas pela internet semelhantes aos exemplos mencionados acima e sobre o mercado imobiliário, mas ao invés de partilhar ou replicar o que já existe, pode e deve fazer uso de ferramentas de marketing simples e intuitivas para, sem perder muito tempo, criar os seus próprios conteúdos com dicas/ informação que considere importantes ou de valor para os clientes e potenciais clientes, de forma a aumentar a consistência da sua marca e destacar-se da concorrência.