Para um bom desenvolvimento do processo de venda, é fundamental ter em consideração uma pré-venda imobiliária bem estruturada desde a prospeção à qualificação. Todo o trabalho inerente permite ajudar a filtrar os leads que se encontram no topo do funil de vendas e avançar com os mesmos até ao fundo do funil.
Sendo que os leads não se inserem todos no mesmo perfil de público, é importante ter em consideração o tratamento direcionado a cada qual consoante o objetivo apresentado. Isto é, um lead que pretende comprar um imóvel no espaço temporal de 2 meses não deve ser tratado da mesma forma que um lead que pretende realizar a compra de um imóvel dentro de 4 meses.
1. Nunca pare de fazer prospeção
De modo a aumentar a produtividade relativamente à forma como faz prospeção, pode e deve desenvolver um plano estratégico com vista a definir aspetos como, o tipo de imóvel/ imóveis que tem para venda, público-alvo, como comunicar com esse público e potenciais abordagens a adotar.
Estipule um horário para realizar chamadas, faça uso de ferramentas e estratégias de marketing para perceber quem são os potenciais clientes e a melhor forma de atraí-los.
Um software de gestão imobiliário eficaz que dê resposta às suas necessidades diárias, se for utilizado de forma eficiente pode ser uma enorme ajuda para fazer prospeção.
A título de exemplo, o X-IMO CRM é um CRM imobiliário bastante completo, com tudo o que precisa como o funil de negócios, onde pode acompanhar e ter uma visão clara acerca da evolução de cada lead - desde a prospeção até ao fecho do negócio - permite-lhe documentar e acompanhar os processos de venda de forma fácil e melhorar a performance das equipas comerciais.
2. Dê importância à qualificação de leads
Para que o processo de qualificação de leads seja positivo e eficiente, é importante ter uma pré-venda bem estruturada.
A qualificação no mercado imobiliário permite-lhe de forma eficiente, evitar gastar tempo com leads que tenham baixo potencial de compra.
Deve analisar o perfil de cada lead, isto é, a necessidade, autoridade, o momento, capacidade de compra, intenção e, a adequação em caso de ter um imóvel com potencial para o lead.
O momento da qualificação é fundamental para determinar a melhor forma de atender às necessidades do lead e é o primeiro passo para o estabelecimento de uma boa comunicação.
Fazer as perguntas certas e descobrir a motivação da pessoa na compra/venda de um imóvel permite que o agente imobiliário ofereça um serviço de qualidade que vá ao encontro daquilo que o lead procura, de forma a que este avance pelo funil até ao momento do fecho do negócio.
3. Não se esqueça dos leads frios
Através da pré-venda imobiliária, os leads que não possuem interesse na compra ou venda de um imóvel no momento em que são contactados serão descartados logo no início do processo.
Contudo, alguns desses mesmos leads não devem ser totalmente esquecidos pois, pode comunicar com eles de outra forma - através de ações de marketing – com o objetivo de qualificá-los.
Tendo em consideração o motivo que levou a que fossem descartados inicialmente, através das ações de marketing irá conseguir segmentar os leads para fluxos de nutrição adequados às respetivas necessidades. O que pressupõe que esses contactos não sejam perdidos, mas sim retrabalhados tendo em vista a possibilidade de realizar negócio noutro momento.
Através de um CRM imobiliário como o X-IMO CRM, pode facilmente aceder a todas as informações acerca dos seus leads e criar as suas ações de marketing através da criação e envio de newsletters personalizadas.
De forma a gerar leads que resultem concretamente em vendas, é importante a existência de um processo de qualificação desses mesmos leads e para que a qualificação seja eficiente, uma pré-venda bem estruturada é fundamental.
Pois, não basta gerar um grande número de leads se os mesmos não tiverem a qualidade necessária para avançar no funil até ao momento do fecho efetivo do contrato de mediação imobiliária.