O ramo imobiliário é uma área de negócio em que a reputação é algo bastante importante para as agências imobiliárias e para os consultores que têm o poder de fomentar ou não o fecho de contratos de mediação imobiliária.
As recomendações e críticas costumavam ser feitas presencialmente, o que era ótimo pois dava-lhe a possibilidade de lidar com as situações no momento. Atualmente, a maior parte do feedback - positivo ou negativo - que recebe sobre a sua imobiliária, está nas plataformas onde se encontra presente, como o caso das redes sociais e do seu site imobiliário.
E o que pode e deve fazer para estabelecer uma boa reputação online e potenciar o aumento da sua carteira de clientes?
1. Crie ferramentas que permitem a crítica
É essencial estar presente onde se encontram os seus clientes e potenciais clientes por isso, algo simples e fundamental nos dias de hoje passa por ter conta em redes sociais e um website imobiliário, onde deve ter uma secção que permita aos seus clientes deixar de forma simples, uma recomendação ou comentário acerca da sua empresa de mediação imobiliária.
Com o crm imobiliário X-IMO CRM, pode ter o site imobiliário profissional ideal para a sua agência, responsivo e otimizado, com possibilidade de criação de site agência para cada uma das suas agências imobiliárias onde pode destacar zonas de atuação, equipa, contactos, prémios e muito mais; site do consultor imobiliário para cada consultor imobiliário com informações de contacto, carteira individual de imóveis, negócios realizados, testemunhos, conquistas e novas angariações. Assim, está presente onde se encontram os seus clientes e potenciais clientes, permite a crítica e um contacto mais próximo.
2. Responda a todas as críticas
Receber bom feedback é sempre positivo e apreciado, mas é às críticas negativas que deve dedicar mais atenção. A forma como lida com comentários mais depreciativos e as suas respetivas respostas podem definir, para os potenciais clientes, se é um profissional ponderado ou não. Um exemplo a realçar passa pela importância de nunca se envolver em ‘lutas’ de pergunta e resposta nas redes sociais. Providencie outro canal de contacto para que possa conversar mais à vontade com esse cliente e se possível, tentar entender o descontentamento e resolver a situação.
3. Use o bom feedback e promova-se
Prepare um plano de comunicação que faça uso dos testemunhos positivos obtidos. Pode inclui-los nos flyers, na assinatura de email, numa brochura ou num banner do seu site imobiliário. Se o avaliam como um ótimo profissional na área do imobiliário, pode e deve fazer a devida divulgação para fomentar a atração de um maior número de potenciais clientes para a sua carteira.
Construir e manter uma boa reputação online não é uma tarefa fácil. É um processo que leva o seu tempo e existem diversas variantes que não permitem que se consiga verificar tudo o que é escrito ou dito acerca da sua empresa de mediação imobiliária. Por isso, a melhor estratégia passa por incentivar a crítica construtiva dos seus clientes satisfeitos e partilhá-la nas plataformas onde está presente!