A prospeção de clientes no ramo imobiliário diz respeito ao conjunto de estratégias e ações utilizadas com vista a identificar, atrair e converter potenciais clientes com interesse em adquirir, vender ou arrendar imóveis. É um processo fundamental para os profissionais da área imobiliária que têm por objetivo expandir a carteira de clientes e aumentar o fecho de negócios.
Neste artigo, vamos explorar como fazer prospeção de clientes, considerando quatro pontos-chave e a necessidade de utilizar o CRM imobiliário para o alcançar de forma eficiente.
1. Faça a gestão de leads no seu CRM imobiliário
A organização é fundamental e a gestão eficiente dos seus leads também no sentido de aumentar as oportunidades de conversão e melhorar o desempenho das vendas.
Utilize várias fontes para captar leads – portais imobiliários, site imobiliários ou redes sociais – registe todas as informações no sistema, incluindo dados de contacto, preferências, interações, entre outros dados e mantenha tudo sempre atualizado.
Classifique os seus leads com base em critérios como, interesse, origem e localização desejada para direcionar as suas estratégias e ações de forma eficaz.

Como fazer a gestão de leads no X-IMO CRM?
Desde a prospeção até ao fecho do negócio, a gestão dos seus leads é feita no funil de negócio, onde tem uma visão clara e abrangente sobre as suas oportunidades de negócio e respetiva evolução. De forma simples, documenta e acompanha os processos de venda, enquanto, tem uma maior capacidade para melhorar o acompanhamento e a comunicação com os seus potenciais clientes.
Através da integração do site imobiliário profissional, site agência e site do consultor com o X-IMO CRM, todos os pedidos de contacto e visita realizados a partir dos seus sites, são automaticamente entregues no CRM para dar o devido seguimento, sem precisar fazer a respetiva inserção de dados manualmente.
Receber os leads provenientes dos portais imobiliários nacionais e internacionais diretamente no X-IMO também é possível. A tecnologia Smart Inbox pré-qualifica automaticamente os leads que recebe dos portais e automatiza todo o registo no CRM para que acompanhe os seus leads enquanto estão quentes e aproveite todas as oportunidades de negócio.
2. Faça follow-up aos seus clientes e potenciais clientes
Mantenha o acompanhamento aos seus potenciais clientes por meio de chamadas telefónicas, SMS e email marketing. Esteja sempre disponível para responder a perguntas e fornecer outras informações adicionais.
É importante lembrar que muitos fechos de negócio só acontecem após vários contactos e, mesmo no pós-venda é fundamental continuar a estabelecer contacto, não só para fidelizar clientes como para demonstrar que fornece um serviço de excelência.
Manter a consistência é a chave e o CRM imobiliário poderá lembrá-lo(a) das próximas interações, de modo a garantir que não se esquece de nenhum cliente ou potencial cliente.

3. Tire proveito das automações do CRM imobiliário
As automações no CRM imobiliário agilizam a organização e comunicação enquanto ajudam a manter a sua consistência nas interações, o que é crucial para fomentar a construção de relacionamentos duradouros.
Desenvolva um fluxo de nutrição de leads, enviando conteúdo relevante e personalizado de forma a manter o interesse dos mesmos ao longo do tempo.
Com o CRM imobiliário consegue agendar e rastrear as suas ações de follow-up. O sistema envia-lhe lembretes para não se esquecer de ir mantendo o contacto em momentos estratégicos - aniversário, por exemplo - e pode automatizar o envio de emails com novas oportunidades de negócio que poderão ir ao encontro dos interesses dos seus clientes.
Como tirar partido das automações no X-IMO CRM?
Sempre que é o dia de aniversário de um dos seus contactos ou um dos seus clientes em carteira ou prospeção está a necessitar de atenção, o sistema envia-lhe alertas automáticos a informar.
Com o serviço de Metasearch integrado com o X-IMO CRM, recebe diariamente e de forma automática, anúncios de particulares (FSBO) e da banca no CRM e, notificações do sistema sempre que um imóvel dos portais imobiliários corresponde às preferências dos seus clientes compradores. Para além de receber alertas de oportunidades de negócio antes de angariar o imóvel ainda tem a possibilidade de encontrar o imóvel ideal para um dos seus clientes.
Para conseguir tirar melhor partido daquilo que o sistema pode fazer por si, é importante preencher ao máximo as informações relativas a cada um dos seus contactos.
No sentido de dar a conhecer imóveis que poderão ir ao encontro daquilo que os seus clientes procuram, consegue também automatizar o envio de oportunidades de negócio por email relativamente a pedidos de informação gerados por clientes ou visitantes no site da sua imobiliária.

4. Utilize as ferramentas de análise do CRM imobiliário
Analise diferentes métricas, tais como, conversão de leads nos diferentes meios de divulgação dos seus imóveis, dados relativos a ações de email marketing ou eficácia dos diferentes canais de comunicação.
Através da análise desse tipo de métricas consegue obter insights e avaliar o desempenho das suas estratégias e ações, de modo a entender o que está a funcionar e o que precisa de sofrer ajustes para alcançar melhores resultados.
Que métricas no X-IMO CRM permitem obter insights para avaliar o desempenho das estratégias e ações de prospeção de clientes?
No X-IMO CRM tem acesso a diversas estatísticas e relatórios como, variação de leads num determinado período de tempo e métricas de número de leads por tipologia, nível de interesse, idade dos interessados, meio de origem e número de leads por angariador, que lhe permitem perceber se as estratégias e ações adotadas com vista a alcançar mais clientes para a sua carteira estão a ser eficazes e a dar resultado.
Ao analisar este tipo de estatísticas consegue alocar recursos de maneira mais eficaz e personalizar as suas abordagens de acordo com as características e necessidades dos leads, o que resulta num processo de prospeção mais eficiente e orientado por dados.
A prospeção de clientes é essencial para construir uma base sólida de clientes e expandir os seus negócios. Através da gestão eficiente de leads, automações, follow-up contínuo e análises adequadas, terá maior capacidade para atrair e converter leads em clientes satisfeitos, considerando o poder da tecnologia para manter a competitividade e contribuir para o seu sucesso no mercado imobiliário.