Atualmente, o setor imobiliário encontra-se a passar por mudanças significativas e desafios constantes, o que torna crucial que profissionais e empresas de mediação imobiliária adotem estratégias eficazes e ferramentas que permitam dar resposta às respetivas necessidades, de modo a tornarem a gestão do negócio mais eficiente e conseguirem destacar-se da concorrência.
No sentido de tornar a gestão do seu negócio o mais eficiente possível, existem muitas dicas e estratégias que pode encontrar e adotar. Contudo, aquilo que funciona para alguns profissionais, não funciona necessariamente para todos pois, nem todos pensam de forma igual e nem trabalham da forma mais eficiente possível, adotando os mesmos métodos.
Assim, dentre os vários métodos que pode adotar para melhorar a gestão da sua imobiliária, no presente artigo, reunimos 3 dicas que consideramos indispensáveis para evoluir no atual mercado imobiliário e que podem efetivamente tornar a gestão do seu negócio mais eficiente.
1. Trabalhe com um CRM imobiliário completo
O software de gestão imobiliário, comummente conhecido como CRM imobiliário, é uma das ferramentas que tem vindo a tornar-se indispensável para melhorar a gestão das empresas de mediação imobiliária e a produtividade dos profissionais.
Através de recursos para lidar com as especificidades do setor que um CRM imobiliário completo oferece, consegue centralizar dados e informações, controlar de forma mais precisa as interações com clientes, otimizar email marketing, automatizar tarefas repetitivas e melhorar toda a eficiência do negócio de um modo geral.
Um ótimo exemplo neste sentido, desenvolvido especificamente para melhorar a gestão das empresas de mediação imobiliária e a performance dos profissionais do imobiliário, é o X-IMO CRM.
Mais que um software imobiliário, é um completo ecossistema de ferramentas, da gestão ao marketing, criadas para dar resposta a toda e qualquer necessidade inerente ao trabalho diário dos mediadores, pequenas agências e grandes redes.
Para além das ferramentas de gestão de imóveis, leads, contactos, força de vendas, funil de negócios, ainda contempla várias ferramentas, tais como, visitas virtuais ilimitadas, site para a sua agência imobiliária com inúmeras funcionalidades para se aproximar do seu público, montras digitais com gestão de conteúdos para a vitrine da sua imobiliária, exportação gratuita para portais imobiliários nacionais e internacionais, ferramenta de marketing para criar revistas, posts para redes socais ou conteúdos para o seu site; e APP móvel para aceder ao software sempre que precisa, através do telemóvel ou tablet.
2. Utilize ferramentas de inteligência artificial
Atualmente, muito se tem falado acerca da AI ou inteligência artificial e das variadas formas em que pode ser útil para facilitar algumas tarefas diárias em diferentes áreas de atividade. Sendo o imobiliário um dos setores que pode beneficiar com a aplicação de inteligência artificial, há que perceber aquilo que existe de melhor no mercado para apoiar o trabalho dos profissionais e adotar as ferramentas existentes consoante o que fizer mais sentido para cada qual.
Existem já inúmeras ferramentas de AI para escrita de conteúdo ou criação de imagens desenvolvidas e ao alcance de todos, como o Chatgpt ou o Bard. Contudo, este é um pequeno exemplo daquilo que a AI pode fazer pelo seu negócio.
Ao utilizar um CRM imobiliário completo que utiliza AI para lhe fornecer resultados, tem a possibilidade de usufruir de análise de dados ou otimização de processos, como o caso das análises comparativas de mercado ou de um serviço de Metasearch.
Com o X-IMO CRM, obter análises de mercado é muito simples. Só precisa de aceder ao imóvel pretendido, selecionar 3 imóveis à venda da sua carteira ou fontes externas e 3 imóveis já vendidos. O relatório é gerado automaticamente, com diversas informações.
Através do serviço de Metasearch do X-IMO, recebe de forma automática no CRM, anúncios de particulares (FSBO) dos portais imobiliários, assim como, imóveis da Banca e ainda recebe notificações sempre que um imóvel corresponder às preferências de algum dos seus clientes compradores.
3. Acompanhe as tendências do mercado
Para se manter competitivo(a) e na vanguarda do mercado, deve estar sempre com atenção às tendências e oscilações que vão acontecendo ao longo do tempo para fazer a melhor gestão possível do seu negócio imobiliário.
O imobiliário está sempre em evolução e é fundamental manter-se atualizado(a) com as últimas práticas, tecnologia de ponta e necessidades do público. Fazer um acompanhamento de perto das tendências, permite-lhe identificar oportunidades de negócio, antecipar potenciais mudanças e, assim, adaptar a sua estratégia de acordo com o que se vai sucedendo ou é presumível que suceda.
Mantenha-se atualizado(a) através da leitura de artigos sobre a área, participe em eventos e faça uso dos recursos oferecidos em diversas plataformas de notícias credíveis para se manter sempre atualizado(a) e informado(a).
A eficiência na gestão da sua empresa de mediação imobiliária é muito importante para alcançar sucesso no mercado imobiliário. Ao adotar as dicas apresentadas na sua estratégia, tem a capacidade de aumentar a eficiência dos processos diários de trabalho, disponibilizar um serviço de alta qualidade aos seus clientes e destacar-se dos seus concorrentes.
Aproveite aquilo que de melhor existe no mercado, desenvolvido especificamente para o ramo imobiliário, e mantenha-se sempre atualizado(a) acerca das últimas tendências que vão surgindo para estar sempre um passo à frente.