Ser recomendado pelos clientes é um fator muito importante para qualquer tipo de negócio criar uma boa reputação no mercado.
A referência efetuada pelos seus próprios clientes satisfeitos a potenciais clientes que procuram o serviço prestado pela sua empresa, é uma forma de criar uma boa reputação, publicitar o nome da sua marca sem esforço e ainda lhe permite perceber que as práticas adotadas para fazer o seu trabalho são eficientes.
A relação com o cliente que indica a sua imobiliária a um potencial cliente, torna-se mais forte pois, para além desse mesmo cliente estar a colocar a própria reputação e nome na recomendação que está a fazer, ainda está a reafirmar a confiança existente na sua imobiliária e no trabalho do(s) consultor(es) que prestou/ prestaram o serviço.
1. Construa uma relação sólida com os seus clientes
É importante que os clientes tenham confiança na sua imobiliária e respetivos consultores.
Os clientes são o principal meio para um crescimento sólido no mercado imobiliário e, assim sendo, deve tratar cada cliente de forma personalizada e fazer com que cada ação de marketing seja pensada ao mais pequeno pormenor para conseguir chegar a cada tipo de cliente.
Lembre-se sempre que cada cliente tem preferências e necessidades diferentes.
Com a ajuda de um software de gestão imobiliária, como o X-IMO CRM, pode fazer uma gestão eficiente de todo o seu negócio e dos seus clientes e potenciais clientes. Pode criar as suas próprias newsletters segmentadas por grupos ou listas – definidos por si, no CRM imobiliário - e enviar, por exemplo, os seus imóveis em carteira para quem considerar mais adequado.
Sem recorrer a plataformas externas, o CRM imobiliário X-IMO tem também integrado o Designer, uma ferramenta de marketing para criar as suas próprias peças de comunicação à imagem da sua imobiliária. Os conteúdos que desenvolver na ferramenta, pode posteriormente partilhar nos locais mais oportunos como, no seu site imobiliário, redes sociais ou nas montras digitais da sua agência imobiliária.
2. Trabalhe o relacionamento pós-venda
Geralmente, um cliente satisfeito refere a qualidade do serviço que lhe foi prestado a amigos e familiares.
Um dos seus focos deve ser sempre a satisfação do seu cliente com o serviço prestado pois, se pretende que a sua empresa de mediação imobiliária seja recomendada pelos seus clientes e seja uma referência no mercado, deve manter um relacionamento com os clientes que já finalizaram uma negociação. Desta forma, demonstra a dedicação que coloca nos seus clientes e a importância que têm para si enquanto profissional de excelência.
O relacionamento pós-venda pode ser mantido de diferentes formas, através de newsletters com dicas acerca do imóvel adquirido pelos seus clientes, eventos próximos da localização do imóvel ou até mesmo novos imóveis angariados por si que possam ser do interesse de algum desses clientes.
As práticas mencionadas, aliadas a ferramentas que lhe permitam fazer a gestão do seu trabalho e clientes de forma eficiente, podem ser uma forma de aumentar as possibilidades de ser referido a potenciais clientes, enquanto profissional de excelência no mercado imobiliário, preocupado com os clientes e não somente com as vendas.