O mercado imobiliário está ligeiramente estagnado nesta altura do ano e há a possibilidade de existir uma queda no número de potenciais clientes interessados na compra ou venda de imóveis.
Nesta altura do ano, habitualmente, a maioria dos consultores imobiliários dedicam o seu tempo a analisar tudo o que se sucedeu durante o presente ano e a planear o próximo.
À medida que fecha os últimos contratos de mediação imobiliária deste ano que está prestes a terminar, algo útil que pode e deve fazer passa exatamente por este tipo de análise e planeamento.
Mas e se quiser começar o mês de janeiro um passo à frente do habitual?
Existe um trabalho importante que pode ser feito e com bastante potencial para aumentar a sua performance comercial no mercado imobiliário, no início do novo ano: análise de tendências do mercado.
1. O que é a análise de tendências do mercado?
Passa pela realização de um pequeno estudo que pode criar no formato de relatório com uma visão geral relativamente ao comportamento do mercado durante este ano e as tendências para os próximos meses que poderá apresentar posteriormente, a potenciais clientes que fizeram um primeiro contacto com interesse em comprar ou vender um imóvel, mas por alguma razão não concluíram o processo.
O principal objetivo deste estudo passa por aumentar a sua capacidade de antecipação ao desenvolvimento do mercado imobiliário, é uma forma de ficar um passo à frente da concorrência e apresentar a melhor oferta para cada cliente ou potencial cliente.
2. Como realizar a análise de tendências do mercado?
No estudo deve incluir informações gerais sobre o principal tipo de propriedades que estiveram disponíveis no mercado, qual o valor e tempo médio de venda, as tendências e caraterísticas mais solicitadas por quem quer comprar ou vender um imóvel.
Pode utilizar um crm imobiliário, como o X-IMO CRM, que para além de otimizar todo o seu trabalho diário, permite fazer a gestão da sua imobiliária, equipa, leads, clientes, imóveis e processos; criar análises comparativas de mercado entre diferentes imóveis para apresentar aos seus clientes ou potenciais clientes; e, com o serviço de Metasearch, pode facilmente encontrar o imóvel ideal para cada cliente através do cruzamento automático entre anúncios de particulares e as preferências dos seus clientes.
De realçar que a apresentação acerca da visão geral do mercado não deve ter como principal objetivo a promoção das suas angariações, mas sim uma divulgação subtil do que transacionou como forma de evidenciar que é um profissional a par de todas as movimentações no mercado imobiliário.
Esta é uma técnica bastante interessante para se manter na memória de quem está a construir planos para o ano que se segue, pois, ao apresentar-se como agência especialista no mercado, com domínio e conhecimento acerca do território, está a colocar-se numa ótima posição para se tornar na primeira empresa de mediação imobiliária a ser contactada para ficar com a angariação!