O email marketing é um ótimo método de comunicação, ao permitir uma aproximação ao público – clientes e potenciais clientes – de forma simples e eficaz.
De modo a aumentar a taxa de abertura das campanhas de email marketing que as empresas de mediação imobiliária realizam, aumentar a possibilidade de converter potenciais clientes em clientes e fidelizar os clientes existentes, partilhamos a seguir algumas dicas que permitem ajudar neste sentido, em conjunto com uma boa estratégia e conteúdo bem definido que vá ao encontro dos interesses do público.
1. Construa campanhas curtas e objetivas
Primeiramente, no que diz respeito ao assunto do email é fundamental criar frases apelativas, mas curtas, objetivas e diretas ao assunto para a taxa de abertura ser maior. Assim como, a descrição do email também deve descrever de forma muito sucinta e curta o que contém o email. Seja criativo e capte a atenção do público mesmo antes de abrirem a campanha, com palavras fortes ou emojis, por exemplo.
Para tornar a leitura fácil e manter o interesse do público, é importar que as campanhas de email marketing que realizar – por exemplo, newsletters - sejam focadas num assunto específico, com textos curtos, e imagens ou iconografia apelativa de forma a que os clientes e potenciais clientes ao abrirem o email não o fechem de seguida.
2. Adicione elementos personalizados
É importante lembrar que, como conteúdo das campanhas realizadas pela sua imobiliária, não deve colocar apenas os seus imóveis em carteira, mas, deve intercalar com frases apelativas, CTA’S (call to action), descontos, imóveis em carteira com baixa de preço, entre outras opções que deve estipular enquanto define a estratégia para cada uma das suas campanhas de email marketing.
Com o X-IMO CRM pode criar e personalizar as suas próprias campanhas de email marketing, diretamente no software imobiliário, sem necessidade de utilizar plataformas externas – pode colocar imagens dos imóveis com hiperligação direta para a página onde esse mesmo imóvel se encontra dentro do seu site imobiliário, por exemplo. Desta forma, estará também a atrair clientes ou potenciais clientes a visitar o website da sua agência.
3. Acompanhe as métricas obtidas
Ao realizar as campanhas de email marketing, algo que deve ter em conta e é muito importante, são os resultados obtidos com as campanhas pois, é o que irá demonstrar se a estratégia utilizada faz sentido e se está a ir ao encontro dos resultados que esperava obter inicialmente.
As métricas mais importantes a acompanhar após o envio das campanhas são, a taxa de abertura que permite perceber se o título chamou a atenção como deveria e era suposto; a taxa de cliques nas hiperligações ou CTA’s, para entender se as imagens e as frases nos botões personalizados fizeram com que o cliente ou potencial cliente tivesse interesse em saber ou ver mais; e o número de clientes ou potenciais clientes que fez unsubscribed, isto é, não pretendem receber mais campanhas, o que também possibilita uma melhor perceção daquilo que não vai ao encontro dos interesses do público escolhido para o envio de uma campanha específica.
Através das dicas apresentadas em conjunto com outras dicas de valor e uma estratégia de email marketing bem delineada, o sucesso das campanhas da sua agência imobiliária pode melhorar substancialmente. Da mesma forma, esta técnica pode efetivamente permitir-lhe construir relações mais duradouras e de maior proximidade com os seus clientes e potenciais clientes, com vista a aumentar a angariação de leads e fechar mais negócios.