Conseguir uma venda ou arrendamento de forma rápida e eficaz é o objetivo de todos os profissionais do imobiliário e para isso é essencial adotar algumas técnicas para facilitar este processo.
É neste sentido que surge o conceito de Home Staging, que tem como objetivo tornar o imóvel mais atrativo, através da decoração e outras componentes, para que seja funcional e acessível.
O Home Staging valoriza o imóvel e acelera o processo de compra pois permite aos interessados estabelecer uma ligação emocional com o imóvel. A partir do momento em que entram na casa e se imaginam a viver lá, estão a criar uma âncora. Apesar de passar pela decoração, Home Staging não é decorar um imóvel.
A ideia de decorar está ligada à personalização, enquanto o home staging está associado à despersonalização - tornar a casa o mais apelativa possível para a maioria das pessoas.
1. Arrume, limpe e cuide do espaço
Ambientes desarrumados desmotivam a compra, por isso é importante que o espaço esteja limpo e organizado.
Como não pode deixar de ser, deve ter especial cuidado com os odores e a temperatura da casa na hora da visita. Os espaços exteriores da casa são a primeira impressão.
Nunca descure o estado do jardim e paredes exteriores.
2. Despersonalização e decoração
A ideia de despersonalização significa encenar o imóvel de uma maneira impessoal, tornando-o limpo e neutro, capaz de atrair e agradar qualquer tipo de cliente. Se no imóvel ainda residirem os proprietários, deve ter certos cuidados como por exemplo retirar as fotografias, ímanes do frigorífico e tudo o que possa fazer os interessados pensar "esta é a casa desta família".
Ao tornar o imóvel o mais neutro possível aumenta as hipóteses de venda.
3. Modernize algumas peças
Se tiver oportunidade, deve retocar ou modernizar algumas peças do imóvel para que possa fazê-lo parecer mais jovem.
A técnica do Home Staging é extremamente eficaz pois dá ênfase às melhores características de um imóvel e minimiza, ao mesmo tempo, as fraquezas.
Os consultores imobiliários que querem diferenciar-se no mercado começam a prestar este serviço que beneficia os proprietários, compradores e os próprios agentes e agências imobiliárias.