Tendo em consideração a atualidade, o valor dos imóveis vem a sofrer aumentos substanciais, o que por um lado é positivo para os profissionais do imobiliário, mas em contrapartida, a oferta de imóveis para venda tem diminuído, o que torna o trabalho inerente ao processo de angariação imobiliária mais exigente.
Sabendo que a angariação imobiliária é uma parte imprescindível para o sucesso dos profissionais do imobiliário, é fundamental fazer prospeção continuamente, utilizar os melhores métodos e ferramentas, assim como, seguir dicas eficazes de forma a obter os melhores resultados.
1. Conheça bem a sua zona de atuação
Sendo que cada imóvel se insere numa zona e comunidade com caraterísticas específicas, é importante conhecer muito bem toda a zona e espaços envolventes que possam ter interesse para evidenciar a potenciais clientes compradores como, proximidade ao centro, transportes públicos, zonas de restauração e lazer, escolas e/ou outro tipo de espaços e serviços.
Visitar locais nas proximidades e dar-se a conhecer de modo subtil à comunidade, é uma forma de se envolver com as pessoas e fazer com que o seu nome não seja totalmente desconhecido para, na eventualidade de um potencial cliente necessitar de recorrer a um profissional do imobiliário, o seu nome e respetivos serviços serem recomendados.
2. Perceba quais são as motivações e expetativas dos proprietários
Da mesma forma que é importante conhecer e perceber as motivações que levam um cliente ou potencial cliente a comprar um imóvel assim como as respetivas preferências ou expetativas, é também fundamental ter em atenção os detalhes evidenciados pelos seus clientes ou potenciais clientes proprietários, os motivos e razões da venda assim como, qual a expetativa adjacente relativamente à venda do imóvel.
Pois, a existência de uma clara motivação do cliente ou potencial cliente proprietário para a concretização da venda poderá ser o ponto primordial para obter sucesso na angariação.
Relativamente à forma como transmite informações aos seus clientes proprietários, com o site imobiliário profissional do X-IMO CRM tem acesso a diversas ferramentas que pemitem aproximá-lo dos clientes e potenciais clientes como, o site de agência, site do consultor imobiliário, zonas de atuação, módulo de empreendimentos com frações, estudos de mercado, motor de pesquisa premium, páginas adicionais para divulgar outros serviços e ainda conta com a área de proprietário no site da sua empresa de mediação - uma área pessoal onde os seus clientes proprietários têm acesso a informações e atualizações relativamente ao desempenho dos próprios imóveis e conta ainda com um chat onde podem trocar mensagens.
3. Mantenha-se atualizado acerca dos valores praticados no mercado
O valor da venda de cada imóvel é um dos aspetos considerados mais importantes para transações efetivas.
O aconselhamento ao seu cliente proprietário de acordo com as respetivas necessidades evidenciadas é importante no sentido em que deve encontrar o valor mais justo de acordo com o mercado, de modo a evitar que o imóvel seja colocado à venda por um valor demasiado alto e posteriormente, esse valor tenha de ser ajustado e acabe por ser vendido por um valor abaixo daquele que indicou ao proprietário inicialmente.
Um bom método para apresentar um valor justo consoante as ofertas que existem no mercado passa pela utilização da análise comparativa de mercado do X-IMO CRM, que lhe permite obter de forma simples e rápida, relatórios gerados automaticamente pelo sistema, para apresentar aos seus clientes.
O relatório apresenta comparações entre imóveis, gráficos, tendências, variações de preço, entre outras informações, de forma a demonstrar o posicionamento do imóvel no mercado e oferecer uma proposta credível, para não deixar dúvidas aos seus clientes.
De forma a angariar mais imóveis para a sua carteira, deve adotar as melhores práticas e ferramentas que permitam ajudá-lo diariamente no processo da angariação de imóveis, prestar atenção às exigências apresentadas pelos seus clientes e potenciais clientes proprietários que desejam vender um imóvel e atualizar-se constantemente relativamente às alterações do mercado imobiliário.