O sucesso de qualquer negócio tem como base as relações estabelecidas com os clientes e o sucesso dos profissionais do imobiliário também depende da relação que o consultor é capaz de construir com os respetivos clientes. Essa relação é extremamente importante para fomentar a reputação no mercado.
No ramo imobiliário, o trabalho não termina quando a venda é concretizada pois, o pós-venda e a relação com o cliente são fundamentais para o sucesso dos consultores imobiliários. Assim sendo, manter o contacto com os seus clientes após a concretização da venda, poderá permitir-lhe obter mais oportunidades de negócio.
1. Um cliente satisfeito partilha a experiência
Como profissional do imobiliário, ao prestar um serviço de excelência e, por sua vez, desenvolver uma boa relação com os seus clientes, tem uma maior possibilidade de que, numa eventual próxima vez que o cliente precise dos seus serviços, recorra imediatamente a si e, da mesma forma, se a experiência tiver sido positiva, o cliente irá partilhar com amigos e familiares que podem, posteriormente, converter-se em clientes para o seu negócio.
Desta forma, sem necessitar de investimento da sua parte, pode conseguir criar uma rede orgânica de contactos e por acréscimo, tornar-se num especialista reconhecido.
2. O seu antigo cliente pode ser o ideal para fechar negócio
Para alguns imóveis, é possível que não exista a necessidade de angariar novos clientes pois, os seus clientes em carteira anteriormente angariados, podem ser o cliente certo para fechar a venda.
Manter o contacto com os seus clientes após o fecho do negócio permite fidelizar e manter os clientes que lhe interessam por perto. É uma forma de reduzir custos de captação de novos leads ao mesmo tempo que demonstra que, para além das vendas, é um profissional que se preocupa, tem o cuidado de partilhar informação útil e não se esquece dos seus clientes em ocasiões especiais.
Através da utilização de um CRM imobiliário como o X-IMO CRM, pode facilmente guardar todas as informações relativamente a cada um dos seus clientes de forma a manter o contacto. Pode criar e personalizar newsletters, ligar ou enviar um SMS aos seus clientes no dia de aniversário pois, recebe lembretes no CRM imobiliário para não se esquecer de nada.
Manter contacto com antigos clientes aumenta, consideravelmente, a probabilidade de ser recomendado a terceiros. Além disso, é muito provável que ao manter este contacto, os seus antigos clientes voltem a procurá-lo no momento em que precisem novamente dos serviços de um profissional do imobiliário.