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Imobiliário: Como comunicar com os seus clientes? 0

Imobiliário: Como comunicar com os seus clientes?

13-10-2022 min de leitura

Naturalmente, cada cliente será diferente o que irá exigir uma abordagem distinta desde o primeiro contacto até ao fecho efetivo do contrato de mediação imobiliário, mas, para cada qual é essencial demonstrar que ao recorrerem aos seus serviços não irão perder tempo, mas sim criar uma relação de parceria com benefícios mútuos.

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A comunicação é algo importante e fundamental no ramo imobiliário pois, saber como interpretar o comportamento de cada um dos seus clientes e potenciais clientes, e como comunicar de forma eficaz e assertiva, pode fazer a diferença entre fechar o mês com bons resultados ou ter que redefinir toda a sua estratégia.

 

Naturalmente, cada cliente será diferente o que irá exigir uma abordagem distinta desde o primeiro contacto até ao fecho efetivo do contrato de mediação imobiliário, mas, para cada qual é essencial demonstrar que ao recorrerem aos seus serviços não irão perder tempo, mas sim criar uma relação de parceria com benefícios mútuos.

1. Explique todos os passos do processo aos seus clientes

 

A maior parte das pessoas não tem uma noção clara de todo o trabalho que existe até lhes ser apresentada uma lista com sugestões de propriedades. É importante explicar aos seus clientes qual o processo de seleção e os motivos que o levaram a entender que uma propriedade poderá ser ideal ou a mais adequada.

 

No sentido de apresentar propostas de confiança aos seus clientes, com o X-IMO CRM pode gerar análises comparativas de mercado para apresentar aos seus clientes e potenciais clientes. O relatório é configurado de forma automática pelo sistema com informações sobre o imóvel, tendências do mercado, posicionamento do imóvel, apresentação do consultor imobiliário e agência e, ainda pode adicionar uma conclusão. Desta forma, apresenta um valor justo para o imóvel do seu cliente comprador ou vendedor, com valores e dados credíveis do mercado.

 

Durante as negociações é importante manter uma via de comunicação regular pois, o estado em que se encontra uma proposta é importante para os seus clientes. Da mesma forma, se está a vender a propriedade de um cliente, a comunicação é essencial. Mantenha-o atualizado com propostas que recebe para o imóvel, com os métodos ou a estratégia utilizada de modo a fazer com que o seu trabalho seja notado.

2. Identifique a melhor forma para contactar cada cliente

 

Uma das questões que deve esclarecer logo num primeiro contacto com o potencial cliente passa por saber qual a melhor forma para entrar em contacto e até mesmo o horário, pois existem pessoas que preferem falar por chamada, outras por email ou mensagem. É uma questão simples que mostrará o seu interesse em relacionar-se da maneira mais conveniente possível.

 

De forma a organizar todo o trabalho e neste caso, todos os seus contactos, um CRM imobiliário pode ser o seu melhor aliado pois, no caso do X-IMO CRM - para além de todas as ferramentas integradas de gestão e marketing – pode, de forma rápida e simples, criar registos, segmentar, controlar em que fase se encontram os seus leads e avançar cada potencial cliente pelo funil de negócios até à conversão. Desta forma, consegue entender melhor o perfil correspondente, adicionar notas como por exemplo, a melhor forma e hora para contactar e assim, adequar a sua abordagem.

 

 

3. Partilhe experiências com que o seu cliente se identifique

 

Há uma simples forma de demonstrar que é um consultor imobiliário experiente que já fez de tudo e que já lidou com diferentes casos e um vasto número de pessoas: conte as suas experiências.

 

Mas é importante escolher quais deve partilhar com cada cliente ou potencial cliente, devendo dar prioridade a casos semelhantes. Desta forma, está simplesmente a colocar-se no lugar do recetor que será mais facilmente cativado ou torna-se mais interessado quando ouve ‘histórias’ com as quais se identifica.

 

Sem perder o foco no objetivo principal, ao partir para uma conversa mais agradável e ligeiramente mais informal, é uma forma de criar um cenário no qual o seu cliente se sentirá mais à vontade para revelar as reais motivações para vender, comprar ou alugar um imóvel e desta forma estará também a criar uma relação de maior proximidade.

Uma comunicação eficaz e assertiva pode ser algo difícil de dominar, contudo é também um fator importante para qualquer profissional do imobiliário que pretenda angariar mais clientes para a respetiva carteira e ser bem-sucedido neste ramo tão competitivo.