Com o surgimento de cada vez mais empresas de mediação imobiliária, o setor torna-se mais exigente e competitivo, quer no meio físico como no digital.
Uma das situações que empresas de mediação imobiliária e respetivos consultores imobiliários enfrentam diariamente passa por descobrir de que forma e através de que métodos podem destacar-se da concorrência e no mundo das vendas do ramo imobiliário.
1. Trabalhe com um CRM imobiliário com ferramentas de marketing integradas
O CRM imobiliário ou software de gestão imobiliária é o seu parceiro diário de trabalho que lhe permite fazer uma gestão mais eficiente do seu negócio imobiliário e, pode ser uma forte ajuda no que diz respeito à criação de conteúdos para partilhar com o seu público, consoante o tipo de ferramentas que integra.
Deve escolher o CRM imobiliário que mais faz sentido consoante as suas necessidades, mas, e se para além da gestão, puder tirar maior partido da sua ferramenta de trabalho?
Como tal, a título de exemplo, surge o X-IMO CRM como sendo um ecossistema completo, com ferramentas e funcionalidades integradas, da gestão ao marketing, para facilitar diariamente todo o trabalho dos profissionais do imobiliário.
Dá-lhe a possibilidade de criar e segmentar newsletters e campanhas de email marketing segmentadas assim como, conta com ferramentas como o Designer, para criar os seus próprios conteúdos para comunicação offline e online, como brochuras e flyers, revistas, cartões de visita, posts para as suas redes sociais, como o Facebook ou Instagram, com os respetivos formatos adequados a cada rede social.
Não tem necessidade de utilizar ferramentas externas pois basta escolher o que quer fazer para poder começar a criar e personalizar como pretender, diretamente no CRM imobiliário, para posteriormente partilhar com o seu público nos locais onde está presente.
2. Tenha em atenção o seu público-alvo e os locais onde pretende comunicar
Nem todos os conteúdos fazem sentido ou são apropriados para serem partilhados em todos os locais onde a sua imobiliária marca presença. É fundamental criar a sua própria estratégia, perceber de que forma quer comunicar com o público e onde.
A forma como escreve, o tipo de conteúdos que partilha, o local ou a maneira como apresenta os seus serviços, irá ditar para muitos potenciais clientes se lhes faz sentido recorrer aos serviços da sua imobiliária ou se o melhor passa por procurar outra opção no mercado.
É imprescindível que não se limite a fazer o mesmo que os outros ou criar conteúdo ao acaso para posteriormente partilhar em todo o lado somente porque os seus concorrentes o fazem. No sentido de ir efetivamente ao encontro do seu público, deve analisar e pesquisar para perceber o que poderá fazer mais sentido partilhar consoante os interesses dos seus clientes e potenciais clientes juntamente com a estratégia da sua marca.
Sendo que, existe uma panóplia gigante de conteúdo a ser partilhado diariamente, uma dica passa por perceber de que forma pode ser útil ao seu público, isto é, tendo em consideração o seu conhecimento em relação ao mercado em que atua, pode partilhar posts – adaptados a cada rede social - com infográficos, imagens, vídeos sobre situações reais que possam ser interessantes, visitas virtuais aos seus imóveis, dicas sobre habitação com dados reais do mercado ou por exemplo, factos reais do seu dia a dia enquanto profissional do ramo imobiliário.
Os locais onde se apresenta e marca presença, como o seu site imobiliário, redes sociais, blog, entre outros, devem conter conteúdo que espelhe a imagem da sua agência assim como, é fundamental manter a coerência relativamente à escrita e ao estilo dos conteúdos apresentados.
Ao partilhar diferentes conteúdos em plataformas distintas, é imprescindível que consiga captar a atenção ao mesmo tempo que, mantém a harmonia entre os mesmos de forma a evidenciar que é uma marca sólida e coerente na qual o seu público pode confiar.