Para ser bem-sucedido em marketing imobiliário, é fundamental saber com quem quer comunicar para definir um conjunto de ações estratégicas que permitam uma comunicação eficaz, por forma a alcançar as pessoas certas e aumentar as vendas da sua empresa de mediação imobiliária.
Através de ações delineadas de forma eficiente, é possível obter benefícios para o negócio relativamente a lucratividade como também no que diz respeito à formação de uma boa imagem e aumento da credibilidade da marca perante o público e o mercado imobiliário.
1. Conhecer bem o seu público-alvo e personas
Antes de qualquer ação, é essencial conhecer bem e reunir o máximo de informações relativamente ao seu público-alvo e personas, que serão as pessoas com quem irá comunicar.
Como tal, não basta reunir as informações mais generalizadas, é fundamental conhecer detalhadamente e entender as pessoas que integram o seu público-alvo, as suas personas, no sentido em que irá delinear estratégias direcionadas a estes.
Quanto melhor conhecer as necessidades, gostos, preferências, desejos das personas com quem pretende comunicar e interagir, mais facilmente consegue escolher as melhores estratégias e criar conteúdos com os quais eles se identifiquem.
2. Desenvolver um plano de ação com as melhores estratégias
No que diz respeito ao desenvolvimento de um plano de ação para realizar ações de marketing que permitam ir ao encontro dos interesses do seu público e personas, existem diversas ações mais comuns, tais como, divulgar a sua imobiliária nas redes sociais; ter um site imobiliário funcional e à imagem da sua agência imobiliária; criar landing pages com foco na conversão através de formulários e sem fugas para outros sites ou páginas; criação e divulgação de vídeos, imagens, visitas virtuais aos seus imóveis; envio de newsletters e campanhas de email marketing; artigos direcionados ao seu público através de um blog imobiliário; anúncios nos motores de pesquisa, revistas, jornais, tv ou rádio; publicidade através de outdoors, flyers e panfletos.
Estes são somente alguns exemplos que pode integrar na sua estratégia de marketing imobiliário caso faça sentido para a sua marca. Não precisa necessariamente de adotar todas estas práticas pois, não é garantido que ao fazê-lo irá conseguir obter melhores resultados e fechar mais negócios.
De modo a conseguir definir bem aquilo que deve adotar ou não, tudo irá depender do tipo de personas que quer alcançar e dos seus objetivos.
Após conhecer bem o seu público-alvo e personas, deve adotar as estratégias que lhe permitam efetivamente ir ao encontro dos interesses dos mesmos com vista a gerar interesse e aumentar a probabilidade de o encontrarem e quererem concretizar um negócio com a sua empresa de mediação imobiliária.
3. Utilizar ferramentas para gerir e organizar o seu trabalho
Para ser eficiente nas suas estratégias, deve trabalhar com ferramentas que facilitem o seu trabalho diariamente. Assim sendo, como existe investimento da sua parte para adquirir ferramentas que o ajudem e facilitem eficientemente a gestão do seu trabalho, deve retirar o máximo partido delas.
O melhor exemplo de ferramenta que responde às necessidades existentes no trabalho de um profissional do imobiliário, é um software de gestão imobiliária ou CRM imobiliário - uma plataforma que permite fazer a gestão de todo o negócio imobiliário, desde imóveis a clientes, assim como, guardar os respetivos dados e informações.
A título de exemplo, surge o X-IMO CRM que permite fazer muito mais que a gestão do seus imóveis e clientes, pois integra outras ferramentas, desde site imobiliário, a visitas virtuais, exportação de imóveis para portais imobiliários nacionais e internacionais, aplicação móvel para utilizar no terreno, montras digitais para enviar os seus imóveis diretamente para a montra da sua agência, serviço de Metasearch, ferramenta de marketing para criar os seus próprios conteúdos e muito mais, para que tenha tudo numa única plataforma e não precise de utilizar mais nenhuma ferramenta.
Para obter os melhores resultados, é fundamental conseguir trabalhar com o máximo de eficiência para não perder tempo com algumas tarefas e poder focar a sua atenção naquilo que mais importa.
As dicas apresentadas em conjunto com um bom trabalho contínuo, a nível de conhecimento do seu público e do mercado imobiliário, é o que torna possível que a sua empresa de mediação imobiliária e respetivos profissionais consigam construir uma boa imagem e uma presença sólida no mercado. Mais do que trabalhar muito, é fundamental ser eficiente no modo como trabalha para alcançar as pessoas certas e assim obter os melhores resultados.