Competir num mercado onde a informação circula em múltiplas camadas e meios a ritmos alucinantes causa dificuldades e desafios às empresas e aos profissionais de todos os setores de atividade, e o imobiliário não é exceção.
A divulgação de imóveis é fundamental para o sucesso das imobiliárias e, no que diz respeito à escolha dos melhores locais para apresentar a sua carteira de imóveis, existe um vasto conjunto de opções ao seu dispor no universo digital. Contudo, é fundamental perceber onde deve investir e dedicar mais o seu esforço com vista a obter bons resultados para o seu negócio e atingir o sucesso.
1. Portais imobiliários nacionais e internacionais
Os portais imobiliários, geralmente, possuem um melhor posicionamento nos motores de pesquisa, o que lhes garante uma maior visibilidade e alcance do público, assim sendo, pode ser uma valiosa ferramenta para as imobiliárias em relação à exposição dos imóveis.
Da mesma forma, sendo que o propósito da existência dos portais imobiliários é bastante específico, os leads recebidos dos portais para os seus imóveis em carteira tendem a ser qualificados e tem ainda a possibilidade de os seus anúncios aparecerem nos resultados de pesquisa, através de descrições nos seus imóveis que vão ao encontro das pesquisas do seu público-alvo, apesar dos imóveis estarem dentro dos portais.
Normalmente, para que seja possível a divulgação dos imóveis, existe a necessidade de aceitação das condições comerciais apresentadas por cada um dos portais imobiliários, mas após essa etapa concluída, basta conseguir exportar os seus imóveis de forma eficaz.
Para tal, um software imobiliário como o X-IMO CRM surge como o aliado perfeito, permitindo-lhe exportar diretamente do CRM os imóveis que pretender e validar se os requisitos dos portais são cumpridos, de forma a garantir a presença da sua carteira de imóveis nos portais imobiliários nacionais e internacionais mais relevantes para aumentar significativamente a notoriedade e reputação do seu negócio.
Em contrapartida e tendo em consideração o facto de os portais alcançarem tantas pessoas, a concorrência é enorme e existe a necessidade de investimento para os seus imóveis aparecerem em destaque, por exemplo. Isto devido ao facto de existirem muitas imobiliárias e consultores com interesse em aumentar a visibilidade dos respetivos imóveis com vista a gerarem mais leads, o que pressupõe que quem não investe, tem muito menos probabilidade que os respetivos imóveis apareçam no início.
2. Site imobiliário profissional
Uma das maiores vantagens relativamente ao seu site imobiliário é o facto de que o mesmo permite um maior controlo sobre a divulgação dos seus imóveis para além de poder ser personalizado e adequado a necessidades específicas assim como, permitir integrar diversas ferramentas iguais ou acima daquelas que existem nos portais imobiliários. Claro está, que se pretende ter o seu website a competir com os portais, existe alguma dedicação e trabalho inerente, mas através de uma boa estratégia e ao colocar em prática técnicas eficazes de ranqueamento, também poderá apresentar o seu site nos primeiros lugares dos motores de pesquisa, junto dos portais.
A possibilidade de integrar o site da sua agência com o seu CRM imobiliário é outra das vantagens para aumentar as vendas, melhorar o acompanhamento ao cliente e a gestão do seu negócio diariamente.
Através da integração com um CRM como o X-IMO, recebe os leads dos imóveis presentes no seu website diretamente no CRM imobiliário, permitindo-lhe dar o devido seguimento imediatamente e tem a possibilidade de criar e personalizar o seu website imobiliário profissional, com estudos de mercado gerados automaticamente pelo sistema para os visitantes do seu site imobiliário, para gerar mais leads para o seu negócio, sem esforço; site do consultor exclusivo para cada um dos seus consultores imobiliários; site de agência com as mesmas ferramentas do site principal; um motor de pesquisa premium com pesquisa multilocalização, com resultado em mapa e possibilidade dos potenciais clientes desenharem no mapa para encontrarem mais facilmente imóveis numa localização específica; área de proprietário, exclusiva para os seus clientes proprietários acederem a informações acerca dos respetivos imóveis com chat integrado; módulo de empreendimentos com as frações disponíveis; área exclusiva para as zonas de atuação onde pode escrever textos com palavras-chave que vão ao encontro das pesquisas dos seus clientes e potenciais clientes; e possibilidade de adicionar páginas extra associadas à sua imobiliária.
O melhor local para divulgar os seus imóveis dependerá sempre do seu orçamento, das técnicas e estratégia de marketing que pretende utilizar, assim como, dos objetivos do seu negócio.
Tanto os portais imobiliários como o site da sua empresa de mediação imobiliária podem ser eficazes para a divulgação dos seus imóveis em carteira no sentido em que, os portais têm uma grande audiência o que permite uma maior exposição para os seus imóveis mas têm alguns fatores, como o facto da enorme concorrência e cobrarem taxas aos anunciantes para que consigam obter visibilidade para os respetivos imóveis; por outro lado, o site profissional da sua imobiliária aparentemente pode não ter o mesmo alcance que os portais mas se for bem trabalhado poderá vir a estar ao mesmo nível ou superior, ao mesmo tempo que lhe permite um maior controlo sobre o negócio e a imagem da sua marca.