Nos termos e em cumprimento do disposto na Lei n.º 144/2015, de 08.09, a M&A Digital Lda disponibiliza a informação necessária para que o cliente consumidor possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial que o ajudará a resolver o litígio em questão.A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.Em regra, o procedimento pode descrever-se conforme segue:1) O cliente consumidor pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o fornecedor ou prestador de serviços que é o alvo da sua reclamação.2) O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.A resolução alternativa de litígios pode traduzir-se em "mediação", "conciliação" ou "arbitragem".A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.Assim, em caso de litígio, o cliente consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo. A M&A Digital Lda disponibiliza os sites de algumas destas entidades:
CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de ConsumoCNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Faculdade de Direito da Universidade Nova de LisboaCampus de Campolide1099-032 Lisboa
Tel.: 213 847 484E-mail: cniacc@unl.ptWeb: https://www.cniacc.pt/pt/
Para mais informações:CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)http://www.ciab.pt/pt/ou por favor aceda ao Portal do Consumidor, em www.consumidor.pt