Para aumentar a presença online, atrair mais leads qualificadas e reduzir a necessidade de investimento em anúncios pagos, a solução passa por otimizar o SEO local do website da sua empresa de mediação imobiliária.
Ao trabalhar o SEO local do seu site imobiliário tem maior possibilidade de aparecer nos primeiros resultados dos motores de pesquisa quando alguém pesquisa por imóveis ou serviços imobiliários na sua área.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer algumas estratégias que pode adotar para melhorar o SEO local do seu site imobiliário, de modo a aumentar a visibilidade do seu negócio para potenciais clientes que procuram por imóveis ou serviços imobiliários na sua zona de atuação.
1. Otimize o seu site para termos de pesquisa locais
Sendo o seu website um dos locais onde dá a conhecer os serviços que disponibiliza assim como os seus imóveis em carteira, é fundamental garantir que o mesmo se encontra otimizado para os motores de pesquisa, o que inclui uma boa compatibilidade com dispositivos móveis, estrutura de navegação intuitiva e simples para os seus visitantes, páginas com o mínimo tempo de carregamento possível e um certificado SSL para comprovar a segurança do website.
De modo a aumentar o ranqueamento do seu site para termos de pesquisa local, deve certificar-se de incluir estrategicamente palavras-chave possíveis de serem pesquisadas pelos seus clientes e potencias clientes - nos títulos principais, meta descrições e conteúdos do site - relevantes e que remetam para a sua área de atuação e zonas envolventes.
A título de exemplo, surge o site imobiliário profissional integrado com o X-IMO CRM, que para além de garantir a existência dos pontos referidos anteriormente como fundamentais, oferece-lhe outras ferramentas para se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes, como estudos de mercado, motor de pesquisa premium, área de proprietário, módulo de empreendimentos, módulo de zonas, páginas adicionais para divulgar outros serviços associados ao seu negócio, site do consultor imobiliário e site para cada uma das suas agências imobiliárias.
2. Solicite backlinks de empresas locais
Os backlinks são também algo importante para melhorar o ranqueamento do seu site imobiliário no sentido em que é uma forma de os motores de pesquisa ‘perceberem’ que outros sites consideram o conteúdo vinculado relevante. Ter backlinks de qualidade, sobretudo de sites de empresas locais, poderá ser uma ajuda para aumentar a relevância do seu site nos resultados de pesquisa, assim como, da sua marca perante o seu público.
Como tal, deve aproximar-se de empresas locais e perceber se existe interesse em integrar um link - por exemplo, num artigo de blog – que permita ir dar ao site da sua agência imobiliária, por forma a receber o designado backlink. Uma boa forma para fazer com que tal aconteça passa por fazer referência a uma ou mais empresas locais num artigo do seu blog, conforme o contexto, e pedir a essas mesmas empresas para fazerem referência da sua empresa de mediação imobiliária ou dos seus serviços de igual forma ou semelhante.
3. Esteja presente em diretórios locais e obtenha avaliações positivas
Um dos fatores de classificação mais importantes para o SEO local passa por ter o seu negócio presente em diretórios locais. Deve configurar o seu Perfil de Empresa no Google para aparecer nos resultados de pesquisa locais e para a sua imobiliária ser encontrada no Google Maps, assim como, no Bing Place for Business ou no Yelp para aumentar a visibilidade do seu negócio e obter mais tráfego para o seu site. Coloque todas as informações essenciais relativas à sua imobiliária de forma correta e inclua por exemplo, perguntas mais frequentes, horário e fotos.
As avaliações dos seus clientes satisfeitos podem também gerar um impacto positivo na sua estratégia de SEO local pois ao obter avaliações, por exemeplo, no Perfil de Empresa do Google, é uma forma de aumentar a visibilidade do seu site imobiliário nos resultados de pesquisa locais.
Uma opção para conseguir que os seus clientes satisfeitos procedam a esta avaliação passa por definir um lembrete no seu CRM imobiliário para que, após concluída a venda de um imóvel, por exemplo, não se esqueça de enviar ao seu cliente um email com o devido link onde este poderá deixar um comentário e pontuação acerca do serviço por si prestado.
4. Crie conteúdo sobre a sua área de atuação
Outra dos métodos que pode adotar por forma a melhorar o SEO local do seu site imobiliário passa por criar conteúdo de qualidade relevante para os seus clientes e potenciais clientes tais como, guias de bairros, informações sobre o mercado local ou dicas sobre compra e venda de imóveis na região.
Deve certificar-se de que os seus conteúdos estão otimizados para SEO, com palavras-chave nos títulos, meta descrições e no corpo dos artigos. Inclua imagens e vídeos para atrair mais a atenção do público e promova os seus conteúdos nas redes sociais e noutros espaços ou plataformas que considere relevantes por forma a atrair o máximo de público para as páginas do website da sua imobiliária.
Através das dicas apresentadas poderá construir uma boa base para melhorar o ranqueamento do site da sua agência imobiliária no que diz respeito a pesquisas locais. Comece a atrair mais leads qualificadas para o seu negócio e alcance os seus objetivos.