Com o mercado imobiliário bastante competitivo e em constante evolução, é necessário destacar-se cada vez mais dos seus concorrentes. Criar estratégias para despertar interesse na sua marca é a solução para angariar mais clientes e imóveis.
Para que a recomendação dos seus clientes seja natural e sincera, deve fazer um bom trabalho para conquistá-los. Assim sendo, no presente artigo, damos a conhecer algumas dicas para saber como obter mais recomendações e angariar mais clientes no ramo imobiliário.
1. Qual é a importância das recomendações de clientes no ramo imobiliário?
As recomendações de clientes no ramo imobiliário são muito importantes para o crescimento do seu negócio imobiliário. Quando os seus clientes falam positivamente sobre si e recomendam os seus serviços, é algo que para além de aumentar a sua credibilidade, também permite atrair novos clientes.
Isto no sentido em que, as pessoas tendem a confiar mais nas opiniões de quem já teve uma experiência direta com o profissional ou serviço, do que em publicidade.
2. O poder do marketing passa-a-palavra no imobiliário
O marketing passa-a-palavra, também conhecido como marketing boca a boca, é um método poderoso para a promoção e divulgação dos seus serviços imobiliários. Quanto mais os seus clientes partilharem experiências positivas, mais isso gera um efeito cascata que pode impactar inúmeros outros clientes com potencial para recorrerem aos seus serviços.
A confiança gerada através das recomendações pessoais é inestimável e, muitas vezes, resulta em leads mais qualificados para o seu negócio.
Um cliente satisfeito que fala de forma positiva acerca dos seus serviços, não só está a reforçar a sua reputação no mercado, como também pode tornar-se numa fonte contínua de novos negócios para si.
Este tipo de marketing não exige investimento financeiro, mas sim foco na qualidade do serviço e na satisfação do cliente. Ao cultivar relacionamentos sólidos com os seus clientes, consegue desenvolver uma rede de ‘promotores’ que fazem publicidade gratuita aos seus serviços.
3. Construa uma relação sólida com os seus clientes
É importante que os seus clientes tenham confiança em si e na sua imobiliária, mesmo que isso possa demorar algum tempo.
Os clientes são o principal meio para crescer no mercado imobiliário e, por isso, deve tratar cada cliente de forma personalizada, ouvir atentamente as suas necessidades, oferecer soluções eficazes e garantir a prestação de um serviço excecional.
Quando os clientes sentem uma preocupação e ajuda genuína por parte dos profissionais, torna-se mais provável que partilhem a respetiva experiência com outros potenciais clientes.
4. Saiba como reconhecer os seus clientes mais influentes
Os clientes mais influentes, por vezes, podem não ser os clientes que lhe vão proporcionar o fecho dos melhores negócios. Muitas vezes, os clientes mais influentes são aqueles com maior prestígio no mercado imobiliário. Por isso, é importante identificá-los e tentar perceber quais as opiniões que poderão ter mais peso e ser mais influentes para potenciais clientes.
Saber identificar os clientes que possuem maior potencial de influenciar outros, é algo importante que deve considerar na sua estratégia de recomendações.
Reconhecer clientes mais influentes ou com potencial para influenciarem outros potenciais clientes para recorrerem aos seus serviços, envolve verificar as interações nas redes sociais, entender se existem outros feedbacks e observar se os mesmos são propensos a recomendar os seus serviços espontaneamente.
Um cliente influente pode ser aquele que tem muitos contactos ou é respeitado na sua área de atividade, pelo que, valorizar a sua opinião e manter o acompanhamento a esse cliente, mesmo após o fecho do negócio, através do contacto ocasional e atualizações sobre novidades do mercado, é algo que poderá aumentar as possibilidades de fazerem recomendações dos seus serviços a outros potenciais clientes.
Como o X-IMO CRM pode ajudar a manter o acompanhamento ao cliente?
O X-IMO CRM permite-lhe fazer toda a gestão do negócio imobiliário e ter tudo o que precisa organizado. Conta com várias ferramentas, da gestão ao Marketing Imobiliário, e automatizações que permitem facilitar o seu trabalho diariamente e manter um acompanhamento eficiente ao cliente.
Recebe notificações do sistema sempre que um dos seus clientes está a necessitar de atenção e sempre que alguém faz anos, por forma a contactar o cliente e manter o acompanhamento.
5. Ofereça incentivos aos seus clientes
Oferecer incentivos aos seus clientes para que recomendem os seus serviços poderá ser uma estratégia eficaz, conforme o tipo de cliente.
Os incentivos podem passar por um desconto, um presente para o novo imóvel ou outro tipo de ofertas que demonstrem o empenho da sua imobiliária, pois o objetivo passa por o cliente se lembrar de si sempre que recomendar os serviços de alguma imobiliária a amigos e familiares.
Porém, é importante testar os incentivos para entender quais são mais sugestivos e saber qual funciona melhor.
6. Forneça opções para que os clientes encaminhem outros clientes até aos seus serviços
Forneça opções simples e diretas para que os seus clientes encaminhem outros potenciais clientes até aos serviços da sua imobiliária.
Ofereça sempre o seu cartão de visita, promova a marca da sua imobiliária e incentive a que conheçam o seu site imobiliário. Através de email marketing, encaminhe os clientes para as páginas dos seus imóveis no seu site e, no final da newsletter, encaminhe para as suas redes sociais, por exemplo.
Quanto mais facilitar o caminho até às suas páginas, mais fácil para os seus clientes será recomendarem os seus serviços e enviarem diretamente o link do seu site ou das suas redes sociais a outros potenciais clientes.
É possível criar conteúdos no X-IMO CRM para divulgar imóveis, serviços e outros conteúdos?
No X-IMO CRM, conta com várias ferramentas de Marketing Imobiliário para melhorar a comunicação com o seu público e melhorar a divulgação dos seus imóveis e serviços.
Por forma a criar conteúdos à imagem da sua imobiliária para depois divulgar nas suas redes sociais, site imobiliário e nos locais que pretender, conta com o Designer, uma ferramenta de edição de imagem, onde tem templates dedicados para criar os seus cartões de visita, brochuras, flyers, posts para redes sociais – Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest – e muitos mais. Pode adicionar imagens profissionais de bancos de imagens integrados com a ferramenta, textos, ícones, entre outros elementos.
O que fazer para os seus clientes recomendarem os seus serviços?
Para conseguir obter recomendações e alcançar mais clientes no mercado imobiliário, é fundamental focar a sua atenção na construção de relacionamentos sólidos com os seus clientes e oferecer um serviço de alta qualidade.
Peça feedback aos seus clientes satisfeitos e incentive-os a partilhar as respetivas experiências. Utilize as redes sociais e site imobiliário para dar a conhecer os seus serviços e trabalho, por forma a fortalecer a sua presença online e, nunca subestime o poder do marketing passa-a-palavra para expandir a sua marca e o seu nome.