6 Funcionalidades essenciais no software imobiliário

Conheça as funcionalidades essenciais que um software para imobiliária deve integrar para ajudar à captação de leads, gestão de tempo e ao fecho de negócios.
05 jun 2025 · 5 min de leitura
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A importância de centralizar dados e ferramentas no software imobiliário

Muitos profissionais ainda perdem tempo com ferramentas dispersas e tarefas manuais, o que se reflete em leads por acompanhar, fraca divulgação de imóveis e oportunidades de negócio perdidas. É aqui que o software imobiliário pode mudar tudo. Mais do que um repositório de contactos e imóveis, o seu software deve constituir o centro de operações de toda a imobiliária, onde as ferramentas de marketing, funis, análise de dados e produtividade coexistem para tirar partido e obter bons resultados.

 

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer algumas funcionalidades essenciais que um software para imobiliária deve integrar para ajudar à captação de leads, gestão de tempo e ao fecho de negócios.

1. Integração automática de leads e alertas de follow-up

Sendo que os seus leads são provenientes de múltiplos canais — portais imobiliários, redes sociais, landing pages, site imobiliário, e até mesmo offline —, é fundamental que o CRM permita a integração desses leads na base de dados. Cada contacto deve entrar diretamente no funil de negócios, com dados estruturados e prontos para dar seguimento.

 

Mas captar leads não chega. É preciso garantir acompanhamento e um bom CRM imobiliário deve gerar alertas de follow-up automáticos, permitindo que o consultor imobiliário não perca o timing e mantenha o relacionamento ativo. O histórico de interações, interesses e tarefas atribuídas deve estar sempre acessível, permitindo criar comunicação personalizada para cada contacto.

É possível receber leads no X-IMO sem ter de inserir manualmente?

Com a tecnologia Smart Inbox integrada com o X-IMO, todos os pedidos de informação e contacto efetuados aos seus anúncios de imóveis presentes em portais imobiliários são entregues no CRM com as informações pré-preenchidas. Não precisa de inserir os leads manualmente nem de procurá-los na sua caixa de e-mail. Da mesma forma, também recebe todos os leads provenientes do seu site imobiliário, recebe notificações do sistema sempre que tem um novo lead para dar o devido seguimento e não perder nenhuma oportunidade de negócio.

É possível receber leads no X-IMO sem ter de inserir manualmente? 0

2. Agenda integrada e gestão de tarefas

Fazer a gestão de reuniões, eventos, visitas e tarefas de forma dispersa resulta em desorganização. Através da integração da sua agenda no CRM imobiliário, cada evento fica registado para verificar tudo o que tem para fazer diariamente.

 

A gestão eficiente das suas tarefas permite-lhe definir prazos, prioridades e responsáveis, mas também relacionar cada tarefa a um contacto ou imóvel. Assim, a sua operação torna-se mais organizada e fácil de acompanhar.

3. Exportação automatizada de imóveis para portais imobiliários

Estar presente nos portais imobiliários certos continua a ser uma das formas mais eficazes de se aproximar do público e gerar leads. Mas divulgar imóveis em dezenas de portais manualmente, é algo que consome tempo e é propenso a erros. Assim sendo, com a ajuda do software imobiliário, consegue divulgar a sua carteira de imóveis em vários portais ao mesmo tempo.

Como exportar imóveis do X-IMO para os Portais imobiliários?

Com a exportação automatizada de imóveis do X-IMO para mais de 100 portais imobiliários, consegue divulgar e atualizar os seus anúncios de imóveis em vários portais, verificar se existem erros e exportação e proceder de imediato à sua correção, tem controlo sobre os dados exportados e, sempre que necessário, consegue aceder ao histórico de exportações.

Como exportar imóveis do X-IMO para os Portais imobiliários? 0

4. Relatórios automáticos e dashboards com KPIs

Tomar decisões com base em suposições é sempre arriscado e, sobretudo, num setor dinâmico como o imobiliário. Um software imobiliário atual deve apresentar relatórios automáticos e dashboards com os principais KPIs da sua operação: conversões, oportunidades de negócios, angariação de imóveis, performance dos consultores. Através da análise destes indicadores de performance consegue acompanhar resultados, identificar pontos de melhoria e redirecionar esforços com mais precisão. Com métricas claras e fidedignas, pode tornar toda a operação mais estratégica e competitiva.

5. Ferramentas de marketing imobiliário integradas

A captação de leads exige mais do que a visibilidade e presença em portais imobiliários. Exige uma estratégia de marketing ativa, orientada e personalizada. Ter ferramentas de marketing imobiliário integradas no seu software – como e-mail marketing, SMS, criação de landing pages, peças de comunicação – permite lançar campanhas sem sair da sua plataforma de trabalho e, posteriormente, aceder aos resultados. Mais do criar e enviar comunicações e mensagens, com ferramentas de marketing imobiliário integradas consegue acompanhar resultados, nutrir leads de forma contínua e gerar oportunidades reais com mais eficiência.

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6. Acesso à oferta de imóveis anunciados no mercado

Conhecer a oferta de imóveis da sua concorrência e acompanhar o mercado é uma vantagem competitiva. Um bom software imobiliário inclui serviço de DATA imobiliário que permite aceder a imóveis anunciados por outras agências para comparar preços, fazer estudos de mercado.

 

Este acesso permite-lhe identificar oportunidades de angariação, ajustar estratégias comerciais e posicionar melhor os seus imóveis em carteira. Além disso, consegue facilitar a sua argumentação com proprietários com base em dados do mercado.

Como aceder a anúncios de imóveis no mercado a partir do serviço de DATA integrado com o X-IMO?

Com o serviço de DATA imobiliário integrado no X-IMO, consegue identificar novas oportunidades, acompanhar variações de valor de imóveis e fazer previsões de tendências com maior precisão.

 

Pode fazer pesquisas nas localizações que quiser e aceder a filtros para melhorar as suas pesquisas, fazer análises de mercado para diferentes zonas, gerar estudos de mercado automáticos para imóveis no mercado para venda ou arrendamento ou para os seus imóveis em carteira, aceder e importar anúncios de particulares para o funil de prospeção.

Como a centralização de dados e ferramentas permite alcançar melhores resultados

A grande vantagem de ter todos os dados e ferramentas adequadas às exigências diárias de trabalho dos profissionais e agências imobiliárias, reunidas num único sistema, está na centralização e automatização de processos. Ao invés de perder tempo a alternar entre plataformas, pode focar a sua atenção em responder mais rápido ao cliente, tomar decisões com base em dados reais e prestar um serviço profissional e eficiente.

 

Com um software imobiliário completo, desenvolvido para dar resposta às necessidades reais das imobiliárias, toda a operação da agência passa a acontecer num só lugar: leads, imóveis, tarefas, campanhas, relatórios e ações comerciais. Assim, melhora a produtividade da equipa e tem capacidade para escalar o negócio com controlo, previsibilidade e qualidade.

  • A importância de centralizar dados e ferramentas no software imobiliário
  • 1. Integração automática de leads e alertas de follow-up
  • É possível receber leads no X-IMO sem ter de inserir manualmente?
  • 2. Agenda integrada e gestão de tarefas
  • 3. Exportação automatizada de imóveis para portais imobiliários
  • Como exportar imóveis do X-IMO para os Portais imobiliários?
  • 4. Relatórios automáticos e dashboards com KPIs
  • 5. Ferramentas de marketing imobiliário integradas
  • 6. Acesso à oferta de imóveis anunciados no mercado
  • Como aceder a anúncios de imóveis no mercado a partir do serviço de DATA integrado com o X-IMO?
  • Como a centralização de dados e ferramentas permite alcançar melhores resultados