Marketing no software imobiliário: Como captar e nutrir leads?

Para além da gestão e centralização de dados e informações, quando o CRM imobiliário integra ferramentas para que possa agir – criar campanhas, segmentar contactos e acompanhar resultados – passa a constituir uma ferramenta estratégica.
29 mai 2025 · 4 min de leitura
OneOffice.Api.Domain.Modulo`1[OneOffice.Api.Domain.Artigo]

Tudo começa na centralização: dados e ações no mesmo lugar

Captar leads qualificados e garantir um acompanhamento eficiente tornou-se essencial para fechar negócios. Para que isso seja possível, mais do que contar com a ajuda do CRM imobiliário para centralizar os dados e informações e, em simultâneo, criar boas campanhas de marketing: é a integração das ferramentas de marketing com o seu software imobiliário que irá fazer toda a diferença. Quando as ferramentas de marketing imobiliário estão integradas com o CRM, os resultados são mais simples de medir.

 

A centralização é a base de uma operação totalmente eficiente. Ter todos os seus leads, imóveis, tarefas e histórico de interações num único sistema permite uma resposta mais rápida e tomar decisões com base em informação concreta. Mas, para além da gestão e centralização de dados e informações, quando o software imobiliário integra ferramentas para que possa agir – criar campanhas, segmentar contactos e acompanhar resultados – passa a constituir uma ferramenta estratégica.

1. E-mail marketing e SMS marketing para comunicar no momento certo

Outro ponto-chave é a comunicação com contínua com os seus leads. Aqui o e-mail marketing e SMS marketing tornam-se ferramentas essenciais. Ao ter estas ferramentas de marketing imobiliário integradas com o seu software imobiliário, consegue segmentar os seus contactos com base em interesses semelhantes – ex. perfil, histórico ou fase no funil de negócios – e enviar comunicações personalizadas para as suas listas ou grupos.

 

Desta forma, consegue manter um relacionamento ativo com os seus leads – convite para visitar um imóvel, novo imóvel disponível, campanha promocional – sem sair da plataforma. Pode agendar para quando pretende enviar as suas comunicações, mas é a personalização que aumenta as taxas de conversão.

É possível criar campanhas de e-mail marketing e SMS marketing no X-IMO?

No X-IMO tem acesso a várias ferramentas de marketing imobiliário para melhorar a divulgação dos seus imóveis e serviços, e potenciar a comunicação com prospects e clientes.

 

Consegue enviar SMS em massa para clientes e prospects; criar e personalizar as suas e newsletters e associá-las às suas campanhas de e-mail marketing para enviar a listas ou grupos de contactos previamente segmentados. Após a criação da sua campanha pode enviar de imediato ou agendar para uma data e hora mais conveniente. Após o envio, tem acesso a reporting avançado para monitorizar facilmente o desempenho das suas campanhas e obter insights sobre o comportamento do seu público.

É possível criar campanhas de e-mail marketing e SMS marketing no X-IMO? 0

2. Landing pages e formulários personalizados para captação de leads

Antes de comunicar com prospects e clientes, é preciso captar. A criação de landing pages com formulários personalizados constitui uma peça central da sua estratégia de captação. Com a integração destas ferramentas no seu software imobiliário, pode criar páginas em minutos para captar leads de forma eficiente. Esses leads já entram no funil com os respetivos dados e origem para poder dar o devido seguimento.

É possível criar landing pages no X-IMO?

Para melhorar a captação de leads para o seu negócio imobiliário, consegue criar as suas próprias landing pages no X-IMO. Crie e personalize a estrutura das suas landing pages, associe os seus imóveis em carteira para encaminhar o seu público para páginas com conteúdo específico que vá ao encontro dos interesses deles e os leve a preencher o formulário.

3. Segmentação de contactos para personalizar a comunicação

Comunicar com os seus contactos da mesma forma é um erro comum. Cada prospect, lead ou cliente tem motivações, preferências e encontra-se em diferentes etapas no processo de compra ou venda. A segmentação de contactos é precisamente o que permite enviar a mensagem certa à pessoa certa, no momento ideal.

 

Ao utilizar um software imobiliário com ferramentas de marketing imobiliário integradas torna-se possível segmentar os contactos com base em diferentes critérios. Esta segmentação dos seus contactos permite-lhe criar campanhas personalizadas de e-mail marketing, SMS marketing e landing pages, para aumentar as aberturas, cliques e, sobretudo, as conversões.

Como funciona a segmentação de contactos no X-IMO?

No X-IMO tem uma área própria para as subscrições, onde poderá proceder à importação dos e-mails, criar grupos de contactos e os seus públicos para posteriormente, associar às suas campanhas e enviar conteúdos personalizados, de acordo com as respetivas caraterísticas.

Como funciona a segmentação de contactos no X-IMO? 0

4. Métricas para analisar e ajustar estratégias de marketing

Criar e enviar campanhas é apenas metade do trabalho. Toda a operação e ações de marketing devem ser analisadas para entender e ajustar estratégias, identificar canais onde obteve melhores resultados, para tomar decisões com base em dados reais ao invés de suposições.

 

Com um software com ferramentas de marketing imobiliário integradas, todos os dados gerados pelas campanhas ficam registados e centralizados para acompanhar número de leads gerados, aberturas, cliques, entre outras métricas. Estas métricas não servem apenas para ‘saber o que aconteceu’, mas para ajustar rapidamente a sua estratégia e otimizar campanhas futuras. Ao entender que um tipo de imóvel ou zona tem mais procura, a agência pode redirecionar o esforço de captação e adaptar comunicações.

Integração do software com ferramentas de Marketing Imobiliário: Uma necessidade para ter maior controlo e gerar mais leads

Não se trata apenas de ter tudo no mesmo sistema, mas sim de ter um ecossistema que lhe dá capacidade para criar ações imediatas para a(s) sua(s) estratégia(s). Ter ferramentas de marketing integradas com o seu software imobiliário é garantir que tem capacidade para nutrir cada lead ao máximo, capacidade para analisar e medir cada campanha, e que cada contacto recebe a atenção certa, no momento certo. É deixar de trabalhar com vários sistemas para unir toda a sua operação num único sistema e torná-la mais fluida, centralizada e altamente eficiente. E, num setor onde as oportunidades podem surgir a qualquer instante, esta agilidade pode fazer a diferença entre ganhar ou perder um negócio para a concorrência.

  • Tudo começa na centralização: dados e ações no mesmo lugar
  • 1. E-mail marketing e SMS marketing para comunicar no momento certo
  • É possível criar campanhas de e-mail marketing e SMS marketing no X-IMO?
  • 2. Landing pages e formulários personalizados para captação de leads
  • É possível criar landing pages no X-IMO?
  • 3. Segmentação de contactos para personalizar a comunicação
  • Como funciona a segmentação de contactos no X-IMO?
  • 4. Métricas para analisar e ajustar estratégias de marketing
  • Integração do software com ferramentas de Marketing Imobiliário: Uma necessidade para ter maior controlo e gerar mais leads