Abrir a sua própria empresa de mediação imobiliária poderá ser desafiante, pois é algo que requer planeamento, investimento e conhecimento do mercado. Existem diversas considerações importantes que deverá ter em mente, mas, com a preparação adequada e compromisso, poderá alcançar o sucesso no mercado.
Neste artigo, vamos abordar os passos fundamentais para dar início ao processo de criação e abertura da sua agência imobiliária e ser bem-sucedido(a).
1. Decidir se a imobiliária será independente ou franchising
Uma das primeiras decisões que deve considerar antes de abrir a sua imobiliária passa pela decisão sobre se pretende investir num franchising imobiliário ou criar a sua marca independente. A escolha irá depender do seu orçamento, necessidades e estratégia de negócio.
Considerando que existem várias redes e agências imobiliárias com notoriedade no mercado, escolher um franchising poderá ser vantajoso a nível de conhecimento, parcerias e reconhecimento de marca. Por outro lado, poderá existir menos flexibilidade na gestão, devido ao facto de ter de responder a certos standards, diretrizes da marca e custos como taxas de franquia.
Criar a sua imobiliária de forma independente poderá ser mais desafiante, mas permite-lhe maior liberdade de decisão sobre o negócio.
2. Avaliar o investimento necessário
Quer pretenda abrir a sua imobiliária de forma individual ou em conjunto com um parceiro, deve informar-se de todos os gastos inerentes e estimar os custos necessários envolvidos. Considere todas as fases do processo a curto e longo prazo, os custos fixos - arrendamento do espaço da imobiliária, água, eletricidade - e os custos variáveis - seguros, comissões dos consultores, publicidade e marketing, entre outros.
Caso necessite, deve procurar fontes de investimento, recorrendo a fontes privadas como, financiamento de instituições bancárias ou perceber se existem apoios públicos para o incentivo à abertura de agência imobiliária, providenciados por entidades como o IEFP ou IAPMEI.
3. Cumprir os requisitos estabelecidos por lei
Para criar a sua imobiliária, em nome individual ou coletivo, deve solicitar junto do IMPIC um pedido de licenciamento. Para isso, deve cumprir os requisitos estabelecidos pela lei, ter idoneidade comercial e ser detentor(a) de seguro de responsabilidade civil ou garantia financeira ou algo que permita substituir uma destas exigências.
4. Obter licença AMI junto do IMPIC
Presencialmente ou online, deve requerer junto do IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção) a sua licença AMI (Alvará de Mediação Imobiliária), obrigatória por lei para operar legalmente no setor imobiliário em território nacional.
5. Investir na criação de uma boa equipa
Uma equipa competente é essencial para o sucesso da sua empresa de mediação imobiliária, mas reunir uma equipa que consiga ter a mesma visão poderá ser um desafio que exige forte capacidade de liderança.
Deve contratar profissionais qualificados, oferecer formação adequada e contínua por forma a que todos estejam ao mesmo nível e vão aprimorando os respetivos conhecimentos relativamente ao mercado e melhores práticas.
6. Escolher um bom CRM imobiliário
A tecnologia está, cada vez mais, presente no quotidiano dos profissionais do imobiliário devido ao facto de, sobretudo através de um CRM imobiliário completo e eficiente, ser possível automatizar tarefas e melhorar a experiência do cliente. Como tal, sendo a competitividade real neste mercado, conseguir manter-se à altura da concorrência é fundamental para singrar.
Como tornar a gestão da sua empresa de mediação imobiliária eficiente através do X-IMO CRM?
O X-IMO CRM é um ecossistema completo, com diversas funcionalidades desenvolvidas especificamente para gerir de forma eficiente todo o negócio imobiliário.
Tem ao dispor recursos que permitem tornar o seu trabalho mais eficiente, melhorar a comunicação da sua imobiliária e potenciar a qualidade do serviço que oferece aos seus clientes.
A integração do CRM imobiliário com portais imobiliários nacionais e internacionais, assim como, com o site imobiliário profissional permite a gestão e entrega das informações dos pedidos de contacto e visita diretamente no sistema, por forma a poder dar seguimento de imediato.
Para além de funcionalidades como, gestão de imóveis, contactos, equipas e criação de ações comerciais, como gestor ou administrador tem controlo de tudo, consegue gerir os utilizadores do sistema, gerir caixas de email, espaço em disco, definir escalas, processar comissões e muito mais.
7. Divulgar os serviços da sua agência imobiliária
Dar a conhecer os serviços disponibilizados pela sua empresa de mediação é fundamental para ir ao encontro do seu público-alvo.
É imprescindível investir em marketing digital e marcar presença online. Crie uma estratégia de marketing eficaz para divulgar os seus serviços, sendo que pode incluir anúncios online, redes sociais, parcerias locais, entre outras possibilidades.
Deve ter um site profissional para dar a conhecer a sua imobiliária, imóveis e outros serviços adicionais, sendo que o seu site é como uma porta de entrada, onde o seu público pode obter mais informações sobre a sua imobiliária e ter acesso a todos os imóveis e serviços disponibilizados, assim como, fazer pedidos de visita ou informações de forma mais simples e rápida.
Como pode utilizar o X-IMO CRM para divulgar os serviços da sua imobiliária?
Para além das ferramentas de gestão, a partir do X-IMO CRM faz a exportação de imóveis para portais imobiliários, sem precisar de inserir os seus imóveis manualmente em cada um dos portais imobiliários.
Tire partido da integração de ferramentas de marketing como o email marketing que pode utilizar para divulgar serviços, imóveis e outros conteúdos através de campanhas ou newsletters, criadas diretamente no sistema para enviar a clientes e potenciais clientes.
Através da integração do site da sua agência com o CRM imobiliário consegue editar conteúdos, módulos do site, exportar imóveis e dar a conhecer a sua marca, equipa, imóveis e outros serviços adicionais ao público.
No sentido de divulgar a venda ou arrendamento de imóveis, consegue criar visitas virtuais aos seus imóveis de forma ilimitada e automática, para divulgar no site da sua agência, portais imobiliários ou redes sociais, sendo que é uma excelente forma para dar a conhecer os seus imóveis a potenciais clientes e aumentar a qualidade de exposição dos seus imóveis em carteira.
O X-IMO CRM permite também a integração de montras digitais com gestão de conteúdos, para divulgar imóveis, visitas virtuais e outros conteúdos através da vitrine da sua agência imobiliária para captar a atenção de quem passa.
O sucesso de uma agência imobiliária não acontece de um momento para o outro. A partir do momento em que pensa criar a sua imobiliária, passando por todo o processo adjacente até à abertura efetiva, é importante manter sempre o foco e dedicação. Ao seguir os passos apresentados no presente artigo, estará mais bem preparado(a) e saberá melhor como abrir uma imobiliária em Portugal.