A tecnologia tem sido a grande aliada do consultor imobiliário.
A promoção em massa de imóveis através da internet é extraordinária. A capacidade para gerir os clientes é facilitada pelo CRM imobiliário, como é o caso do X-IMO CRM, e a interação entre profissionais está, hoje, mais rápida e segura do que nunca.
É inegável que as novas tecnologias são parte integrante na vida de todos nós. Não há como fugir da realidade. As nossas relações pessoais e comerciais estão radicalmente diferentes do que eram há uma década atrás.
1. Mas até onde pode ir a tecnologia no imobiliário?
Desde que as inovações tecnológicas sejam úteis e relevantes, acreditamos que elas serão rapidamente integradas no processo de compra e venda de imóveis. Para saber mais, leia o nosso artigo ‘A tecnologia ao serviço da mediação imobiliária’.
A tecnologia é cada vez mais utilizada no ramo imobiliário. Neste sentido, no caso do X-IMO CRM, tem a possibilidade de construir e divulgar visitas virtuais ilimitadas facilmente, sem ter de pagar plataformas externas e só precisa de uma câmara, um tripé e um dispositivo móvel. Esta é a melhor solução para mostrar imóveis à distância, permitindo aos compradores fazer uma primeira seleção sem visitar as propriedades. Isto é, por outras palavras, uma técnica de fotografia que permite criar e simular, uma visita a um imóvel sem estar fisicamente no local.
Assim, ao combinar várias imagens da propriedade em ambiente virtual, que permitem a visualização 360º dos espaços e, muitas vezes, "caminhar" pelo imóvel, dando mesmo a sensação de uma visita física! Deste modo, as visitas virtuais têm uma dimensão totalmente diferente das fotos, são uma casa aberta.
É a experiência de visitar o imóvel que mexe com a imaginação, que põe os compradores a pensar como seria viver naquela casa, criando assim uma possível ligação emocional com o espaço.
2. Mas será que as visitas virtuais irão substituir as visitas aos imóveis?
É difícil de prever se, no futuro, as visitas virtuais serão suficientes para o ramo imobiliário. Hoje, é um primeiro passo, para o encantamento com o imóvel, sem dúvida!
Consegue-se visualizar os ambientes e detalhes que despertam o interesse dos compradores, quase como se fossem mesmo transportados para o espaço físico.
De outro modo, só com a visita presencial se tem a oportunidade de analisar outros aspetos que fazem parte da decisão de compra, tais como o meio envolvente. Assim, por enquanto, as visitas presenciais ainda serão parte integral das transações imobiliárias.