A tecnologia tem sido a grande aliada do consultor imobiliário.
A promoção em massa de imóveis através da internet é extraordinária. A capacidade para gerir os clientes é facilitada pelo CRM imobiliário, como é o caso do X-IMO CRM, e a interação entre profissionais está, hoje, mais rápida e segura do que nunca.
É inegável que as novas tecnologias são parte integrante na vida de todos nós. Não há como fugir da realidade. As nossas relações pessoais e comerciais estão radicalmente diferentes do que eram há uma década atrás.
1. Mas até onde pode ir a tecnologia no imobiliário?
Desde que as inovações tecnológicas sejam úteis e relevantes, acreditamos que elas serão rapidamente integradas no processo de compra e venda de imóveis. Para saber mais, leia o nosso artigo ‘A tecnologia ao serviço da mediação imobiliária’.
A tecnologia é cada vez mais utilizada no ramo imobiliário. Neste sentido, no caso do X-IMO CRM, tem a possibilidade de construir e divulgar visitas virtuais a imóveis facilmente, sem ter de pagar plataformas externas. Pode criar as visitas virtuais a imóveis de forma ilimitada, para isso, só precisa de uma câmara, um tripé e um dispositivo móvel. Esta é a melhor solução para mostrar imóveis à distância, permitindo aos compradores fazer uma primeira seleção sem visitar as propriedades. Isto é, por outras palavras, uma técnica de fotografia que permite criar e simular, uma visita a um imóvel sem estar fisicamente no local.
Assim, ao combinar várias imagens da propriedade em ambiente virtual, que permitem a visualização 360º dos espaços e, muitas vezes, "caminhar" pelo imóvel, dando mesmo a sensação de uma visita física! Deste modo, as visitas virtuais têm uma dimensão totalmente diferente das fotos, são uma casa aberta.
As visitas virtuais permitem criar uma experiência de visita ao imóvel que mexe com a imaginação, que põe os compradores a pensar como seria viver naquela casa, criando assim uma possível ligação emocional com o espaço.
2. Mas será que as visitas virtuais irão substituir as visitas aos imóveis?
É difícil de prever se, no futuro, as visitas virtuais serão suficientes para o ramo imobiliário. Hoje, é um primeiro passo, para o encantamento com o imóvel, sem dúvida. Mais do que isso, as visitas virtuais podem ser um método eficaz para vender o imóvel.
Consegue-se visualizar os ambientes e detalhes que despertam o interesse dos compradores, quase como se fossem mesmo transportados para o espaço físico.
De outro modo, só com a visita presencial se tem a oportunidade de analisar outros aspetos que fazem parte da decisão de compra, tais como o meio envolvente. Assim, por enquanto, as visitas presenciais ainda serão parte integral das transações imobiliárias.