No competitivo mercado imobiliário, a angariação de imóveis é fundamental para o sucesso dos profissionais e empresas de mediação imobiliária. Mas, mais do que angariar muitos imóveis, é fundamental ter critério e angariar imóveis de qualidade para a sua carteira, pois, angariar muitos imóveis não significa angariar bem e estar a ser eficiente.
Como tal, fazer angariação de imóveis de uma forma eficiente e conseguir vender mais imóveis pressupõe a adoção de boas estratégias e consistência na forma como trabalha.
No presente artigo, exploramos algumas estratégias que deverá ter sempre em mente para obter o máximo de eficiência na angariação de imóveis e potenciar a venda de mais imóveis.
1. Não pare de fazer prospeção
A prospeção imobiliária deve ser um trabalho contínuo e regular. É importante reservar algum tempo para fazer prospeção e estar sempre atento(a) a todas as oportunidades que vão surgindo ao longo do tempo.
Para fazer prospeção de forma consistente e eficiente é importante ser proativo(a), ir para o terreno e tornar-se num(a) especialista da sua zona de atuação. Defina também tempo para contactar parceiros ou clientes de negócios anteriores, acompanhe as variações de preços na zona, tipologias de imóveis com maior procura de modo a encontrar o máximo de oportunidades com qualidade para integrarem a sua carteira de imóveis.
Como fazer prospeção imobiliária com o X-IMO CRM?
Para fazer prospeção imobiliária de forma eficiente, é importante fazer uso de ferramentas que ajudem na organização do seu trabalho e tarefas diárias, como um software de gestão imobiliária.
Com o CRM imobiliário, X-IMO CRM, consegue fazer uma gestão eficiente de todo o seu negócio, onde conta com um menu específico para gerir todos os dados e informações dos seus imóveis, empreendimentos e proprietários em prospeção.
Tem ainda o serviço de Metasearch integrado com o CRM imobiliário, que lhe permite receber automaticamente anúncios de particulares (FSBO) e imóveis do Banco, publicados nos principais portais imobiliários. Sempre que as caraterísticas de um imóvel correspondem às preferências de algum dos seus clientes, recebe alertas no CRM de oportunidade de negócio, antes mesmo de angariar o imóvel. Desta forma, tem mais uma forma de angariar imóveis de qualidade, sem precisar sequer de procurar.
2. Acompanhe as oscilações do mercado imobiliário
Manter o acompanhamento regular das alterações que vão sucedendo no mercado imobiliário é outra forma de garantir que está a par das oportunidades disponíveis, identificar mais oportunidades de negócio e direcionar a sua atenção para imóveis com maior potencial para integrarem a sua carteira.
Fique atento(a) a tendências relativamente a preços de imóveis, que tipo de imóveis têm maior procura e alterações no comportamento de clientes e potenciais clientes compradores e proprietários.
Considerando que os seus concorrentes também são parte integrante da área imobiliária, manter a monitorização dos mesmos é também algo que poderá reter como vantajoso para melhorar a forma como trabalha e os seus resultados. Desta forma, consegue entender como a sua concorrência se movimenta e adotar as melhores práticas com vista a não perder oportunidades de negócio para outros profissionais.
3. Estabeleça parcerias estratégicas
Outra das estratégias que deve adotar para fazer angariação de imóveis e ser bem-sucedido(a) passa por estabelecer parcerias com entidades ligadas ao setor imobiliário que venham acrescentar valor ao seu negócio e ao serviço que presta aos seus clientes.
Ao estabelecer parcerias com entidades ligadas ao imobiliário – seguradoras, construtores, agentes financeiros ou entidades bancárias, entre outras - consegue disponibilizar outros serviços aos seus clientes, fazendo com que não seja necessário recorrerem a outras fontes para alcançarem aquilo que pretendem.
As suas parcerias para além de completarem o serviço que fornece aos seus clientes, podem indicar-lhe imóveis para angariar e recomendarem os seus serviços a potenciais clientes proprietários.
Como fazer a gestão de entidades através do X-IMO CRM?
Numa área designada do X-IMO CRM consegue gerir e aceder a todos os dados e informações das entidades com as quais tem algum tipo de parceria. A partir da capacidade de inserir e guardar informações e documentos relativos aos seus parceiros - bancos, seguradoras, fornecedores, entre outros – tem tudo reunido na sua ferramenta de trabalho, onde poderá aceder sempre que precisar e, para além disso, pode ativar a comissão rappel para cada entidade respetivamente.
4. Apresente propostas de confiança a proprietários
Considerando que, para angariar deve procurar ter a confiança dos proprietários que pretendem vender ou arrendar as respetivas propriedades, deve utilizar bons métodos para lhes transmitir credibilidade e confiança com vista a ficar com o negócio para si.
Como tal, deve apresentar uma análise comparativa de mercado, sendo que poderá gerá-la facilmente a partir de um bom CRM imobiliário.
Como o X-IMO CRM pode ajudar a apresentar propostas de confiança aos seus clientes proprietários?
Para apresentar boas propostas aos seus clientes com vista a angariar o imóvel, consegue fazer análises comparativas de mercado a partir do X-IMO CRM, de forma simples e rápida.
Basta selecionar 3 imóveis à venda no mercado e 3 imóveis vendidos para obter um relatório com o valor mínimo, valor recomendado e valor máximo a pedir pelo imóvel em questão e diversas estatísticas de mercado, tais como, oscilação ao longo do tempo da oferta por tipologia ou tempo médio no mercado.
5. Procure oportunidades de negócio nos locais certos
Deve fazer uso de plataformas online como o marketplace do Facebook, grupos privados relativos ao mercado imobiliário, fóruns de discussão ou portais imobiliários que permitam anúncios de particulares. Pois, estes locais podem conter anúncios feitos por proprietários de imóveis com interesse em vender ou alugar as respetivas propriedades, permitindo-lhe encontrar excelentes oportunidades de negócio para a sua empresa de mediação imobiliária.
Vender mais começa por angariar melhor e o sucesso na angariação de imóveis depende da sua capacidade de adaptação e conhecimento do mercado. Ao adaptar as estratégias apresentadas à sua realidade estará num bom caminho para angariar mais imóveis e alcançar resultados de sucesso para o seu negócio imobiliário.