Para atingir o sucesso e conseguir ser mais produtivo na forma como faz prospeção imobiliária, é necessário fazer uso de algumas ferramentas e estratégias de marketing que lhe permitem perceber quem são os seus potenciais clientes e a melhor forma de os atrair – só assim é possível alcançar os resultados desejados e fechar mais contratos de mediação imobiliária.
1. Defina um plano estratégico
Deve começar por definir alguns aspetos importantes como: Que tipo de imóveis está a vender? Qual o público-alvo? Onde o pode encontrar? Como é que deve comunicar com essas pessoas? Que abordagens podem funcionar?
É fulcral que se torne um especialista na sua zona de atuação e para isso é necessário definir um plano onde inclui algum tempo para fazer prospeção. Estipule um tempo para ligar a clientes de negócios anteriores, clientes de outros trabalhos que já teve, amigos ou familiares.
Uma prospeção consistente irá leva-lo a negócios duradouros.
2. Utilize todos os canais de comunicação
As redes sociais são o local em que, hoje em dia, os utilizadores passam mais tempo e por isso, é importante que faça bom uso delas e seja consistente na sua comunicação. Através destas plataformas, torne-se num conselheiro imobiliário e partilhe conteúdos que vão de encontro ao que os seus clientes ou potenciais clientes procuram.
Neste sentido, pode utilizar ferramentas de marketing como o Designer para criação de peças de comunicação, totalmente integrado com o X-IMO CRM, pode criar e personalizar diversos conteúdos como revistas, folhetos, apresentações ou até conteúdos para publicar nas redes sociais. É uma ferramenta intuitiva para criar conteúdos do jeito que quiser, à altura da sua imobiliária.
Ter um site imobiliário é imprescíndivel para se dar a conhecer aos clientes e potenciais clientes. Com o X-IMO CRM, pode ter o website imobiliário profissional ideal para a sua agência, responsivo e otimizado, com site agência para cada uma das suas agências imobiliárias, onde pode destacar zonas de atuação, equipa, contactos, prémios e muito mais; site do consultor para cada um dos seus consultores imobiliários com informações de contacto, carteira individual de imóveis, negócios realizados, testemunhos, conquistas e novas angariações. Desta forma, encontra-se presente, pode comunicar mais facilmente e aproximar-se dos clientes e potenciais clientes.
O pós-venda é também uma excelente forma de se destacar dos demais. Pode enviar mensagens de “feliz aniversário”, convites para webinares ou eventos do qual irá fazer parte. Pois assim, fará com que o cliente não se esqueça de si e sempre que precisar da ajuda de uma imobiliária ou de aconselhar algum amigo ou familiar, irá lembrar-se de si.
3. Envolva-se na comunidade na qual está inserido
Esta dica pode exigir um pouco mais do seu tempo, todavia é uma oportunidade que posteriormente, lhe trará retorno.
Na área do imobiliário, é necessário que o nome da sua imobiliária e o seu trabalho sobressaia. Se ninguém ouvir falar de si, também ninguém irá à sua procura, assim como, é importante saber como abordar um cliente para angariar um imóvel.
Quer seja patrocinar um clube desportivo da sua zona de atuação, participar em ações solidárias ou oferecer lembranças, o importante é destacar-se das restantes imobiliárias concorrentes e fazer com que a comunidade onde se insere o reconheça e se lembre de si quando necessitar de serviços relacionados com o imobiliário.
4. Invista em ferramentas que o ajudam na organização
Um CRM imobiliário é a ferramenta ideal para melhorar a gestão de toda a sua imobiliária, relacionamento com clientes, oportunidades e gestão da carteira de imóveis. Conta com inúmeras vantagens como otimizar o seu tempo no ramo imobiliário e o relacionamento com os clientes, capaz de dar uma resposta eficaz às necessidades reais da sua empresa de mediação imobiliária.
A título de exemplo, um CRM imobiliário como o X-IMO CRM, permite-lhe fazer toda a gestão do seu negócio, leads, clientes, equipa, imóveis, processos, força de vendas, arrendamentos, permissões, módulo de prospeção, proteção de dados pessoais e muito mais. O CRM imobiliário, ajuda-o a manter a sua base de dados organizada e programada para ações específicas para cada tipo de cliente e pode gerir todos os dados, como segmentar o público e delinear uma estratégia de marketing mais focada para cada cliente.
Com o novo serviço de metasearch imobiliário integrado com o X-IMO CRM, pode receber diariamente e de forma automática anúncios de particulares (FSBO) e imóveis da banca, publicados nos principais portais imobiliários. O sistema notifica-o sempre que um imóvel corresponder às preferências dos seus clientes compradores e pode receber alertas de oportunidade de negócio mesmo antes de angariar o imóvel.
O mercado imobiliário encontra-se altamente competitivo, por essa razão torna-se essencial ser proativo e fazer uso de ferramentas adequadas para otimizar o seu tempo e fazer prospeção de uma forma eficiente.