A angariação de imóveis é uma das principais atividades dos profissionais do imobiliário e diz respeito ao conjunto de ações e estratégias que permitem ganhar novas oportunidades de negócio e, posteriormente impulsionar as vendas. Inclui a procura ativa por potenciais clientes proprietários, assim como, imóveis de qualidade com potencial para vender aos seus clientes e potenciais clientes.
Neste artigo, saiba mais sobre angariação de imóveis e métodos para se tornar eficiente nesta etapa fundamental para o sucesso da sua empresa de mediação imobiliária.
1. Utilize várias fontes para encontrar imóveis
Primeiramente, é fundamental não se limitar e procurar diversificar as suas fontes por forma a aumentar as hipóteses de encontrar boas oportunidades de negócio.
Deve fazer uso dos meios online e explorar as plataformas onde marca presença, quer seja redes sociais – por exemplo, no marketplace do Facebook - fóruns de discussão, portais imobiliários que permitam anúncios de particulares ou grupos online relativos ao mercado imobiliário. Pois, estes locais podem conter anúncios feitos por proprietários de imóveis com interesse em vender ou alugar as respetivas propriedades, permitindo-lhe encontrar excelentes oportunidades de negócio para a sua empresa de mediação imobiliária.
Uma ótima ajuda para se tornar mais eficiente e não ter de procurar anúncios de particulares em cada um dos portais imobiliários individualmente, passa por ter integrado no seu CRM imobiliário, um serviço de Metasearch como o do X-IMO CRM. Através deste serviço integrado no X-IMO CRM, tem acesso aos imóveis de particulares (FSBO) e da Banca diretamente no seu software imobiliário.
Pode configurar e guardar pesquisas, que ficam pré-definidas, de modo a que lhe apareçam só os imóveis que interessam para o seu negócio. Ainda recebe notificações sempre que um imóvel vai ao encontro das preferências de um dos seus clientes compradores.
De forma automática e sem esforço da sua parte, pode aceder a novas oportunidades de angariação de imóveis diariamente.
2. Estabeleça parcerias estratégicas
Para angariar imóveis da forma mais eficiente possível, outro dos métodos que pode e deve ter em consideração na sua estratégia, passa por estabelecer parcerias com entidades relacionadas com o setor imobiliário.
As parcerias que estabelece podem permitir-lhe expandir o seu alcance na angariação de imóveis pois, essas mesmas parcerias poderão resultar em indicações de novos imóveis disponíveis para venda e até mesmo recomendações a potenciais clientes proprietários, sobre o seu trabalho enquanto profissional da área.
Ao trabalhar em conjunto com outros profissionais e empresas ligadas ao ramo imobiliário - construtoras, seguradoras, agentes financeiros, empresas de arquitetura, decoração de imóveis, entre outros - poderá conseguir aumentar as suas oportunidades de negócio, assim como, oferecer um serviço completo e de qualidade aos seus clientes.
3. Acompanhe sempre o mercado
Para angariar imóveis de forma eficiente e identificar o máximo de oportunidades de negócio, deve fazer sempre um acompanhamento regular ao mercado imobiliário, por forma a direcionar a sua atenção para imóveis com maior potencial para a sua carteira e garantir que está sempre a par das oportunidades disponíveis.
Mantenha-se atento(a) a tendências de preços, procura do público por determinados tipos de imóvel e alterações em relação ao comportamento de clientes e potenciais clientes compradores e proprietários.
Para além disto, deve monitorizar o desempenho da sua concorrência e adotar as melhores práticas do mercado para estar na vanguarda e não perder oportunidades de negócio para outros profissionais.
A angariação de imóveis é algo que requer dedicação da sua parte e deve ser realizada de forma contínua e estratégica. Através dos métodos apresentados pode tornar-se mais eficiente no modo como angaria e, consequentemente, conquistar mais fechos de negócio e clientes satisfeitos.