Os estudos de mercado proporcionam uma visão realista e atualizada do mercado para que profissionais e respetivos clientes tomem decisões informadas e estratégicas. A importância de fazer estudos de mercado a imóveis prende-se com uma melhor capacidade para definição de preços e estratégias de venda.
Outro aspeto que releva a importância de fazer estudos de mercado a imóveis passa por uma melhor gestão das expetativas dos seus clientes proprietários, compradores ou investidores. A partir de dados concretos e análises fundamentadas, é possível educar os clientes sobre a realidade do mercado, ajustando expetativas irrealistas que ajudam à construção de relacionamentos de confiança.
1. O que é um estudo de mercado imobiliário?
Um estudo de mercado imobiliário é, mais do que um documento para apresentar ao seu cliente, um processo abrangente que envolve a recolha, análise e interpretação de informações sobre o mercado numa área específica. Este processo envolve uma avaliação de diversos fatores – preços de venda, tendências, caraterísticas, localização, entre outros - que influenciam o valor e posicionamento de um imóvel numa área específica.
2. Como fazer um estudo de mercado para avaliar o valor de um imóvel?
Fazer um estudo de mercado para avaliar o valor de um imóvel é um processo complexo e detalhado que requer uma análise meticulosa de diversos fatores. Envolve a definição da área geográfica, identificação e comparação de imóveis semelhantes na mesma zona, análise de tendências de preços, oferta e procura, avaliação de fatores locais, dados demográficos, considerações de projetos futuros nessa zona, entre outros fatores que permitem enquadrar o imóvel face à sua localização e ao mercado.
Cada um destes fatores requer tempo, expertise e acesso a várias fontes de informação, pelo que, realizar um estudo de mercado mediante métodos tradicionais pode ser demorado e está sujeito a erros.
3. CRM imobiliário: A ajuda para criar o estudo de mercado ao imóvel de forma automática
No sentido de facilitar o trabalho dos profissionais do imobiliário, surge o CRM imobiliário como uma alternativa mais eficiente e precisa para a realização de estudos de mercado. O CRM imobiliário acede a múltiplas informações e dados, ferramentas de análise que permitem identificar e analisar comparáveis relevantes, considerando fatores como, localização, tipo de imóvel, tipologia, caraterísticas e preços praticados no mercado. Outra caraterística relevante no CRM imobiliário passa pela capacidade de geração de relatórios detalhados e personalizáveis, que apresentam dados por meio de gráficos, tabelas e mapas para tornar os dados mais simples de entender.
Através da criação de estudos de mercado bem estruturados e gerados de forma automática pelo sistema, consegue melhorar a apresentação das informações ao cliente e demonstrar mais credibilidade e profissionalismo, sem ter de perder imenso tempo no desenvolvimento de cada estudo de mercado.
Como fazer um estudo de mercado de um imóvel no X-IMO CRM?
Com o X-IMO CRM tem acesso a várias ferramentas desenvolvidas especificamente para os profissionais do imobiliário num único sistema. Desde a gestão imobiliária a ferramentas de marketing imobiliário, tem tudo para tornar o seu trabalho mais eficiente, realizar tudo o que precisa e envolve o seu trabalho diário, sem sair do CRM imobiliário.
Para fazer um estudo de mercado de um imóvel no X-IMO CRM, basta selecionar imóveis à venda no mercado e imóveis já vendidos, tendo em consideração que esses mesmos imóveis escolhidos devem ter caraterísticas semelhantes às do imóvel sobre o qual está a realizar o estudo de mercado. A partir da escolha desses imóveis, o sistema faz uma comparação e apresenta um estudo de mercado com todas as informações relevantes para apresentar ao seu cliente, com gráficos, mapas, descrições de contacto e outras informações.
De referir que para tirar máximo partido dos estudos de mercado e de outras ferramentas integradas no seu CRM imobiliário, é fundamental procurar inserir todas as informações e dados que tiver em relação aos seus imóveis, clientes, entidades, dados gerais, entre outros, pois quanto mais informação o sistema tiver para aceder, mais completas são as informações apresentadas em relatórios.
Utilize as estratégias certas para manter a competitividade no mercado imobiliário
Um forte conhecimento relativamente ao mercado imobiliário local e nacional aliado a uma utilização eficiente de ferramentas completas, desenvolvidas para facilitar o seu trabalho e responder às suas necessidades diárias, como o CRM imobiliário, vão permitir-lhe prosperar e alcançar melhores resultados, tanto no que diz respeito a criar relacionamentos sólidos com os seus clientes como na execução de um trabalho de excelência que lhe permite manter a competitividade no mercado imobiliário.