No mercado imobiliário, a concorrência é crescente e existem diversos métodos e técnicas que pode e deve utilizar com vista angariar o maior número de clientes para a sua carteira. É fundamental perceber quais fazem mais sentido consoante a forma como trabalha ou pretende trabalhar e atuar no mercado para atingir os seus objetivos.
É importante lembrar que o mercado imobiliário é bastante competitivo e exigente, portanto, deve sempre manter-se atualizado acerca de tendências e necessidades do seu público-alvo para oferecer um serviço de qualidade que o destaque da sua concorrência.
1. Criar um plano de ação para nutrição de leads
Após captar os seus leads, deve passar à fase de nutrição com vista a conduzir cada potencial cliente até à fase final do processo, o fecho efetivo do negócio.
Para tal, a nutrição de leads pode ser realizada através do funil de negócios - presente em CRM’s imobiliários como o X-IMO CRM – onde pode documentar e acompanhar os processos de venda de forma simples, assim como, tem uma visão clara e abrangente sobre as suas oportunidades de negócio e respetiva evolução, num único painel.
A nutrição de leads é um processo contínuo que exige planeamento, criatividade e dedicação da sua parte. Ao criar um plano de ação consistente e bem estruturado com vista a alcançar mais clientes para a sua carteira, pode efetivamente aumentar as possibilidades de obter sucesso no imobiliário.
2. Divulgar a possibilidade de criação de estudos de mercado
Com vista a alcançar mais clientes para a sua carteira, deve munir-se de ferramentas que lhe permitam fazer mais e chegar mais longe, sem que precise de estar sempre a despender muito do seu tempo.
Uma boa forma de alcançar mais clientes passa por ter o website da sua agência a ajudá-lo.
Deve ter um website profissional, à imagem da sua imobiliária, integrado com o seu CRM imobiliário de modo a controlar tudo na mesma plataforma, como o caso do X-IMO CRM, que lhe oferece diversas funcionalidades no seu site imobiliário profissional – site do consultor, site de agência, estudos de mercado gerados automaticamente, módulo de empreendimentos, módulo de zonas, e muito mais - de forma a tirar o maior partido de uma ferramenta completa onde divulga os seus imóveis, dá a conhecer a sua marca e angaria leads para o seu negócio.
Uma boa forma de captar leads através do site imobiliário passa por ter estudos de mercado integrados e divulgar a existência dos mesmos nos locais onde está presente - como nas redes sociais ou montras digitais da sua agência imobiliária – pois, poderá ser um ótimo método para atrair potenciais clientes para o seu website e gerar mais leads para dar início ao processo de compra ou venda de um imóvel.
3. Desenvolver relações com a comunidade local
Com vista a aumentar o público que o conhece e tendo em consideração que, ao cultivar uma boa reputação no mercado e na sua zona de atuação tem mais possibilidades de angariar clientes para a sua carteira, deve ter em consideração na sua estratégia o desenvolvimento de relações com a comunidade local da sua zona de atuação.
É um método que poderá ser exigente na medida em que deve perceber como ir ao encontro das pessoas de modo a que conheçam os seus serviços. Pois se ninguém ouvir falar de si, ninguém irá à sua procura.
Por vezes bastam simples ações como distribuir ‘lembranças’ ou produtos utilitários como o caso dos calendários. Contudo, é importante conhecer a zona e perceber de que forma poderá intervir, quer através de um projeto social ou comunitário no qual se possa envolver, na criação de parcerias estratégicas com construtores locais ou mediadores de crédito, por exemplo.
O mais importante neste método é o facto de que a população deve sentir a sua presença, tê-lo em consideração e caso necessitem de comprar ou vender um imóvel, o tenham como uma boa referência para indicar a outras pessoas ou entrem em contacto consigo e não com um dos seus concorrentes.
Tudo aquilo que adota para aumentar a sua carteira de clientes pode definir o seu sucesso neste mercado altamente concorrido e competitivo. Deve considerar diversos métodos, estratégias e técnicas, testar e perceber o que resulta melhor para a sua imobiliária e adotar os que lhe proporcionam melhores resultados.