A motivação é algo primordial para qualquer profissional ser eficiente. Apesar de o consultor imobiliário dever manter-se auto motivado, cabe também ao gestor da agência imobiliária manter a equipa motivada e focada no crescimento do negócio.
Com esforço e dedicação, o consultor imobiliário terá probabilidade de vender mais imóveis e isso fará com que este se sinta mais realizado, tanto a nível profissional como a nível pessoal.
No presente artigo, damos a conhecer algumas dicas para entender como motivar os seus consultores imobiliários para aumentar a venda de imóveis.
1. Entenda o que estimula os seus consultores imobiliários
É importante conhecer o modo de trabalho que mais se adapta a cada um dos seus consultores imobiliários e estimular a utilização dos seus próprios métodos.
Isto é, certamente existem consultores imobiliários que preferem fazer prospeção imobiliária no terreno, e outros através do telemóvel ou canais de comunicação digital - e-mail marketing, redes sociais e outras plataformas. Por isso, seja qual for a característica do seu consultor imobiliário, reconheça e valorize a sua individualidade. No entanto, deve manter o seu foco na missão, valores e objetivos da sua empresa de mediação imobiliária.
Nunca se esqueça de ser flexível, pois uma equipa é constituída por um conjunto de pessoas com características diferentes e, por isso, é importante perceber o que motiva cada um dos seus consultores imobiliários. Dessa forma, poderá direcionar os seus esforços e alcançar os melhores resultados possíveis, bem como, aumentar a venda de imóveis.
2. Seja um exemplo para os seus consultores imobiliários
É necessário criar um ambiente onde os profissionais se sintam valorizados e envolvidos num processo de crescimento de toda a equipa.
Desse modo, deverá ser o exemplo de liderança que os consultores procuram, agindo sempre com ética e coerência, de acordo com os valores da empresa de mediação imobiliária. Demonstre sempre o seu empenho pessoal e elogie publicamente o desempenho dos membros da sua equipa, quando for o caso.
3. Saiba reconhecer os pontos fortes e fracos dos consultores imobiliários
Dar feedback à sua equipa de vendas é essencial para que haja uma partilha de opiniões e para a existência de críticas construtivas relativamente ao desempenho de cada consultor imobiliário.
A sinceridade é um dos pontos chave para gerar motivação. Um bom líder deve reconhecer as atitudes positivas do consultor imobiliário e, tem também o dever de o auxiliar nas ações que não estão a correr da melhor forma.
4. Conquiste a confiança dos seus consultores imobiliários
O primeiro passo para deixar os seus consultores imobiliários satisfeitos, passa por conquistar a confiança deles.
Quando a sua equipa de vendas se sente confiante, cria um compromisso entre os comerciais e a sua imobiliária, potenciando assim a geração de melhores resultados e, por sua vez, a venda de mais imóveis.
5. Forneça ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho dos consultores imobiliários
Existem ferramentas a nível tecnológico que permitem facilitar o trabalho diário dos consultores imobiliários e melhorar a organização e eficiência.
Surge assim o CRM imobiliário, o software de gestão imobiliária desenvolvido para dar respostas às necessidades diárias de trabalho dos profissionais do setor imobiliário.
Através de um CRM imobiliário completo, com ferramentas desde a gestão ao marketing imobiliário, tanto o(s) gestor(es) da agência imobiliária como os consultores imobiliários têm acesso a diversas ferramentas que permitem otimizar tempo e facilitar as tarefas diárias. Deste modo, o consultor imobiliário tem acesso a algo que lhe facilita o trabalho e consegue focar-se mais na venda de imóveis e em alcançar resultados de sucesso.
Como facilitar tarefas diárias do consultor imobiliário com o X-IMO CRM?
Com o X-IMO CRM tem acesso a um ecossistema de ferramentas, da gestão ao marketing imobiliário, que permitem facilitar as tarefas dos profissionais do setor imobiliário.
No X-IMO CRM, os consultores imobiliários conseguem organizar o respetivo trabalho diário, bem como, fazer toda a gestão de contactos, leads, relacionamento com o cliente, gestão da carteira imobiliária, acompanhamento das negociações, desde a prospeção ao fecho do negócio.
Os consultores imobiliários conseguem divulgar imóveis em portais imobiliários nacionais e internacionais, e site imobiliário, divulgar informações próprias e a carteira individual de imóveis no site do consultor imobiliário; criar visitas virtuais a imóveis de forma automática e ilimitada.
Mais do que isso, através do CRM imobiliário X-IMO consegue automatizar tarefas diárias, como envio de e-mails, receber lembretes para nunca se esquecer de nenhum cliente e notificações com oportunidades de angariação provenientes de portais imobiliários, e muito mais.
6. Disponibilize formação profissional e pessoal
Estar em constante formação é uma vantagem para qualquer negócio e uma mais-valia a nível profissional. Para isso, deve disponibilizar formações internas focadas em técnicas de vendas e no mercado imobiliário.
Para além de ajudar ao desenvolvimento profissional dos consultores que integram a imobiliária, não se esqueça de demonstrar um lado mais humano e criar relacionamentos mais fortes entre a imobiliária e os seus consultores. Desse modo, quando existe um ambiente profissional agradável e estimulante, qualquer profissional se sente motivado.
Da mesma forma, deve também fomentar a participação dos seus consultores imobiliários em formações relativas ao CRM imobiliário, bem como, requerer formações junto do provedor do seu software de gestão imobiliária, por forma a que os consultores imobiliários retirem máximo partido da ferramenta diária de trabalho e alcancem os melhores resultados.
É possível ter formações do X-IMO CRM para tirar máximo partido das ferramentas do CRM imobiliário?
Sim. Através da adjudicação de qualquer um dos Planos X-IMO CRM, tem acesso a formações adequadas sobre as diversas funcionalidades existentes no CRM imobiliário, para potenciar uma utilização eficiente da sua ferramenta diária de trabalho.
Para além disso, existe sempre a possibilidade de solicitar formações específicas do CRM imobiliário para melhorar o desempenho das suas equipas.
7. Forneça assistência ao consultor imobiliário
Clientes diferentes apresentam necessidades e exigências diferentes e, por isso, os negócios variam de cliente para cliente. Se, por alguma razão, o processo de negociação ou o fecho do negócio não está a correr como esperado, é necessário auxiliar o seu consultor imobiliário por forma a solucionarem os problemas existentes da melhor forma possível.
É imprescindível partilhar experiências e boas práticas com os seus consultores imobiliários e estar sempre disponível para ajudar. Assim, além do relacionamento interpessoal melhorar consideravelmente, também o lado profissional será valorizado.
Conclusão: Como motivar agentes imobiliários para aumentar a venda de imóveis
Atualmente, a ideia de incentivar os seus consultores imobiliários recorrendo apenas a recompensas monetárias começa a estar ultrapassada. Os profissionais começam a ter outro tipo de motivações mais relevantes, como as relações interpessoais e a valorização pessoal/ profissional.
Nesse sentido, a melhor forma de motivar a sua equipa relaciona-se com o bom ambiente profissional e disponibilização das melhores ferramentas que permitam a realização do trabalho diário com máxima eficiência, por forma a alcançar o aumento na venda de imóveis e o sucesso no mercado imobiliário.