Alcançar o status de top producer é o maior objetivo da carreira para muitos profissionais da área do imobiliário. Como tal, deve existir um profissionalismo excecional por forma a que seja possível alcançar altos níveis de sucesso e o profissional seja considerado uma referência, mas, antes disso é fundamental ter em consideração que, conseguir tornar este objetivo numa realidade, é algo que implica bastante trabalho e dedicação diariamente.
A seguir, apresentamos algumas dicas que podem efetivamente ajudar a manter-se no caminho certo para disponibilizar um serviço de excelência aos seus clientes e para se tornar top producer, uma referência para a classe e alguém focado em obter elevados resultados.
1. Seja especialista da sua zona de atuação
Tendo em consideração que a sua carteira de imóveis se concentra numa determinada área, portanto, a sua área de atuação. Mais do que conhecer ao máximo as caraterísticas de cada um dos seus imóveis e tudo aquilo que existe somente perto do local onde o imóvel se encontra, é extremamente fundamental que tenha total conhecimento do que existe nessa localização, na zona onde o imóvel se encontra.
Para além de se tornar muito mais confiante quando tiver que fornecer informação acerca do imóvel, assim como, quando estiver na fase de negociação do imóvel com um cliente ou potencial cliente, demonstra que mais do que um profissional imobiliário que está somente a tentar vender um imóvel, é um verdadeiro especialista daquela zona, conhecedor de tudo o que existe e até um ‘conselheiro’ que pretende o melhor para o seu cliente oferecendo informações úteis relativamente a tudo o que existe e que o cliente poderá encontrar.
A título de exemplo, o X-IMO CRM é um ecossistema completo de ferramentas desenvolvidas especificamente para o imobiliário, tal como o site para a sua imobiliária que pode aceder e personalizar diretamente no CRM e conta com diversas funcionalidades como, a área das zonas onde pode dar a conhecer aos clientes a zona onde os seus imóveis se encontram e sobre a qual é especialista.
2. Desenvolva as suas habilidades
O aprimoramento contínuo da sua capacidade enquanto profissional é outro dos fatores com importância para alcançar o topo neste mercado.
Todos os dias deve estar focado, aprender ao máximo o que lhe permitirá aprimorar as suas habilidades de negociação, comunicação, marketing e gestão de tempo.
Não perca tempo com o que não lhe acrescenta valor e participe somente em cursos, formações ou conferências, por exemplo, com formadores ou oradores conhecedores das exigências e que estão realmente por dentro do mercado, de modo a adquirir conhecimento adicional, manter-se atualizado acerca das melhores práticas do setor imobiliário, desenvolver-se e tornar-se na sua melhor versão enquanto profissional. Pois, quanto mais se desenvolver, maior será a sua capacidade de atender às necessidades do mercado e dos seus clientes, superando a sua concorrência.
3. Construa relacionamentos fortes com os clientes
No mundo dos negócios imobiliários, conseguir construir relacionamentos fortes, em que o cliente confia em si enquanto profissional, é meio caminho para ser bem-sucedido. Escute sempre atentamente os seus clientes, faça por entender as suas necessidades e desejos enquanto se mantém sempre disponível para ajudar e apoiar durante todo o processo de compra ou venda de um imóvel. De forma regular, mantenha o contacto, mesmo após o concluído o negócio, pois assim garante que os seus clientes se sentem valorizados e satisfeitos com o serviço por si prestado.
Para além disso, os relacionamentos a longo prazo podem permitir-lhe aumentar a sua carteira de clientes, na medida em que um cliente satisfeito, caso necessite, volta a recorrer aos seus serviços ou irá recomendá-lo como um bom profissional e alguém de confiança.
4. Invista em tecnologia e na sua melhoria contínua
Para conseguir ser bem-sucedido(a) deve manter-se atualizado(a) em relação às melhores soluções e ferramentas disponíveis no mercado. Ao utilizar uma ferramenta que lhe permite alcançar uma melhor performance e ser mais eficiente, terá tempo para fazer prospeção, dedicar-se aos seus clientes e a vender os seus imóveis em carteira.
Um CRM imobiliário que vá ao encontro das suas necessidades de trabalho diárias e que acompanhe a sua evolução enquanto profissional, é a resposta que precisa para fazer a gestão de todo o seu negócio e aumentar a sua eficiência.
Sendo que existe uma vasta oferta no mercado, é fundamental pesquisar, perceber o que cada qual integra e adotar um software completo que lhe permita alcançar máxima eficiência, ter controlo sobre tudo o que envolve o seu trabalho mesmo que delegue algumas tarefas para outras pessoas.
Com o X-IMO CRM toda a gestão do negócio é feita diretamente no software imobiliário. Tem total controlo sobre a gestão de leads, clientes, carteira de imóveis, equipas, diferentes entidades, permissões, escalas e comissões dos utilizadores; tem o funil de negócios onde pode fazer o acompanhamento desde a prospeção até ao fecho do negócio.
Para além de ter acesso direto a tudo diretamente no seu software, o X-IMO dá-lhe ainda a possibilidade de obter relatórios e métricas; ter a sua agenda; criar visitas virtuais para os seus imóveis; exportar os seus imóveis para portais imobiliários nacionais e internacionais, assim como, exportar os seus imóveis diretamente do CRM para as montras digitais que se encontram na vitrine da sua agência imobiliária; acede a anúncios de particulares e da Banca através do serviço de Metasearch e ainda pode criar os seus próprios conteúdos numa ferramenta de marketing simples e intuitiva.
Tem acesso ao software imobiliário na APP móvel para trabalhar a partir de qualquer lugar.
Desta forma, tem tudo o que precisa no mesmo sítio, de modo a aumentar a produtividade e sem precisar de recorrer a ferramentas externas.
5. Mantenha-se atualizado acerca do mercado imobiliário
Claro está que, para se tornar num profissional bem-sucedido e estar na vanguarda do imobiliário, deve estar sempre a acompanhar as tendências e alterações que vão acontecendo no mercado imobiliário.
Acompanhe de perto as flutuações do mercado, os preços, as taxas de juro, políticas governamentais, todo e qualquer fator que afete ou esteja adjacente ao setor. Esteja presente em organizações profissionais relevantes para o setor, participe em eventos benéficos para o setor e para si, trabalhe ou inspire-se em profissionais de topo e, garanta que está a par de tudo o que realmente interessa relativamente ao mercado pois, quanto mais informado se mantiver, mais confiante e capaz se vai sentir para tomar decisões estratégicas que lhe permitam ser eficiente e orientar os seus clientes da melhor forma a alcançar o sucesso.
Os profissionais da mediação imobiliária para se tornarem top producers, devem ter sempre em mente que alcançar esse objetivo é algo que irá exigir muito trabalho, comprometimento, dedicação contínua e foco. Aliado a isso, quanto mais entusiasta for em relação à sua carreira, maiores serão as hipóteses de êxito, precisamente devido ao facto de que, quando se ama aquilo que se faz, o entusiamo colocado em cada negociação é substancialmente maior.