O website é uma ferramenta fundamental e uma vantagem para as empresas de mediação imobiliária pois, é uma plataforma que permite comunicar e é um dos locais onde os potenciais clientes podem saber mais acerca da agência imobiliária ou consultor imobiliário.
Tendo em consideração a grande procura por serviços imobiliários através da internet, ter um website bem desenvolvido é uma ajuda essencial para criar uma presença forte e credível com vista a transmitir confiança ao seu público.
Mais do que apresentar a carteira de imóveis e empreendimentos, o site pode ser utilizado com vista a promover outros serviços associados à sua empresa de mediação imobiliária, para divulgação de eventos e ofertas especiais assim como, para publicar artigos e informações relevantes que sejam do interesse do seu público-alvo.
Um site pode também integrar recursos como perguntas frequentes (FAQs) de modo a dar respostas úteis a potenciais questões que os visitantes possam ter; informações de contacto visíveis com número de telefone, telemóvel e email; chat online e formulários de contacto que permitem aos visitantes do seu site, entrarem em contacto de forma fácil e rápida com a sua imobiliária.
1. Tenha o seu site otimizado para motores de pesquisa
Os motores de pesquisa são um dos primeiros lugares, se não o primeiro, a que os seus clientes e potenciais clientes irão recorrer por forma a iniciarem o processo de compra ou venda de um imóvel e/ou para encontrarem outros serviços imobiliários.
Tendo em consideração que a maioria das pessoas só consulta os resultados apresentados nas primeiras páginas dos motores de pesquisa, é fundamental adotar as melhores estratégias para manter o site da sua agência nessas páginas e assim alcançar o seu público-alvo.
Como tal, existem diversas estratégias que pode adotar nesse sentido, começando pelo SEO (otimização para motores de pesquisa) que passa por um conjunto de técnicas que, se forem efetuadas de forma eficaz permitem melhorar o posicionamento das páginas de um website nos motores de pesquisa, como o Google, de forma a gerar tráfego orgânico para o site da sua imobiliária.
Para isso, deve considerar termos de pesquisa para as quais pretende ranquear e basear a sua estratégia de SEO nessas palavras-chave; as páginas do seu site devem conter títulos principais e meta descrições que incluam essas mesmas palavras-chave que considerou; todas as páginas principais do seu site devem ser facilmente acedidas através da homepage (página principal) assim como, deve garantir velocidade de carregamento das páginas para evitar sofrer ‘penalizações’ no ranqueamento.
2. Garanta que o seu site funciona bem em dispositivos móveis
Deve garantir que a velocidade de carregamento das páginas do seu site imobiliário acontece de forma rápida quando o mesmo é acedido através de um computador e especialmente, através de dispositivos móveis.
Tendo em consideração que muitos clientes e potenciais clientes fazem uso de dispositivos móveis - como o telemóvel ou tablet - é fundamental que o site seja responsivo, adaptando-se de forma automática ao tamanho da tela em que está a ser exibido para não perder tráfego e não prejudicar o posicionamento do website em termos de ranqueamento nos motores de pesquisa.
É também importante testar regularmente o desempenho e fazer ajustes caso seja necessário, para garantir uma boa experiência para os seus clientes e potenciais clientes que visitam o seu website imobiliário.
3. Torne a navegação no seu site simples e intuitiva
A experiência dos utilizadores tem um grande impacto quanto à capacidade de o website da sua imobiliária converter visitantes em leads. Pois, quando alguém acede ao seu site deve ser capaz de navegar de forma simples e intuitiva para ir ao encontro das informações que pretende encontrar, caso contrário, o mais provável é que ele desista.
Principalmente, deve garantir que os visitantes do site da sua agência imobiliária consigam encontrar facilmente as suas listas de imóveis e/ou empreendimentos, assim como, informações e serviços adicionais, pesquisar com base numa localização e entrar em contacto facilmente.
A título de exemplo surge o site imobiliário profissional do X-IMO CRM que, para além se ser integrado com o software de gestão imobiliária, foi desenvolvido com vista a ser otimizado para os motores de pesquisa e adaptado a dispositivos móveis.
Contém diversas ferramentas integradas tais como, estudos de mercado que são gerados automaticamente pelo sistema para os visitantes do seu site; motor de pesquisa premium que foi criado para facilitar a pesquisa dos seus visitantes; área de proprietário que é uma área pessoal existente no seu site para os seus clientes proprietários acederem a informação acerca do desempenho dos próprios imóveis, para facilitar o seu trabalho e ao mesmo tempo, aumentar a confiança do seu cliente; módulo específico só para os seus empreendimentos com as frações disponíveis; módulo de zonas, para fornecer informação sobre as zonas onde os seus imóveis se encontram e fazer uso dessas páginas para melhorar o ranqueamento do seu site; páginas adicionais onde pode divulgar outros serviços; site do consultor imobiliário onde o consultor tem um site (e não uma simples página) para partilhar tudo o que pretender; e o site de agência que lhe permitirá aumentar a presença online, alcançar mais clientes e tem todas as ferramentas do site principal, o site imobiliário profissional.
4. Escreva para o seu cliente ideal
Se pretende gerar mais leads através do site da sua imobiliária, é fundamental que quando coloca as informações que pretende no site, tenha o seu cliente ideal em mente por forma a atrair e envolver os seus potenciais clientes.
Como tal, deve identificar claramente quem é o seu cliente ideal através de questões como: Quais são as caraterísticas demográficas e comportamentais? Quais as necessidades e desejos em relação a um imóvel? E com base nas respostas que obtiver, pode criar a sua persona e ajustar a sua comunicação para ir ao encontro.
Desta forma, ao escrever informações que sejam relevantes para quem pretende atrair e alcançar, não só cria uma boa experiência para o utilizador como permite que a sua imobiliária capte mais leads de qualidade e aumente as possibilidades de obter sucesso na venda de imóveis.
5. Utilize visitas virtuais para vender mais imóveis
Com a aposta crescente em visitas virtuais por parte dos consultores e agências imobiliárias para dar a conhecer os espaços dos imóveis, é importante atualizar os seus métodos e manter-se a par das tendências do mercado para não perder para a concorrência.
As visitas virtuais para além de permitirem que o potencial cliente tenha uma ideia mais precisa do imóvel e das respetivas caraterísticas, é também uma forma de economizar tempo e recursos sendo que pode mostrar o imóvel a vários potenciais clientes e só agendar visitas físicas com quem realmente está interessado em adquirir o imóvel; e expandir o seu negócio na medida em que pode alcançar potenciais clientes de outros países.
Para facilitar o seu trabalho, o melhor passa por poder criar e personalizar as suas visitas virtuais diretamente no seu software CRM, como o caso do X-IMO CRM que lhe permite carregar as suas panorâmicas para o CRM e, de forma automática, o sistema cria uma visita virtual pronta a partilhar onde pretender, quer seja em redes sociais, site imobiliário, ou montras digitais, por exemplo.
6. Dê a conhecer testemunhos dos seus clientes
Grande parte das pessoas quando pretende adquirir um produto ou recorrer a um determinado serviço, procuram saber a opinião de alguém que conhecem ou procuram por opiniões e pareceres de outras pessoas na internet relativamente ao produto ou serviço em questão.
Assim sendo, partilhar os testemunhos dos seus clientes satisfeitos com quem visita o seu site, é uma boa forma de demonstrar credibilidade e aumentar a confiança do seu potencial cliente face aos serviços que disponibiliza.
Dar a conhecer as opiniões dos seus clientes pode permitir-lhe, futuramente, aumentar as referências face aos seus serviços e criar uma boa reputação no mercado imobiliário.
Para garantir que começa a gerar mais leads e a obter melhores resultados através do seu site imobiliário, deve garantir o bom funcionamento do mesmo, assim como, que as informações que introduz nas páginas do seu site são pensadas e delineadas com vista a irem ao encontro dos seus clientes e potenciais clientes, pois colocar um site online sem ser ‘trabalhado’ não basta.