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Imobiliário: Quais as caraterísticas de um bom profissional?

18-05-2023 min de leitura

É fundamental entender quais as caraterísticas de um bom profissional, de modo a alcançar bons resultados nesta área tão competitiva, em que a confiança é fundamental.

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Na área do imobiliário assim como em qualquer área de negócio, os profissionais bem-sucedidos são aqueles que, para além das experiências e conhecimentos que vão adquirindo ao longo da carreira, são os que têm a capacidade de, por si próprios, superar as diferentes adversidades que se colocam no caminho.

 

Para os profissionais da mediação imobiliária que pretendem criar um percurso consistente, é fundamental entender quais as caraterísticas de um bom profissional, de modo a alcançar bons resultados nesta área tão competitiva, em que a confiança é fundamental.

1. Conhecimento do mercado imobiliário

 

Para qualquer profissional alcançar o sucesso, é fundamental que tenha conhecimento relativamente às tendências do mercado imobiliário com vista a identificar oportunidades de investimento ou venda, como encontrar áreas em crescimento ou zonas em desenvolvimento que poderão ir ao encontro dos interesses de algum cliente ou potencial cliente. O conhecimento do mercado é também uma vantagem para o profissional avaliar corretamente um imóvel, assim como, para fornecer conselhos e ajudar os clientes na tomada de decisões.

 

Os profissionais que vão adquirindo, ao longo do tempo e da experiência adquirida, um bom conhecimento relativamente ao mercado, têm também uma maior capacidade para antecipar tendências futuras e alterações nas condições do mercado, o que lhes permite ajustar estratégias e aconselhar os respetivos clientes com o objetivo de obterem os melhores resultados.

 

Da mesma forma, os clientes tendem a confiar mais em profissionais que demonstram conhecer bem o mercado no qual atuam, o que significa que, ao responder a perguntas e fornecer informações com precisão, aumenta a sua credibilidade e a confiança do cliente.

2. Aptidão para negociar

 

Para negociar eficazmente, deve comunicar de forma clara e eficaz para conseguir melhores termos e condições para os respetivos clientes, lidar com situações desafiantes, atuar com eficiência para resolver conflitos ou desacordos e encontrar soluções satisfatórias para as partes envolvidas por forma a garantir fechos de negócio bem-sucedidos.

 

A capacidade para negociar não se trata apenas de conseguir obter o melhor resultado num único negócio, mas também, de construir relacionamentos duradouros, pois ao adotar uma abordagem colaborativa e de respeito para com as outras partes envolvidas, pode vir a estabelecer uma boa reputação e assim, ganhar a confiança dos clientes e até mesmo de outros profissionais do imobiliário.

3. Capacidade de gestão e organização

 

A eficiência na gestão e a capacidade para organizar todo o trabalho torna-se bastante importante para os profissionais que pretendem obter sucesso, no que diz respeito a ter de lidar com diversas tarefas simultaneamente, tais como, visitas a imóveis, avaliações do mercado, preparação de burocracias, acompanhamento de negociações, entre outros.

 

Sendo que o ramo imobiliário tem vindo a evoluir ao longo do tempo, é fundamental que os profissionais estejam dispostos a aprender continuamente e a atualizarem-se sobre últimas tendências, regulamentações ou tecnologias relevantes para serem eficientes a trabalhar diariamente.

 

Por forma a garantir máxima eficiência no que diz respeito à gestão e organização de todo o trabalho, surgem os softwares de CRM imobiliário, como o X-IMO CRM, que permite simplificar o seu trabalho diariamente, pode guardar e gerir todas as informações e dados relativos a imóveis, clientes, leads e outras entidades, assim como, ainda inclui funcionalidades como site imobiliário, visitas virtuais, APP móvel, exportação de imóveis para portais imobiliários, montras digitais com gestão de conteúdosMetasearch imobiliário e uma ferramenta de marketing para criar conteúdos em diferentes formatos para diferentes locais, como o seu site ou redes sociais. Tudo isto no CRM imobiliário, para não precisar de utilizar ferramentas externas e ter acesso sempre a tudo o que precisa no mesmo lugar.

 

 

4. Flexibilidade e adaptabilidade

 

O mercado imobiliário pode ser volátil, o que pressupõe a possibilidade de estar sujeito a mudanças. O bom profissional deve ter a capacidade de se adaptar a essas mesmas mudanças e ajustar a respetiva estratégia e abordagem consoante as necessidades.

5. Honestidade e ética

 

Sendo que os negócios no ramo imobiliário pressupõem, na grande maioria das vezes, avultadas transações financeiras, assim como, confiança por parte dos clientes, um bom profissional deve agir de forma honesta, transparente e ética em todas as interações e transações existentes durante todo o processo de compra ou venda de um imóvel por forma a alcançar o fecho de negócios com sucesso e demonstrar que é um profissional credível e de confiança.

Estas são algumas caraterísticas inerentes ao perfil de um bom profissional do imobiliário que pretende alcançar o sucesso neste mercado altamente competitivo. O profissional deve estar sempre disposto a aprender com a experiência e aprimorar os métodos e conhecimentos para alcançar os objetivos e resultados que pretende, pois, o sucesso é algo que vai sendo construído ao longo da sua carreira e que implica dedicação, perseverança e o compromisso de oferecer um excelente serviço aos seus clientes.

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