O setor imobiliário é altamente competitivo e dinâmico, o que pressupõe que, profissionais e empresas de mediação imobiliária devam procurar formas de otimizar os processos, melhorar a relação com os clientes e aumentar a produtividade.
Considerando que, uma empresa de mediação imobiliária é composta por diversos profissionais, desde consultor imobiliário ao gerente, diretor geral ou comercial, é fundamental a adoção de ferramentas como o CRM imobiliário, na medida em que, é uma solução que vem tornar os profissionais mais eficientes na realização das tarefas e processos de trabalho diários.
Através de uma maior capacidade para todos realizarem as respetivas funções, torna-se mais simples a obtenção de resultados de sucesso. No presente artigo, damos-lhe a conhecer algumas das vantagens do CRM imobiliário para os profissionais que fazem parte da gestão do negócio imobiliário.
1. Gestão de agências e profissionais
Um CRM imobiliário permite uma gestão eficiente das agências imobiliárias e respetivos profissionais. Permite que o responsável pela gestão do negócio faça a monitorização do desempenho dos profissionais, atribuição de leads, tarefas e o acompanhamento do progresso das mesmas. Para além disto, o CRM vem facilitar a cooperação entre a equipa que integra a agência imobiliária, melhorando a eficiência operacional.
Como fazer a gestão de agências e utilizadores no X-IMO CRM?
Como ‘administrador’ do software X-IMO CRM, tem a capacidade de aceder aos dados da conta e fazer a gestão da/das agência(s) imobiliária(s), assim como, dos utilizadores que têm permissão para acederem o CRM imobiliário. Consegue facilmente adicionar e ter acesso a todas as informações relativas a cada agência imobiliária e utilizadores, criar configurações diferentes, automatismos, visualizar ações comerciais, relatórios, acessos, nível de produtividade e muito mais.
2. Gestão de escalas
A gestão de escalas é outra das grandes vantagens do CRM imobiliário. Permite a criação e gestão de escalas de trabalho para os consultores, de modo a garantir que todos os compromissos e tarefas são efetuados de forma eficiente e organizada.
Como fazer a gestão de escalas no X-IMO CRM?
A partir do X-IMO CRM, deve marcar os comerciais da imobiliária no mapa de escalas e associar a(s) agência(s) no comercial correspondente, na data e horário que pretende. Caso pretenda repetir as mesmas escalas noutra semana, tem ainda a possibilidade de repetir o mapa para não ter de inserir as mesmas informações. Todas as escalas que inserir vão aparecer, de forma automática, na agenda do consultor correspondente.
3. Processamento de comissões
Esta é talvez uma das tarefas mais complexas e demoradas para alguns gestores. No entanto, através da utilização eficiente de um bom CRM imobiliário, esta tarefa poderá tornar-se mais simples e eficiente. O CRM imobiliário permite calcular automaticamente as comissões tendo por base as vendas realizadas, eliminando erros e otimizando tempo.
Como verificar e processar comissões a partir do X-IMO CRM?
Quer seja para todos ou de forma individual, processar ou verificar comissões através do X-IMO CRM é muito simples. Na secção designada, basta selecionar um ou todos os profissionais e a data.
A seguir, poderá verificar as comissões com informações ‘por angariação’ e ‘por negócio’ com a referência do imóvel, valor do negócio, comissão da mediadora, comissão do mediador e total da angariação/ negócio. Seleciona os imóveis que pretender e pode processar de imediato as comissões.
4. Gestão de atividades no sistema
Outras das vantagens do CRM imobiliário passa pela capacidade de monitorização de todas as atividades e ações realizadas no sistema pelos utilizadores. Desta forma, o gestor tem uma visão mais completa das operações e do desempenho de cada profissional que integra a imobiliária.
Como fazer a gestão de atividades no X-IMO CRM?
Considerando que o gestor de uma ou várias agências imobiliárias tem acesso ao X-IMO CRM como ‘administrador’ dadas as suas funções na empresa, uma das vantagens que o CRM imobiliário oferece passa por dar a capacidade de monitorizar todas as atividades realizadas no sistema, por forma a manter uma gestão eficiente daquilo que vai sendo inserido e por quem.
5. Relatórios para análise de desempenho
Um CRM imobiliário utilizado de forma mais eficiente possível, tem a capacidade de entregar relatórios detalhados para análise de desempenho. Através da análise das métricas e relatórios, é possível para o gestor avaliar o desempenha da(s) agência(s) e respetivos profissionais, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas que visem a melhoria da eficiência e a rentabilidade do negócio.
Como utilizar os relatórios do X-IMO CRM para analisar o desempenho das agências imobiliárias e profissionais?
No caso do ‘administrador’ que gere várias agências imobiliárias, os relatórios automáticos do X-IMO CRM, permitem-lhe verificar a performance, comparar e perceber quem está a alcançar bons resultados e nas quais existe necessidade de realizar alterações, mudar a estratégia adotada ou aplicar mais força. No mesmo sentido, acede a estatísticas de produtividade e pontuação de angariador por angariação sobre os quais também consegue gerar relatórios automáticos.
O CRM imobiliário é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa e profissionais da área imobiliária. Oferece diversas vantagens que permitem tornar o trabalho diário de cada profissional mais eficiente. Como tal, o CRM imobiliário traz vantagens também para a gestão das agências imobiliárias, permitindo o aumento da eficiência e rentabilidade do negócio.