Está a usar o seu CRM imobiliário da melhor forma?
O CRM imobiliário é atualmente uma das ferramentas mais valiosas para qualquer agência ou consultor imobiliário. Permite a centralização de informações, gestão de leads e imóveis, acompanhamento de negócios e uma melhor gestão de tempo e tarefas. Mas, o sucesso da sua implementação depende da forma como é utilizado.
Muitos profissionais do setor imobiliário usam um CRM imobiliário, mas continuam a cometer erros que reduzem ou anulam o impacto positivo da ferramenta no seu desempenho.
Neste artigo, vamos partilhar alguns erros mais comuns ao utilizar o CRM imobiliário e como pode evitá-los.
1. Não registar todos os leads no CRM imobiliário
Um dos erros mais prejudiciais é adiar ou não registar de todo, novos leads ou contactos. Muitas vezes o consultor atende uma chamada, responde a um pedido ou faz uma visita a um imóvel, mas só mais tarde é que insere os dados no CRM imobiliário ou acaba por se esquecer de os registar, o que resulta em dados incompletos, históricos perdidos e um seguimento comercial pouco eficaz.
Como evitar que isso aconteça com o X-IMO?
Com a tecnologia Smart Inbox integrada com o X-IMO, todos os leads provenientes de portais imobiliários nacionais e internacionais são entregues automaticamente no CRM imobiliário, sendo adicionados ao funil de negócios com os respetivos dados e origem identificada.
Mais do que isso, todos os pedidos de informação e contacto que recebe do seu site imobiliário são também entregues no CRM, bem como, todos os leads que inserir na APP móvel do X-IMO, pois existe uma sincronização de dados entre a APP móvel e o sistema X-IMO. Assim, os contactos não se perdem, ficam registados desde o primeiro momento e prontos a serem acompanhados.

2. Utilizar o CRM imobiliário apenas como arquivo ou repositório
Usar o CRM imobiliário como um sítio para ter as suas listagens de contactos e imóveis é desperdiçar o seu verdadeiro potencial.
Um CRM imobiliário completo, que integra ferramentas desde a gestão ao marketing, é uma plataforma estratégica de gestão comercial, acompanhamento diário de processos, divulgação automatizada de imóveis e fortalecimento da comunicação da marca com o público.
3. Não manter as informações atualizadas e deixar ações pendentes
Imóveis com dados desatualizados, leads com interesses incorretos, tarefas em atraso, clientes a necessitar de atenção são problemas comuns e com impacto direto nos resultados comerciais.
Como garantir atualizações constantes e evitar ações pendentes no X-IMO?
O X-IMO facilita a atualização constante através do acesso rápido aos painéis laterais e alertas visuais para dados incompletos ou notificações para ações pendentes. Manter a base de dados atualizada deixa de ser um peso e passa a fazer parte do fluxo natural de trabalho de cada profissional.

4. Utilização inconsistente do CRM por parte da equipa
Um dos maiores entraves à eficiência de qualquer CRM imobiliário é quando apenas uma parte da equipa o utiliza, ou quando cada profissional o utiliza de forma diferente. Isto resulta numa base de dados desorganizada, históricos incompletos, tarefas esquecidas e leads perdidos por falta de acompanhamento.
Este erro é comum em imobiliárias onde o CRM é visto como ‘mais uma obrigação’ ou quando a direção/gestão assume a ferramenta, mas não promove uma utilização estratégica entre todos os profissionais da equipa: comerciais, consultores, gestores, diretores, responsável do marketing. A consequência direta é a perda de oportunidades comerciais, retrabalho e falta de alinhamento entre os vários intervenientes dos processos.
Como evitar uma utilização inconsistente do X-IMO pela equipa?
No CRM imobiliário X-IMO, cada utilizador pode ter o seu perfil de acesso configurado, isto é, assistentes administrativos, consultores, comerciais e gestores veem somente aquilo que precisam, sem se perderem em informação irrelevante. Esta organização torna o sistema mais simples de usar, promove o foco e aumenta a sua utilização.
Cada ação efetuada no sistema – inserir um imóvel, atualizar dados de leads, registar uma ação comercial fica registado no histórico, o que promove a transparência, evita conflitos (ex. ‘quem falou com este cliente?’) e permite que, mesmo na ausência de alguém, outro colega possa dar continuidade ao processo.
Com os painéis laterais por cliente, imóvel ou negócio, acessíveis a todos os utilizadores (conforme o acesso definido), a informação fica centralizada para tornar a sua visualização e acesso mais simples e rápido.
5. Ignorar o potencial da versão mobile do CRM imobiliário
Num setor em que se trabalha sobretudo fora do escritório, não usar a APP móvel do CRM imobiliário é abdicar de flexibilidade e agilidade para registar informações e aceder aos dados que precisa no terreno.
Muitos profissionais perdem tempo a tomar notas para depois fazerem o registo no sistema ou então acabam por nunca registar e perdem informações importantes.
Como a APP móvel do X-IMO vem ajudá-lo a ser mais eficiente diariamente?
A versão mobile do X-IMO permite a inserção de visitas, tarefas e eventos e a visualização de tudo o que tem para fazer na agenda.
Consegue também inserir leads e ações comerciais que ficam logo disponíveis também em sistema, aceder a todos os dados de contactos e imóveis, registar imóveis em prospeção, receber mensagens, notificações de atribuição de novos leads para dar seguimento e alertas de tarefas existentes na agenda, quer esteja no carro, numa visita ou entre reuniões. Desta forma, a produtividade acompanha o consultor onde quer que se encontre.

O verdadeiro potencial do CRM imobiliário está no seu uso diário e eficiente
Utilizar o CRM imobiliário não garante, por si só, mais leads e negócios fechados. O impacto surge quando a ferramenta é usada de forma estratégica, consistente e toda a equipa está envolvida e alinhada.
Com o X-IMO é possível criar esta cultura sem esforço adicional, através de estrutura, regras definidas, automatismos e visibilidade dos dados. Assim, o sistema torna-se uma ferramenta de equipa e não apenas um repositório de dados e informações.
Ao evitar os erros mais comuns e escolher um sistema completo com ferramentas especificas para dar resposta às necessidades do setor imobiliário, os profissionais conseguem transformar a tecnologia num verdadeiro motor de crescimento para o negócio imobiliário. No final, o que diferencia os melhores profissionais do setor não é apenas a quantidade de contactos, mas sim a forma como os gere.
- Está a usar o seu CRM imobiliário da melhor forma?
- 1. Não registar todos os leads no CRM imobiliário
- Como evitar que isso aconteça com o X-IMO?
- 2. Utilizar o CRM imobiliário apenas como arquivo ou repositório
- 3. Não manter as informações atualizadas e deixar ações pendentes
- Como garantir atualizações constantes e evitar ações pendentes no X-IMO?
- 4. Utilização inconsistente do CRM por parte da equipa
- Como evitar uma utilização inconsistente do X-IMO pela equipa?
- 5. Ignorar o potencial da versão mobile do CRM imobiliário
- Como a APP móvel do X-IMO vem ajudá-lo a ser mais eficiente diariamente?
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