Como a tecnologia está a mudar a mediação imobiliária

Saiba como a tecnologia está a moldar o futuro das imobiliárias e como o apoio de plataformas completas permitem aos profissionais trabalhar com mais eficiência, profissionalismo e foco em resultados.
07 ago 2025 · 5 min de leitura
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A mediação imobiliária está a mudar com recurso a soluções tecnológicas

O setor imobiliário está em transformação. O comportamento do cliente mudou e as exigências são maiores, e a mediação imobiliária já não se faz com processos improvisados. Para garantir produtividade, diferenciação e crescimento sustentável, a tecnologia deve ser o pilar central da atividade imobiliária.

 

Neste artigo, exploramos como a tecnologia está a moldar o futuro das imobiliárias e como o apoio de plataformas completas permitem aos profissionais trabalhar com mais eficiência, profissionalismo e foco em resultados.

1. Centralização de informações: o novo normal na gestão imobiliária

Ter leads e contratos no seu e-mail e as tarefas somente na memória, é o cenário ideal para perder oportunidades. A centralização de informação é hoje o primeiro passo para ganhar controlo sobre o negócio.

Como mantém tudo centralizado com o X-IMO?

Com o X-IMO, todos os dados relevantes estão centralizados no sistema, desde leads, a clientes e proprietários com acesso ao histórico e informações de forma rápida; imóveis com caraterísticas, imagens, visitas virtuais, documentação; a tarefas, eventos ou ações comerciais registadas diretamente na sua agenda. Isto significa menos erros, acesso às informações que precisa no momento de forma mais rápida e equipas a trabalhar com a mesma informação.

2. Menos tarefas repetitivas, mais foco em fechar negócios

O tempo dos consultores deve ser passado com pessoas, não com tarefas repetitivas. E é aqui que a tecnologia faz a diferença. Ao eliminar tarefas repetitivas do dia a dia, os profissionais ganham tempo para o que realmente importa: fechar negócios.

Que funcionalidades de inteligência artificial existem no X-IMO para acelerar tarefas?

O X-IMO integra agentes de inteligência artificial para geração automática de textos e descrições para os seus imóveis, em que basta inserir o prompt com o que pretende e o texto é gerado automaticamente. Através de inteligência artificial também é possível o reconhecimento de imagens para preenchimento automático das caraterísticas de imóveis, para não precisar de inserir tudo manualmente e consegue fazer virtual staging aos seus imóveis por meio de AI.

Que funcionalidades de inteligência artificial existem no X-IMO para acelerar tarefas? 0

3. Análise de dados e métricas: decisões com base em factos, não suposições

O acesso a dados estruturados tem um impacto direto na tomada de decisões. A intuição com base na experiência também é importante, mas atualmente, quem lidera o mercado são as empresas e profissionais que baseiam as suas escolhas e decisões tendo como base números reais.

Relatórios automáticos e dashboards com KPIs no X-IMO

No software imobiliário X-IMO, tem acesso a relatórios automáticos e dashboards que permitem analisar KPIs como tempo médio de fecho dos negócios, leads gerados, performance da equipa e muito mais. Através da análise regular destas métricas é possível entender o desempenho das equipas e do negócio para ajustar estratégias, antecipar tendências e melhorar a rentabilidade do negócio.

Relatórios automáticos e dashboards com KPIs no X-IMO 0

4. A nova relação com o cliente: mais digital e exigente

A relação com o cliente também mudou. Num mercado mais exigente e digital, o cliente pretende respostas rápidas, transparência e um acompanhamento eficiente. A tecnologia é o que permite entregar tudo isto sem esforço adicional, pelo contrário.

Como ser mais eficiente a dar resposta aos clientes com o X-IMO?

O X-IMO disponibiliza um conjunto de ferramentas integradas que vêm tornar esta experiência mais fluida e profissional para o cliente, com e-mail marketing e SMS marketing integrado no software imobiliário; área privada para acesso do cliente proprietário a informações sobre o desempenho do próprio imóvel - propostas recebidas, relatórios de visita, chat para conversar - no site da imobiliária; ajuda de inteligência artificial para criação de modelos de comunicação e mensagens personalizadas e adaptadas a cada etapa do funil. O que resulta em clientes mais bem informados, acompanhados e mais confiantes no processo.

5. Mobilidade: trabalhar em qualquer lugar com a mesma eficiência

Os dias dos profissionais não são e não devem ser sempre passados no escritório.

A mobilidade constitui outro ponto fundamental da nova era da mediação imobiliária e é uma vantagem competitiva. O trabalho no terreno exige acesso a dados em tempo real, possibilidade de registar de forma rápida uma ação comercial, um imóvel, lead ou tarefa e capacidade de encontrar o que precisa na hora e responder rapidamente, mesmo em movimento.

O que fazer com a app móvel do X-IMO?

Desde receber notificações de atribuição de novos leads a tarefas pendentes, com a app móvel X-IMO pode aceder a dados para trabalhar em mobilidade. Desde acesso a informações de leads, imóveis e agenda, consegue registar visitas, ações comerciais ou novas angariações no momento. Tudo sincronizado com o sistema principal para garantir produtividade em qualquer lugar.

O que fazer com a app móvel do X-IMO? 0

6. Conformidade e segurança: tecnologia ajuda a cumprir leis e regulamentações

Mais do que fazer uso de ferramentas tecnológicas para trabalhar melhor e com mais eficiência, trabalhar com conformidade é garantir a continuidade da empresa de mediação e, aqui o apoio da tecnologia é fundamental. Com regulamentações exigentes, é essencial trabalhar com plataformas que ajudem a cumprir a lei para evitar riscos legais, aumentar a confiança dos clientes e proteger o seu negócio.

Funcionalidades do X-IMO para cumprir leis e regulamentações

O X-IMO inclui funcionalidades para verificar se os seus clientes estão em conformidade com a Lei de Branqueamento de Capitais, para garantir uma operação legal, ética e transparente, bem como, permite-lhe ter um canal de denúncias no seu site imobiliário alinhado com a lei de Whistleblowing, por forma a proteger o seu negócio e transmitir confiança aos clientes.

O futuro da mediação já começou: mais profissional, digital e estratégico

A tecnologia está a redefinir a forma como se faz mediação imobiliária e isto não é uma tendência do futuro, mas sim uma realidade do presente. Esta transformação está ao alcance de todas as imobiliárias, desde uma pequena agência com dois consultores a redes imobiliárias que pretendam trabalhar com inteligência, estrutura e foco nos resultados. A mediação do futuro será mais digital, mais estratégica e centrada no cliente e o sucesso será dos profissionais e empresas de mediação que fizerem uso da tecnologia como aliada.

  • A mediação imobiliária está a mudar com recurso a soluções tecnológicas
  • 1. Centralização de informações: o novo normal na gestão imobiliária
  • Como mantém tudo centralizado com o X-IMO?
  • 2. Menos tarefas repetitivas, mais foco em fechar negócios
  • Que funcionalidades de inteligência artificial existem no X-IMO para acelerar tarefas?
  • 3. Análise de dados e métricas: decisões com base em factos, não suposições
  • Relatórios automáticos e dashboards com KPIs no X-IMO
  • 4. A nova relação com o cliente: mais digital e exigente
  • Como ser mais eficiente a dar resposta aos clientes com o X-IMO?
  • 5. Mobilidade: trabalhar em qualquer lugar com a mesma eficiência
  • O que fazer com a app móvel do X-IMO?
  • 6. Conformidade e segurança: tecnologia ajuda a cumprir leis e regulamentações
  • Funcionalidades do X-IMO para cumprir leis e regulamentações
  • O futuro da mediação já começou: mais profissional, digital e estratégico