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A evolução do setor imobiliário: Um olhar sobre os últimos 50 anos 0
#Internet e Tecnologia

A evolução do setor imobiliário: Um olhar sobre os últimos 50 anos

25-04-2024 min de leitura

A evolução do setor imobiliário nos últimos 50 anos, após o 25 de abril de 1974.

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Ao longo dos últimos 50 anos, após a Revolução de 25 de abril de 1974, o setor imobiliário tem vindo a passar por uma evolução significativa, impulsionada por diversos fatores como as mudanças no comportamento do público, fatores económicos, regulamentações governamentais e avanços tecnológicos.

 

O setor imobiliário constitui uma parte vital da economia de Portugal. Vamos dar-lhe a conhecer algumas mudanças que resultaram na evolução do setor imobiliário, 50 anos depois do 25 de abril de 1974.

1. Tendências no setor imobiliário nos últimos 50 anos

 

Nos últimos 50 anos, o setor imobiliário em Portugal tem passado por mudanças significativas e várias tendências emergiram. Uma das principais tendências passou pelo crescimento do investimento em imóveis residenciais, impulsionado pela urbanização e migração da população para as cidades. O que veio resultar na procura por mais habitação e infraestrutura urbana, resultando no desenvolvimento de novos projetos imobiliários. E, para além disso, o apoio à construção de novos imóveis foi uma das políticas adotadas nesse período, o que veio incentivar o investimento no setor imobiliário.

 

A Revolução de 25 de abril de 1974 teve um impacto significativo no setor imobiliário em Portugal, pois antes disso, o arrendamento era a opção preferencial da maioria dos portugueses. Após a Revolução de 1974, o país veio a enfrentar um período instável a nível político e económico que afetou os preços dos imóveis.

 

Nos anos 90, o setor imobiliário começou a expandir-se e houve um aumento no investimento de imóveis comerciais e industriais. O crescimento do turismo também impulsionou o setor imobiliário, com o aumento da procura por hotéis, resorts e imóveis para arrendamento de curto prazo.

2. Avanços da tecnologia no setor imobiliário

 

A evolução da tecnologia teve um enorme impacto no setor imobiliário, tanto para os clientes compradores e clientes proprietários como para os profissionais do imobiliário.

 

Através do mundo digital existe uma enorme facilidade de clientes e profissionais acederem a uma vasta oferta de imóveis e informações disponíveis no mercado, o que tornou o processo de compra, venda e arrendamento de imóveis mais acessível e eficiente.

 

Os seus clientes e potenciais clientes têm a facilidade de pesquisar imóveis em portais imobiliários, redes sociais ou no seu site imobiliário, comparam preços e conseguem conhecer o imóvel através da experiência imersiva oferecida pelas visitas virtuais, permitindo conhecer o imóvel sem precisar de o visitar pessoalmente. As visitas virtuis permitem assim otimizar tempo e recursos, tanto para os clientes compradores como para os profissionais do imobiliário.

 

O surgimento de novas tecnologias - como o caso do CRM imobiliário - oferecem diversas vantagens para os profissionais e agências imobiliárias. O CRM imobiliário vem facilitar as tarefas diárias dos profissionais, melhorar a gestão do negócio imobiliário e automatizar processos, tornando-se fundamental para manter o negócio imobiliário atual e na vanguarda do mercado.

Como as funcionalidades do X-IMO CRM permitem facilitar o trabalho do consultor imobiliário?

 

As funcionalidades do X-IMO CRM contribuem para a gestão eficiente do negócio imobiliário e para simplificar o trabalho diário dos consultores imobiliários para que se foquem nos clientes e no fecho de negócios.

 

Através do CRM imobiliário X-IMO consegue gerir e aceder aos seus contactos, imóveis, leads, empreendimentos, oportunidades, entidades, transações e muito mais. Consegue ainda exportar toda a carteira imobiliária para portais imobiliários nacionais e internacionais de forma gratuita e aceder a ferramentas de marketing como, site imobiliário profissionalferramenta de edição de imagem para melhorar a comunicação com o público, criação de visitas virtuais automáticas e montras digitais com gestão de conteúdos.

 

Pode ainda gerar relatórios automáticos que lhe fornecem uma melhor perceção da performance do negócio e permitem ajudar a tomar decisões, tendo por base dados fidedignos.

 

Mesmo que esteja a trabalhar no terreno, consegue aceder ao CRM imobiliário a partir da APP móvel e registar novos imóveis em prospeção, aceder ao módulo de combinações entre as preferências do seu cliente comprador e caraterísticas de um imóvel, criar e assinar um CMI, bem como, partilhar imóveis, receber notificações e agendar ações comerciais para não se esquecer de nada.

 

3. O papel dos consultores imobiliários

 

No setor imobiliário, os consultores imobiliários desempenham um papel fundamental na compra, venda e arrendamento de imóveis. Ao garantir que o processo ocorre de forma segura, eficiente e transparente, e possuir conhecimento especializado no mercado imobiliário, consegue orientar os clientes da melhor forma, reduzindo riscos e otimizar o tempo e esforço das partes envolvidas no negócio.

 

Os consultores imobiliários atuam como intermediários entre os clientes compradores e clientes proprietários, ajudam a facilitar a negociação e todo o processo até ao fecho do negócio. Desempenham um papel importante durante todo o processo de compra-venda de um imóvel pelo que, a profissionalização do setor tem levado a um aumento dos consultores imobiliários qualificados, capazes de oferecer um serviço de alta qualidade e conhecimento especializado aos clientes.

 

Ao longo dos últimos 50 anos, o papel dos consultores imobiliários tem evoluído para se adaptar às oscilações do mercado e à evolução da tecnologia, fundamental para manter o negócio imobiliário na vanguarda do mercado.

 

Pelo que, os profissionais do setor imobiliário que passaram a utilizar os meios digitais para alcançar um público maior e fazem uso das melhores tecnologias do mercado, conseguem facilitar o respetivo trabalho e encontrar o imóvel que cada cliente pretende de forma mais eficiente. 

Como encontrar o imóvel ideal para os seus clientes com o X-IMO CRM?

 

Através do serviço de Metasearch integrado com o X-IMO CRM, recebe toda a oferta de imóveis de FSBO e Banco anunciados em portais imobiliários, diretamente no CRM imobiliário. Desta forma, acede a novas oportunidades de angariação de imóveis todos os dias.

 

Recebe notificações do sistema sempre que um imóvel corresponde às preferências dos seus clientes compradores, antes mesmo de angariar o imóvel, por forma a encontrar o imóvel ideal para os seus clientes.

 

Para tirar máximo partido do CRM imobiliário e, para que a correspondência entre as preferências do seu cliente e as características do imóvel sejam as mais fidedignas possíveis, deve inserir o máximo de dados e informações sobre cada cliente.

 

 

Metasearch

4. Previsões e desafios para o setor imobiliário

 

Atualmente, o setor imobiliário enfrenta diversos desafios e oportunidades. A rápida urbanização e o crescimento da população nas cidades aliado à conjuntura atual tem levado a uma procura crescente por habitação, o que se torna numa oportunidade para o desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários e reabilitação de áreas urbanas degradadas.

 

No entanto, existem desafios como o aumento dos preços dos imóveis por todo o país, o que vem tornar a habitação menos acessível para muitas pessoas. Bem como, a incerteza a nível económico e as flutuações no mercado financeiro têm vindo a afetar o setor imobiliário. Como tal, a adoção de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e uma abordagem centrada no cliente poderá ajudar o setor a prosperar nos próximos anos, sendo essencial que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios e para se adaptarem às oscilações do mercado imobiliário.

 

Para além disso, novos sistemas de AI começam a ser explorados para previsão da procura, flutuações e tendências de mercado. Assim como, modelos generativos para criação de conteúdo que vêm permitir melhorar a comunicação com o público, e ferramentas para apoiar o processo de angariação e procura ativa por potenciais clientes.

É fundamental que os profissionais do setor imobiliário acompanhem as mudanças do mercado por forma a adaptarem-se às novas exigências e tendências. Os profissionais que possuem conhecimento especializado e estão atualizados com as últimas tecnologias e práticas sustentáveis, têm capacidade para fornecer um serviço de qualidade, bem como, maior oportunidade de evolução para alcançar o sucesso neste mercado altamente competitivo.

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