O mercado imobiliário é influenciado por diversos fatores como a economia, taxas de juro, oferta e procura, bem como, tendências demográficas que vêm influenciar e criar diversas oscilações que vão surgindo ao longo do tempo.
O consultor imobiliário faz muito mais que vender imóveis. É um profissional verdadeiramente multifacetado que tem de estar preparado para várias mudanças. Como consultor imobiliário, é fundamental entender o mercado imobiliário e acompanhar ao máximo o mesmo para estar sempre atualizado e fornecer um serviço de excelência aos clientes.
No presente artigo, fazemos uma passagem por vários fatores que influenciam a profissão de consultor imobiliário e como se tornar um consultor imobiliário de sucesso no mercado imobiliário onde a concorrência é alta e, onde o conhecimento e experiência são fundamentais para prosperar.
1. O que faz um consultor imobiliário?
O consultor imobiliário desempenha diversas funções, desde fazer prospeção, angariação de imóveis, venda e acompanhamento ao cliente. Para além disso, o consultor imobiliário é também responsável por criar e manter relacionamentos com clientes, fornecer aconselhamento especializado durante todo o processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel.
Os consultores imobiliários devem ter conhecimento especializado acerca do mercado imobiliário e respetiva zona de atuação, habilidades de negociação, capacidade para avaliar imóveis e uma clara compreensão das necessidades e desejos dos clientes.
2. Ter conhecimento para superar desafios como consultor imobiliário
Uma carreira como consultor imobiliário pode apresentar desafios únicos. Com a elevada concorrência, é essencial destacar-se e oferecer um serviço de excelência aos clientes, bem como, é importante definir o seu posicionamento estratégico por forma a identificar-se claramente ao público e diferenciar-se no sentido de definir a sua proposta de valor e tornar-se no profissional escolhido para fazer negócio.
Para superar os desafios é fundamental manter-se atualizado acerca das tendências de mercado, aprimorar constantemente os seus conhecimentos e habilidades, e estar disposto a adaptar-se às oscilações do mercado imobiliário.
Para além disso, outro desafio do consultor imobiliário passa pela capacidade de construir uma boa carteira de clientes e fechar o máximo de negócios, mas, para isso é importante ter em mente que a confiança é algo fundamental neste mercado.
Os clientes escolhem os serviços de um profissional que lhes transmita confiança no sentido de encontrar a melhor opção para as suas necessidades. Para isso, deve trabalhar ao máximo a sua rede de contactos para manter um bom relacionamento com os seus clientes que faça com que pensem logo em si, sempre que os clientes têm necessidade de recorrer aos seus serviços ou fazerem recomendações.
3. Utilizar as ferramentas certas para potenciar o fecho de negócios
Fechar negócios no mercado imobiliário poderá ser um desafio e um processo demorado, mas através das estratégias certas é possível alcançar o sucesso.
Para superar os desafios, é fundamental manter-se atualizado com as tendências do mercado, aprimorar constantemente as suas habilidades e conhecimentos, e adaptar-se às oscilações do mercado imobiliário, bem como, à evolução da tecnologia.
Para fechar negócios é importante garantir que os processos ocorrem de forma clara e eficiente. Esteja preparado para responder a questões, fornecer informações detalhadas e acompanhar os seus clientes de forma consistente durante todo o processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel.
Como potenciar o fecho de negócios no mercado imobiliário com o X-IMO CRM?
Para potenciar o fecho de negócios, é fundamental encontrar o imóvel ideal para os seus clientes. Para isso, com o serviço de Metasearch integrado com o X-IMO CRM, tem acesso a mais oportunidades de negócio diariamente e ainda recebe notificações do sistema sempre que as caraterísticas de um imóvel dos portais imobiliários corresponde às preferências de um dos seus clientes compradores.
O X-IMO CRM integra sites profissionais para o imobiliário e, no sentido de profissionalizar o trabalho do consultor imobiliário destaca-se o site do consultor imobiliário que permite ao consultor dar-se a conhecer enquanto especialista no mercado imobiliário e, ao mesmo tempo, vem dar maior liberdade ao profissional para divulgar a respetiva carteira de imóveis, testemunhos, distinções, angariações e muito mais.
4. Construir uma boa rede de contactos no mercado imobiliário
Uma boa forma para encontrar clientes com vista ao fecho de negócios passa pelo desenvolvimento de relacionamentos duradouros com os seus clientes e a criação de uma reputação sólida no mercado.
Deve manter presença nas redes sociais e o seu site imobiliário atualizado, bem como, divulgar conteúdos atuais e de interesse para o seu público-alvo. Para além disso, participe em eventos do setor imobiliário, faça parte de associações de profissionais do imobiliário e marque presença em eventos de networking para expandir a sua rede de contactos.
5. Utilizar um CRM imobiliário com as ferramentas adequadas ao trabalho de consultor imobiliário
O CRM imobiliário constitui uma ferramenta essencial para consultores imobiliários. Um CRM imobiliário completo e eficiente permite que o profissional organize todo o seu trabalho e tarefas diárias, enquanto faz a gestão dos respetivos contactos, interações e relacionamento com o cliente, gestão da carteira imobiliária e acompanha todo o processo das negociações, desde a angariação até ao fecho do negócio.
Mais do que isso, o CRM imobiliário permite automatizar tarefas para facilitar o dia a dia do consultor imobiliário, tal como, enviar e-mails e receber lembretes para otimizar tempo e concentrar-se em atender às necessidades dos seus clientes. É fundamental escolher um CRM imobiliário completo e eficiente que vá ao encontro das suas necessidades e forneça as ferramentas certas para evoluir os seus métodos de trabalho.
Como o X-IMO CRM pode ajudar o consultor imobiliário?
O X-IMO CRM é um CRM imobiliário completo com ferramentas desde gestão ao marketing imobiliário, que permite melhorar a eficiência e performance dos consultores imobiliários.
Desde a centralização de todas as informação e dados de contactos, imóveis, clientes, transações e muito mais, consegue ainda automatizar tarefas como a exportação de imóveis para portais imobiliários nacionais e internacionais e integração automática de leads.
Através da Smart Inbox, todos os leads provenientes de portais imobiliários são automaticamente integrados ao Menu Leads do seu X-IMO CRM para dar logo seguimento, sem perder tempo a inserir os leads manualmente. Da mesma forma, com a integração de sites profissionais, todos os leads provenientes do seu site são igualmente recebidos automaticamente no CRM imobiliário.
Para além disso, tem acesso a ferramentas de marketing para comunicar de forma eficiente com os seus clientes e potenciais clientes por meio de e-mail marketing; consegue criar visitas virtuais automáticas de forma ilimitada aos seus imóveis e tem acesso a tudo a partir da APP móvel X-IMO CRM para aceder a tudo o que precisa quando está no terreno.
6. Investir em formação adequada para consultores imobiliários
A formação e o conhecimento que os consultores imobiliários adquirem ao longo do tempo é algo com uma enorme importância para alcançar o sucesso.
Numa altura em que a informação circula a uma velocidade estonteante, é fundamental manter-se a par de todas as mudanças legislativas, tecnológicas e novas técnicas para explorar o mercado imobiliário.
A aprendizagem de novos métodos só pode ser feita de duas formas: através da prática ou da formação profissional. A prática traz imensa experiência e o "know-how", ou conhecimento empírico na profissão, porém é limitada à experiência individual. Resume o conhecimento ao universo pessoal.
A formação profissional, por outro lado, possibilita a aquisição do conhecimento através da experiência coletiva ou individual, dos mais variados profissionais ligados ao setor imobiliário. É uma mais-valia por ser ilimitada e constantemente atualizada.
Para os profissionais que querem evoluir positivamente, a junção dos dois tipos de conhecimento é fundamental. Alinhar a experiência pessoal com as práticas dos melhores profissionais do imobiliário é a garantia de uma aprendizagem muito produtiva.
O mercado imobiliário é muito dinâmico e competitivo. Dominar o mercado imobiliário e tornar-se num consultor imobiliário de sucesso requer dedicação, empenho, habilidades, conhecimento sobre as últimas tecnologias e acerca de tudo o que diz respeito ao mercado. Bem como, a formação é vital para os que desejam evoluir e tornar-se profissionais de excelência, mas também para os profissionais que pretendem permanecer nesta área por diversos anos.