Exercer funções como mediador imobiliário em Portugal é algo que exige mais do que uma licença e algum conhecimento relativamente ao mercado imobiliário. É fundamental ter determinação, a atitude correta e ações consistentes durante toda a sua carreira.
Para alcançar bons resultados, deve munir-se das melhores ferramentas e estratégias para se tornar um profissional credível e reconhecido pela prestação de serviços de excelência aos clientes.
No presente artigo, vamos explorar aquilo que é necessário para ser mediador imobiliário em Portugal e todas as estratégias e ferramentas fundamentais para alcançar o sucesso.
1. Qual é a função de um mediador imobiliário?
O mediador imobiliário atua como um elo entre os clientes compradores e os proprietários de imóveis. É o responsável por facilitar a negociação de imóveis, garantir que ambas as partes envolvidas ficam satisfeitas com os termos do contrato e deve assegurar que todas as transações são efetuadas de modo legal e transparente.
Para além da mediação na compra, venda, permuta, trespasse ou arrendamento de imóveis, o mediador imobiliário fornece os seus valiosos conhecimentos sobre o mercado imobiliário, ajudando os clientes a tomarem decisões informadas.
Mas, mais do que isso, o mediador imobiliário deverá ter capacidade para aconselhar os clientes em relação ao preço justo para o imóvel e sobre a preparação do imóvel, apresentar um plano de marketing imobiliário para o imóvel, fazer a pré-qualificação de potenciais clientes, realizar todas as visitas ao imóvel, enviar reports ao cliente e, sobretudo, procurar sempre defender os interesses do cliente proprietário.
Como manter o seu cliente proprietário atualizado através do X-IMO CRM?
Com o X-IMO CRM tem acesso a um ecossistema de ferramentas, da gestão ao marketing imobiliário, que lhe permitem fazer toda a gestão do seu negócio imobiliário e alcançar um excelente desempenho enquanto profissional do setor imobiliário.
Através da integração do X-IMO CRM com o Site Imobiliário Profissional consegue aproximar-se dos seus clientes através de várias ferramentas, entre as quais, a área de proprietário. A partir desta área pessoal no site da sua imobiliária, consegue partilhar com o seu cliente proprietário todas as informações relevantes acerca do desempenho do(s) respetivo(s) imóvel/ imóveis e, ainda têm um chat onde podem conversar.
Assim, tudo o que quiser partilhar com o seu cliente proprietário em relação ao imóvel fica acessível nessa área pessoal, para o cliente aceder sempre que pretender.
2. O que é preciso para ser mediador imobiliário em Portugal?
Para exercer a atividade de Mediação Imobiliária em Portugal é necessário possuir licença AMI (Alvará de Mediação Imobiliária), concedida pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC). A realização do pedido de Licença de Mediação Imobiliária é feita através do site do IMPIC ou do Balcão do Empreendedor, e presencialmente, nos locais de atendimento do IMPIC.
Para além disso, a lei estabelece requisitos de acesso à atividade e dos quais depende a concessão da licença, tais como, possuir idoneidade comercial, deter de seguro de responsabilidade civil, garantia financeira ou outro instrumento equivalente.
Adquirir as certificações e licenças requeridas, para além de ser uma obrigação legal é também importante para conquistar a confiança de clientes, investidores e parceiros. Essas certificações garantem que o mediador imobiliário tem o conhecimento adequado e reconhecimento legal para mediar transações imobiliárias.
3. É necessário curso superior ou formação para ser mediador imobiliário?
Embora não seja obrigatório investir num curso superior para exercer funções enquanto mediador imobiliário, a formação adequada em áreas como gestão imobiliária, marketing e vendas, entre outros cursos de valor para a Mediação Imobiliária, são recomendáveis.
Os cursos e formações que acrescentem valor à profissão de mediador imobiliário, lecionados por profissionais credíveis e com conhecimento sobre o mercado e a Mediação Imobiliária, fornecem as bases e credibilidade necessária para iniciar uma carreira de sucesso no setor imobiliário.
4. Como ser bem-sucedido(a) ao iniciar atividade na Mediação Imobiliária
O primeiro passo para ser bem-sucedido(a) como mediador imobiliário em Portugal, passa por possuir conhecimento sólido relativamente ao mercado imobiliário. O que inclui, manter-se a par das tendências de preços praticados, tipos de imóveis à venda e áreas de interesse que estão a ganhar popularidade.
Através da obtenção de máximo conhecimento em relação ao mercado imobiliário, tem capacidade para aconselhar de forma mais eficiente os seus clientes e fazer recomendações informadas.
No mesmo sentido, o entendimento profundo em relação a leis e regulamentações do mercado, é algo fundamental para evitar problemas a nível legal e garantir que todas as transações são realizadas de forma justa e transparente. Isto inclui conhecimento da legislação relativa à compra, venda e arrendamento de imóveis, bem como, todas a obrigações fiscais e contratuais.
É fundamental que os mediadores imobiliários se mantenham atualizados em relação a mudanças legislativas. Pois, ao demonstrar um conhecimento efetivo, consegue transmitir confiança ao cliente e proteger as partes envolvidas nas transações, enquanto assegura que todos os procedimentos legais são seguidos de forma rigorosa.
No sentido de alcançar sucesso enquanto mediador imobiliário, o desenvolvimento de uma boa rede de contactos é fundamental para obter recomendações dos seus serviços a potenciais clientes e alcançar novas oportunidades de negócio. A sua rede de contactos deve incluir outros profissionais ligados ao setor imobiliário, tais como, advogados, empreiteiros de obras, agentes de crédito, seguros, entre outros.
Para além de oportunidades de negócio, ao construir uma boa rede de contactos tem também acesso a suporte e recursos valiosos que podem vir complementar o serviço que fornece ao cliente.
Para ser eficiente, deve participar em eventos de networking, conferências, associações de mediadores imobiliários, eventos e redes sociais para lhe permitir expandir a sua rede de contactos e fortalecer as suas conexões profissionais no mercado imobiliário.
5. A importância da tecnologia para ser bem-sucedido(a) no setor imobiliário
Ter capacidade de gerir o seu tempo e priorizar tarefas de maior importância, é também muito importante para alcançar os seus objetivos.
Faça uso de um software de gestão imobiliária para gerir o seu trabalho diariamente e automatizar tarefas que lhe retiram tempo que pode dedicar aos seus clientes e a outras tarefas de maior valor.
Da mesma forma, opte por um sistema de gestão imobiliária completo com ferramentas para além da gestão que permitam melhorar a sua oferta de valor ao público e potenciar o fecho de negócios.
A evolução tecnológica no mercado imobiliário também veio permitir melhorar a qualidade de exposição dos imóveis e acelerar a venda de imóveis. Através de visitas virtuais aos seus imóveis, consegue dar a conhecer um imóvel de forma mais real, pois os seus clientes e potenciais clientes conseguem ter uma melhor perceção de como é o imóvel na realidade e, para ajudar nesse sentido, existem ferramentas que facilitam bastante o seu trabalho.
Como criar visitas virtuais aos seus imóveis e encontrar o imóvel ideal para o seu cliente com o X-IMO CRM?
A integração de visitas virtuais com o X-IMO CRM, permite-lhe criar visitas virtuais aos seus imóveis de forma rápida e automática.
Basta tirar fotografias panorâmicas às divisões do imóvel, carregar as fotografias para o CRM imobiliário e a visita virtual é criada automaticamente pelo sistema. Pode criar quantas visitas virtuais quiser e, cada visita virtual fica pronta a partilhar, no seu site imobiliário, portais imobiliários, rede sociais ou na montra digital da sua agência imobiliária.
Com o X-IMO CRM tem capacidade até para encontrar o imóvel certo para o seu cliente, sem ter de procurar. Através do serviço de Metasearch integrado com o CRM imobiliário, recebe anúncios de imóveis provenientes dos principais portais imobiliários e sempre que existir uma correspondência entre anúncios de imóveis e as preferências dos seus clientes, o sistema envia-lhe notificação a avisar para não perder nenhuma oportunidade de angariação.
6. Estratégias eficazes para o mediador imobiliário
Definir de forma clara os seus objetivos e metas, é fundamental para alcançar sucesso na Mediação Imobiliária. Estabeleça metas SMART – Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais – para orientar as suas ações diariamente e manter o seu foco em resultados concretos.
Um plano de negócios para estruturar eficazmente as suas ações e estratégias de mercado, é algo que também poderá considerar. Deve incluir no plano, análises de mercado, estratégias de marketing imobiliário, gestão financeira e métodos para aquisição de clientes. Através da elaboração de um plano eficaz, tem maior capacidade para enfrentar os desafios e potenciar o aumento das suas oportunidades de negócio.
Outra estratégia para ser bem-sucedido(a) passa pelo desenvolvimento contínuo das suas habilidades de negociação e interpessoais para aprimorar a sua capacidade de fechar bons negócios e fornecer um serviço de excelência ao cliente. Participe em workshops, eventos e formações para estar sempre atualizado(a) com as melhores práticas e tendências do imobiliário, elevar o seu nível profissional e alcançar o sucesso.
Conclusão: Como ser um mediador imobiliário de sucesso em Portugal?
Ao trabalhar no setor imobiliário em Portugal tem maior capacidade para construir uma rede sólida de contactos e parcerias, fundamentais para ser bem-sucedido(a) a longo prazo. A chave para alcançar esse sucesso, passa por manter-se sempre atualizado(a) em relação às tendências de mercado, aprimorar constantemente habilidades de negociação e fornecer um serviço de excelência ao cliente.
Com dedicação, perseverança e foco, o mediador imobiliário tem capacidade para alcançar sucesso no mercado imobiliário e contribuir significativamente para a qualidade de vida dos seus clientes.
A adoção eficiente das dicas apresentadas, poderá fazer a diferença entre ser um mediador imobiliário comum e ser um mediador imobiliário de excelência. Assim como, não só é possível alcançar objetivos como superar expetativas e deixar uma marca duradoura na Mediação Imobiliária em Portugal.