Imobiliário: Como converter mais com e-mail marketing
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Importância do e-mail marketing para alcançar mais clientes
O e-mail marketing continua a ser eficaz para estabelecer comunicação com leads e clientes. E no setor imobiliário, onde o processo de decisão é mais longo e envolvente, a newsletter certa no momento certo pode fazer toda a diferença.
Mais do que promover imóveis, as newsletters permitem manter o relacionamento com leads, educar o mercado e posicionar a agência imobiliária. Mas para funcionarem com eficácia, é preciso ir além dos envios em massa – e é aqui que fazer uso de um CRM imobiliário com e-mail marketing integrado se torna essencial para minimizar o seu trabalho e potenciar os resultados.
1. Defina o objetivo da sua campanha de e-mail marketing
Antes de começar a criar a sua campanha, deve saber exatamente o que pretende com a mesma. Que promover um novo imóvel? Lançar um novo serviço associado à sua imobiliária? Ou apenas manter-se presente na memória do cliente?
Cada objetivo representa um tipo de conteúdo, tom e estrutura diferente. Isto é, caso pretenda angariar imóveis, pode partilhar casos de sucesso e testemunhos de clientes satisfeitos com um grupo de contactos de proprietários. Para potenciar as visitas aos seus imóveis no site imobiliário, deverá destacá-los com fotografias apelativas e CTAs claros que encaminhem para as respetivas páginas dos imóveis no seu site.
2. Segmente os seus contactos em grupos semelhantes
Enviar o mesmo conteúdo para todos os seus contactos é desperdiçar oportunidades. Por exemplo, leads de compradores que procuram uma moradia T4 de luxo pronta a habitar não terão interesse num T1 antigo para remodelação, em princípio. Pelo que, deve entender as preferências dos seus contactos e segmentá-los por grupos com interesses semelhantes, e assim, enviar comunicações com imóveis e outros conteúdos que vão ao encontro daquilo que os seus clientes procuram e/ou conteúdos que possam ser do interesse dos mesmos.
É possível segmentar contactos no X-IMO para envio de comunicações de e-mail marketing?
A segmentação é a base de uma comunicação eficaz. No X-IMO pode segmentar os seus contactos – com base na zona de interesse, tipologia de imóvel pretendida, etapa no funil de negócios, interações com campanhas anteriores, entre outros – e criar grupos de contactos para enviar campanhas e newsletters com conteúdo direcionado para aumentar a probabilidade de gerar aberturas, cliques e conversões.

3. Envie conteúdo de valor e não apenas imóveis
As newsletters não devem constituir apenas ‘catálogos digitais’ dos seus imóveis, isto é, se o conteúdo não for interessante para o cliente ou lead, o mesmo irá ignorar ou cancelar a subscrição. Deve combinar os seus imóveis em carteira com conteúdo útil, tal como, dicas para compradores e proprietários, oportunidades de investimento em zonas em valorização para investidores, explicações simples sobre crédito habitação, certificações ou taxas na aquisição de imóvel, notícias relevantes do setor imobiliário ou sobre a sua agência.
4. Use um software imobiliário com e-mail marketing integrado
A maior vantagem de utilizar um software imobiliário com ferramentas de marketing integradas e, sobretudo, e-mail marketing, é a centralização. Cada interação fica associada à ficha do contacto, permitindo-lhe verificar o histórico completo da relação, associar campanhas a negócios concretos, registar respostas, tarefas e notas diretamente no sistema. Assim, não perde contexto nem oportunidades de negócio e pode vir a transformar um clique numa newsletter num negócio fechado com mais agilidade.
O software imobiliário X-IMO integra ferramentas de marketing?
Para além do Designer, um editor de conteúdos para personalização de peças de comunicação – posts para redes sociais, cartões de visita, revistas, etc. – tem também SMS marketing e criação de landing pages diretamente no X-IMO. Consegue criar a suas newsletters e campanhas de e-mail marketing e enviar para as suas listas de contactos previamente segmentados, agendar campanhas ou configurar gatilhos de automação para comunicar com leads e clientes. Para além disso, pode monitorizar com facilidade o desempenho das campanhas e de cada newsletter e obter insights sobre o comportamento do seu público.
5. Acompanhe os resultados das suas newsletters
Enviar uma campanha de e-mail marketing é apenas o início da estratégia. Para melhorar os resultados, precisa de acompanhar as métricas das suas newsletters: taxa de abertura, cliques, conversões.
Com base nesses dados, pode testar diferentes abordagens (testes A/B), ajustar horários de envio, reformular o assunto do e-mail, alterar o título principal, melhorar o conteúdo e, assim, experimentar diferentes abordagens para entender o que funciona melhor para alcançar os resultados desejados.

Deixe de enviar apenas e-mails e crie relações que convertem
O e-mail marketing mais do que uma ferramenta de marketing imobiliário, constitui um canal direto entre o consultor imobiliário e o público. Mas, para que as campanhas de e-mail marketing funcionem, as newsletters precisam de ser personalizadas, consistentes e integradas com o seu software imobiliário.
Ao fazer uso de um software imobiliário, com ferramentas da gestão ao marketing imobiliário, ganha uma vantagem competitiva real – centralização de dados e ferramentas, segmentação de contactos inteligente, automatização de tarefas e processos, acompanhamento de resultados em tempo real.
No mercado imobiliário atual, não basta estar presente, é preciso comunicar bem e de forma contínua para converter melhor.
- Importância do e-mail marketing para alcançar mais clientes
- 1. Defina o objetivo da sua campanha de e-mail marketing
- 2. Segmente os seus contactos em grupos semelhantes
- É possível segmentar contactos no X-IMO para envio de comunicações de e-mail marketing?
- 3. Envie conteúdo de valor e não apenas imóveis
- 4. Use um software imobiliário com e-mail marketing integrado
- O software imobiliário X-IMO integra ferramentas de marketing?
- 5. Acompanhe os resultados das suas newsletters
- Deixe de enviar apenas e-mails e crie relações que convertem