Importância do follow-up para converter prospects em clientes
O acompanhamento e nutrição do relacionamento com prospects é fundamental para alcançar o fecho de negócios. A importância de fazer follow-up prende-se com a capacidade de manter um contacto ativo e eficaz, com vista a fortalecer o relacionamento e desenvolver confiança para converter prospects em clientes. Através de um acompanhamento contínuo e consistente, tem capacidade para identificar necessidades específicas, ajustar estratégias de comunicação e fornecer um serviço de excelência para criar relacionamentos duradouros e torná-los clientes fidelizados.
1. Estabeleça objetivos para cada etapa do funil de negócios
Estabelecer objetivos para cada etapa do funil de negócios, é um processo que envolve definir metas claras e ações específicas para acompanhar e nutrir cada lead desde que entra no funil até ser tratado e passar a prospect. Para começar, deve identificar cada etapa do funil de negócios e, a seguir, associar cada fase a indicadores de performance como taxa de conversão, tempo de resposta e nível de engagement. Isto é, na etapa de qualificação deve definir como meta, entrar em contacto com o lead num prazo de 24 horas e recolher informações essenciais para o qualificar; na etapa de nutrição, deverá estabelecer a frequência de envio de conteúdos personalizados para manter o interesse; e na etapa de negociação, determinar a necessidade de intervir para esclarecer dúvidas e avançar para o fecho do negócio.
Utilizar um CRM imobiliário para automatizar lembretes e registar interações é fundamental para que nenhum lead e prospect fique esquecido, e para fazer ajustes às suas interações com base nos dados recolhidos. Desta forma, é possível manter um acompanhamento contínuo, relacionamentos ativos e aumentar a eficácia das suas ações, por forma a converter prospects em clientes de forma mais assertiva.
Como o X-IMO ajuda a manter o acompanhamento ao seu prospect?
Com o X-IMO tem todas as ferramentas, da gestão ao marketing, para trabalhar com eficiência diariamente e manter o acompanhamento aos seus leads, prospects e clientes. O CRM imobiliário permite-lhe registar todos os dados e ações comerciais para ter uma visão completa do histórico do prospect e personalizar as comunicações. Além disso, recebe lembretes do sistema para fazer follow-up e notificações para não se esquecer de nada.

2. Utilize vários meios para comunicar e crie comunicações personalizadas
É importante utilizar diversas formas de comunicação para alcançar cada prospect de forma eficaz. Quer seja através de campanhas de email marketing, SMS marketing ou por meio de redes sociais, cada meio oferece a oportunidade de se conectar com o potencial cliente. Contudo, é importante respeitar as preferências de cada prospect e estabelecer contacto em momentos oportunos.
Com um CRM imobiliário consegue centralizar todos os dados e ações comerciais efetuadas. O facto de ter tudo centralizado, facilita a criação de campanhas de marketing personalizadas, pois o profissional pode facilmente identificar o canal mais apropriado para cada situação e ajustar as comunicações conforme o perfil e o comportamento do prospect. Além disso, com um CRM imobiliário completo, tem acesso a ferramentas de marketing imobiliário para criar as suas campanhas, envios automáticos e monitorização de resultados, para manter o relacionamento de forma contínua e estratégica, e converter prospects em clientes fidelizados.
Como o X-IMO permite personalizar a suas comunicações?
Com o X-IMO consegue centralizar informações e dados de todos os seus prospects, bem como, dar seguimento aos mesmos por meio do funil de negócios, da prospeção ao fecho do negócio. Pode criar as suas próprias campanhas de email marketing e SMS marketing diretamente no X-IMO de forma personalizada para enviar para as suas listas de contactos segmentadas. Através da personalização das suas comunicações, faz com que o prospect se sinta valorizado e compreendido de modo a aumentar o envolvimento do mesmo e, assim, convertê-lo em cliente.
Importância de utilizar as funcionalidades do CRM imobiliário e conhecer as melhores práticas de follow-up
O CRM imobiliário permite-lhe analisar dados como o interesse demonstrado por determinado tipo de imóveis e histórico de interações, para que, através a partir desse tipo de informações, possa criar comunicações personalizadas e campanhas segmentadas para contactos com o mesmo tipo/ nível de interesse. Isto é, se o prospect demonstrou interesse num determinado imóvel numa região, o profissional poderá enviar informação detalhada sobre novas oportunidades ou atualizações de mercado que correspondam ao perfil do mesmo.
Assim, ao tirar partido das funcionalidades do melhor CRM imobiliário e conhecer as melhores práticas de follow-up, consegue aumentar a eficiência, demonstrar profissionalismo e fornecer um serviço de excelência. Pelo que, a formação contínua das equipas aliada ao conhecimento das melhores práticas de follow-up, vem potenciar a consistência e qualidade nas ações comerciais e processos com potenciais clientes e clientes.