Como acelerar o processo para vender imóveis?
Cada detalhe pode ser decisivo para vender imóveis rápido e, as agências imobiliárias e profissionais do setor imobiliário para acelerarem o processo, devem conseguir destacar-se no mercado e adotar estratégias eficazes que englobem desde a avaliação do imóvel à capacidade de negociação. Pelo que, neste artigo, reunimos alguns conselhos que podem fazer a diferença para vender imóveis mais rápido e conquistar a confiança dos clientes.
1. Faça uma avaliação realista do imóvel
É fundamental definir um preço competitivo que reflita o valor real do imóvel face à localização, estado de conservação e tendências do mercado local. Uma avaliação precisa evita que o imóvel fique durante longos meses no mercado, mas sim que atraia um maior número de potenciais clientes compradores. Para isso, realize um estudo de mercado de modo a comparar o imóvel com a oferta de imóveis no mercado por forma a estabelecer um preço justo.
Como criar um estudo de mercado no X-IMO?
Para criar um estudo de mercado no X-IMO, só precisa de selecionar imóveis da sua carteira e imóveis à venda no mercado, tendo em consideração que esses mesmos imóveis devem ter caraterísticas semelhantes às do imóvel sobre o qual está a realizar o estudo de mercado. A partir da escolha desses imóveis, o sistema faz uma comparação e apresenta o estudo de mercado com gráficos, mapa, apresentação da empresa e consultor, e outras informações relevantes que poderá depois apresentar ao cliente proprietário.

2. Invista em técnicas de Home Staging para valorizar o imóvel
Investir em técnicas de Home Staging é uma estratégia que pode transformar completamente a percepção do imóvel pelos potenciais clientes compradores. Preparar o imóvel de modo a realçar os pontos fortes, com decoração adequada e organização dos espaços, cria uma atmosfera acolhedora e atrativa. O Home Staging ajuda os clientes a visualizar o potencial do imóvel e faz com que se sintam mais conectados emocionalmente ao espaço. Esta técnica aliada a uma avaliação justa pode acelerar significativamente o processo de venda do imóvel.
3. Utilize visitas virtuais para aumentar a qualidade de exposição do imóvel
Outro elemento que também pode fazer a diferença no que diz respeito a destacar o seu imóvel da oferta que existe no mercado e acelerar a venda, é a divulgação por meio de uma visita virtual. Para além de ser uma forma atual de dar a conhecer o imóvel, as visitas virtuais também tornam a experiência dos potenciais clientes muito mais realista, fazendo com que os mesmos tenham outra percepção em relação ao imóvel, diferente da que teriam através de simples fotografias.
Como criar visitas virtuais ilimitadas e gratuitas no X-IMO?
Com o X-IMO consegue criar visitas virtuais para os seus imóveis sem limites de criação e de forma gratuita, sem ter de utilizar plataformas externas. Após captar as fotografias panorâmicas em todas as divisões do seu imóvel, deverá carregar as mesmas para o CRM imobiliário, esperar alguns minutos e, a visita virtual é criada automaticamente pelo sistema. Caso pretenda, poderá ainda personalizar a navegação da sua visita virtual a adicionar descrições, textos, música, contactos do angariador, entre outras opções.

4. Potencie a presença online do seu negócio imobiliário
Com a presença de grande parte das pessoas no mundo digital, torna-se fundamental manter uma presença online ativa. Desde ter um site profissional que demonstre a qualidade da sua marca e profissionais, a perfis ativos nas redes sociais onde se encontra o seu público-alvo e investimento em campanhas de marketing, estas são ações que, se bem executadas, permitem aumentar a visibilidade da sua marca e imóveis, bem como, potenciar a geração de leads qualificados. Esta abordagem aliada à utilização de um CRM imobiliário, com ferramentas de marketing integradas, permite-lhe criar e enviar campanhas diretamente do CRM imobiliário e manter o acompanhamento dos resultados.
Como potenciar a presença online do negócio imobiliário com o X-IMO?
Com o X-IMO conta com ferramentas de marketing integradas, para além da gestão. Desde o SiteBuilder para criar, personalizar e alterar conteúdos do seu site imobiliário, site do consultor imobiliário e site de agência para os manter sempre atualizados, à possibilidade de criação e envio de campanhas de email marketing para as suas listas de contactos previamente segmentadas. Tem ainda um editor de conteúdos, o Designer, para criar materiais promocionais sobre os seus serviços, imóveis ou outros temas relevantes, de forma personalizada.
5. Faça parcerias estratégias com entidades do ramo imobiliário
Estabelecer parcerias estratégicas também é uma forma de ampliar a sua rede de contactos e gerar novas oportunidades de venda. Desde colaborar com arquitetos, intermediários de crédito, instituições de crédito, entre outras entidades ligadas ao ramo imobiliário, consegue prestar um melhor serviço e encontrar mais facilmente serviços que respondam a necessidades evidenciadas pelo seu cliente.

6. Faça follow-up aos seus prospects para os transformar em clientes
Fazer follow-up aos seus prospects é uma das estratégias mais importantes para acelerar o processo de venda de imóveis. Utilizar um CRM imobiliário eficiente que lhe envie lembretes para manter um acompanhamento constante aos seus prospects é uma forma de garantir que nenhum prospect fica esquecido. Esse acompanhamento contínuo demonstra interesse, comprometimento, mantém o interesse do cliente e cria uma relação de confiança que pode ser decisiva na hora de fechar negócio.
7. Seja ágil nas negociações para fechar negócios mais rápido
A agilidade nas negociações também é importante para vender imóveis rápido. Num mercado onde as oportunidades podem ser efémeras, é fundamental estar preparado para responder com rapidez às exigências do mercado e dos clientes. O que significa ter flexibilidade para ajustar prazos, condições de pagamento e capacidade de negociação para facilitar o fecho do negócio. Os profissionais que demonstram agilidade e eficiência durante as negociações transmitem maior segurança aos clientes compradores e, através da utilização eficiente do CRM imobiliário é possível monitorizar cada etapa do processo de venda, garantindo maior eficiência no trabalho diário, atualização constante dos dados e o cumprimento de prazos ou necessidades evidenciadas pelos clientes.
Alie a tecnologia e estratégias certas para vender imóveis rápido
Para agências imobiliárias e profissionais que procuram destacar-se e vender imóveis rápido, considere a implementação dos conselhos apresentados. O investimento em tecnologia, capacidade e profissionalismo aliados à eficiência e estratégias certas permitem-lhe acelerar a venda de imóveis, fortalecer a sua reputação no mercado, conquistar clientes e impulsionar o crescimento sustentável do seu negócio imobiliário.