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Como criar plano de negócios para abrir imobiliária? 0
#Dicas e Sugestões

Como criar plano de negócios para abrir imobiliária?

23-01-2025 min de leitura

Saiba como criar plano de negócios para abrir imobiliária por forma a garantir a sustentabilidade e competitividade do negócio no mercado desde o início.

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Motivos para criar plano de negócios antes de abrir imobiliária

 

A criação de uma empresa de mediação imobiliária exige planeamento estratégico para garantir a sustentabilidade e competitividade do negócio no mercado. Pelo que, um plano de negócios bem estruturado é essencial para orientar as operações, reduzir riscos e garantir a viabilidade do negócio desde o início.

 

O plano de negócios deve ser elaborado antes de começar a operar no mercado imobiliário. Serve de guia estratégico para estruturar e gerir a empresa de mediação imobiliária, ajudar a identificar oportunidades, mitigar riscos e atrair potenciais investidores ou parcerias. Constitui o ponto de partida para validar a viabilidade do negócio imobiliário e planear os recursos necessários para se posicionar no mercado imobiliário e alcançar os seus objetivos.

 

Para elaborar o plano de negócios deve considerar vários aspetos na estrutura do documento, desde um resumo executivo e definição da proposta de valor, a uma análise de mercado onde identifica tendências, perfil do seu cliente e concorrência, apresentação da sua estratégia de marketing para promoção da marca e captação de clientes, planeamento operacional que visa a estrutura organizacional a metodologias de trabalho, planeamento financeiro, bem como, identificação de riscos e métodos de resolução.

1. Avaliação das suas habilidades e motivações

 

Antes de criar a sua empresa de mediação imobiliária e o plano de negócios, avalie as suas habilidades e motivações. Para se tornar num profissional de sucesso no ramo imobiliário, deve ter determinação, criatividade, espírito de sacrifício e capacidade de liderança. Além disso, o conhecimento relativo ao funcionamento da atividade imobiliária e capacidade para gerir o relacionamento com clientes, também são fatores fundamentais para entrar neste setor altamente competitivo.

2. Definição de proposta de valor

 

Para iniciar o seu plano de negócios deverá incluir um resumo executivo onde apresenta uma visão geral do plano de negócios, claro, objetivo e atrativo que destaque as principais caraterísticas da empresa de mediação imobiliária. Desde o nome da empresa, descrição do negócio, missão, valores, visão, objetivos principais a curto, médio e longo prazo e proposta de valor que demonstre o que irá diferenciar a sua empresa no mercado imobiliário.

 Marketing Imobiliário

 

3. Análise do mercado imobiliário

 

Para testar a viabilidade do seu negócio deve ter conhecimento do mercado imobiliário para identificar oportunidades e desafios. Desde identificar o seu público-alvo (ex. famílias, investidores de imóveis, empresas) e respetivas caraterísticas, avaliar a concorrência para entender os pontos fortes e fracos, verificar se existe procura no mercado pelo tipo de serviços que pretende fornecer, bem como, explicar as condições do mercado local e como poderá tirar partido delas.

4. Estratégias de marketing imobiliário

 

Relativamente à estratégia de marketing imobiliário, descreva no seu plano de negócios como irá divulgar a sua marca e como pretende atrair clientes. Qual será o seu posicionamento no mercado – ex. empresa de mediação especializada em imóveis de luxo –, estratégias de captação de clientes através de meios digitais, parcerias com entidades, campanhas publicitárias, técnicas de SEO e quais os canais de comunicação – redes sociais, site imobiliário, blog imobiliário, anúncios de imóveis em portais imobiliários, entre outros – e a sua estratégia em termos de comissões e taxas de serviço.

 

No mesmo sentido, deve identificar como irá destacar os seus serviços e imóveis, quer seja por meio de visitas virtuais, estudos de mercado gratuitos no seu site, entre outros métodos que façam sentido para que o seu público-alvo tenha interesse em recorrer aos seus serviços.

 

Marketing Imobiliário

5. Planeamento operacional

 

No planeamento operacional, descreva os aspetos práticos e logísticos do funcionamento diário da sua empresa de mediação imobiliária. Identifique o tipo de profissionais que considera integrar na sua equipa – consultores, equipa de marketing, assistentes administrativos, entre outros – e a localização da imobiliária, se será um escritório físico ou modelo híbrido.

 

Explore sistemas e plataformas para agilizar processos de trabalho e garantir a sua eficiência desde o início, como um software imobiliário com ferramentas de gestão e marketing imobiliário, bem como, outras plataformas necessárias para a operação do negócio.

 

Como o X-IMO apoio o seu trabalho quando abrir a sua imobiliária?

 

X-IMO é um software imobiliário desenvolvido para o setor imobiliário que poderá constituir um diferencial para a sua empresa de mediação, com funcionalidades para melhorar a gestão, operação e resultados. Permite a centralização de dados e informações de tudo o que envolve o seu negócio imobiliário – imóveis, leads, clientes, empreendimentos, equipas, entre outros – bem como um motor de exportação para divulgar os seus imóveis em portais imobiliários nacionais e internacionais.

 

No X-IMO, acede a ferramentas de marketing imobiliário para criar e personalizar comunicações de email marketing, criar visitas virtuais aos seus imóveis, enviar imóveis para a montra digital da sua imobiliária, divulgar e alterar conteúdos no seu site imobiliário, e criar peças de comunicação para redes sociais e muito mais.

 

Para além disso, o X-IMO também oferece automatizações que vêm permitir agilizar o seu trabalho diário, algo fundamental para garantir o sucesso do negócio desde o início. Recebe alertas e notificações do sistema sempre que algum cliente precisa de atenção ou lhe é atribuído um lead, e permite a integração automática de leads do site imobiliário e portais imobiliários.

 

Através de uma utilização eficiente do sistema e das funcionalidades do X-IMO, tem ainda a possibilidade de gerar relatórios automáticos para tomar decisões relativamente à sua imobiliária e equipas. Mais do que isso, o X-IMO suporta a escalabilidade da sua imobiliária, permitindo adicionar mais espaço e novos utilizadores, conforme necessário.

6. Planeamento financeiro

 

Detalhe os valores necessários para validar a viabilidade do negócio imobiliário, custos fixos e variáveis. Desde identificar e listar no plano todos os custos iniciais – localização do espaço (caso se aplique), aquisição de equipamentos como computadores e telemóveis, orçamento para publicidade inicial.

 

No que diz respeito a projeção de receitas, inclua as comissões de vendas e taxas de consultoria ou avaliação de imóveis, entre outros aspetos relevantes.

 

Calcule o ponto de equilíbrio, ou seja, o volume de vendas necessário para cobrir os custos expectáveis e identifique as opções de financiamento disponíveis, como empréstimos bancários, investidores ou recursos próprios.

 

 

7. Análise de riscos

 

Por forma a fortalecer o planeamento e garantir que a empresa de mediação imobiliária está preparada para qualquer desafio e mudança, deve identificar os principais fatores que podem impactar negativamente a sua empresa – ex. períodos de maior dificuldade para vender ou arrendar imóveis devido à economia ou baixa procura, concorrência elevada, mudanças políticas, entre outros - e propor estratégias para os mitigar – diversificar carteira de imóveis, criar reserva financeira, fornecer serviços adicionais, criar parcerias com entidades ligadas ao setor imobiliário, entre outros.

O que fazer após criar plano de negócios para abrir imobiliária?

 

É importante ser realista nas projeções financeiras e de mercado, apresente dados concretos e pesquisas confiáveis, mantenha o documento claro e organizado, com gráficos e tabelas para facilitar a compreensão de todos os parâmetros do plano de negócios. Após abrir imobiliária, deve rever o seu plano de negócios e fazer ajustes ao longo do tempo, conforme necessário, para garantir que as suas metas e objetivos se mantém atualizadas e alcançáveis.

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