Integrar o ramo imobiliário exige gosto por trabalhar com pessoas, ser comunicativo, mas saber escutar mais e falar menos em certos momentos, pois um consultor deve saber captar as expectativas e necessidades dos clientes através de comunicação verbal e não verbal.
Uma aparência cuidada e comportamentos adequados influenciam também a credibilidade do consultor imobiliário, bem como, a capacidade de gestão de tempo, prioridades e a adaptação ao longo do tempo.
Para além dos fatores fundamentais para trabalhar no ramo imobiliário, damos a conhecer algumas dicas para complementar esses fatores, por forma a prestar um serviço profissional, evoluir na sua carreira e ter sucesso no ramo imobiliário.
1. Definir objetivos e visão
Começar por definir de forma clara os seus objetivos e visão é o primeiro passo para ser bem-sucedido no ramo imobiliário. Pergunte a si próprio onde quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos. Ter uma imagem claramente definida do que pretende alcançar, é algo que ajuda a manter o foco e motivação, guiando as suas decisões e ações estratégicas diariamente.
2. Desenvolver uma forte ética de trabalho
A ética de trabalho é aquilo que poderá permitir-lhe alcançar sucesso a longo prazo no ramo imobiliário, bem como, ter a capacidade de estar disposto a ir mais além e dedicar-se intensamente para se diferenciar da concorrência. Deve comprometer-se com a disciplina e excelência em todas as suas ações, de modo a garantir que cada tarefa é realizada com máxima competência.
O desenvolvimento de uma forte ética de trabalho envolve mais do que esforço físico, pois é uma combinação de disciplina mental, foco e determinação.
Adote um cronograma rigoroso para realizar tudo o que precisa e procure sempre aprender mais sobre o mercado imobiliário. Esteja sempre disponível para clientes e colegas, mantendo sempre um alto nível de profissionalismo e, lembre-se de que conseguir ultrapassar obstáculos com diligência e perseverança é o que poderá levar ao verdadeiro sucesso.
3. Identificar principais profissionais do ramo imobiliário
Quem pretende integrar ou manter-se no ramo imobiliário deve identificar quem são os principais profissionais que podem influenciar outras pessoas e até mesmo o seu sucesso. Dentre esses profissionais falamos de corretores experientes, investidores, advogados especializados em imóveis, entre outras entidades com influência e importância no ramo imobiliário.
Conectar-se com esses indivíduos em eventos do setor imobiliário, em redes sociais e através de recomendações mútuas pode abrir-lhe portas para oportunidades que talvez nunca encontrasse de outra forma.
4. Nutrir relacionamentos e parcerias
Mais do que conhecer as pessoas certas, é importante nutrir o seu relacionamento com as mesmas. Mantenha contacto regular e ofereça valor sempre que possível e necessário, quer seja através de informação útil, apoio em iniciativas ou colaborações em projetos. Um relacionamento bem nutrido pode levar a parcerias duradouras mutuamente benéficas.
Ao investir algum tempo e esforço a nutrir relacionamentos e parcerias, tem capacidade para construir uma base sólida de confiança e colaboração. Essa rede de contactos pode ser importante para receber recomendações, aceder a oportunidades exclusivas e até mesmo receber conselhos valiosos.
5. Conhecer e entender o público-alvo
Um dos fatores essenciais para alcançar o sucesso no ramo imobiliário passa por identificar e entender claramente o seu público-alvo. Identifique quem são os seus clientes, quais as necessidades e desejos e aquilo que os pode motivar a comprar ou vender um imóvel.
Ter conhecimento dessas informações permite uma adaptação eficaz das suas estratégias de vendas e marketing imobiliário, atendendo de forma precisa às exigências do mercado.
6. Criar um discurso de vendas convincente
No sentido de captar clientes e fechar negócios , deve criar um discurso convincente. Para cada um dos seus imóveis angariados, deve enfatizar os benefícios únicos, utilizar histórias reais de sucesso e demonstrar como esse imóvel pode ‘transformar’ a vida do cliente comprador. Desenvolva um discurso de venda que vá ao encontro dos desejos e expectativas do seu público-alvo.
Desenvolver um discurso de vendas, mais do que dar a conhecer as caraterísticas de um imóvel, passa por criar uma conexão emocional com o cliente. Demonstre como o imóvel atende a necessidades específicas dos potenciais clientes compradores e como pode ser uma solução para ‘problemas’ ou concretização de um sonho.
7. Tirar proveito das redes sociais e outras plataformas online
Para aumentar a visibilidade da sua imobiliária, do seu trabalho enquanto profissional do ramo imobiliário e, para se conectar com o seu público-alvo, deve marcar presença nas redes sociais e outras plataformas.
Utilize essas plataformas para partilhar conteúdo relevante como visitas virtuais a imóveis, testemunhos de clientes satisfeitos, artigos sobre tendências do mercado e dicas para quem quer comprar ou vender imóveis. A interação constante e presença ativa nas redes sociais ajudam ao desenvolvimento da sua credibilidade e aumento de conversões que resultam em negócios bem-sucedidos.
Ao tirar proveito das redes sociais e outras plataformas online, deve ter em mente que é fundamental manter uma presença consistente e autêntica. Envolva-se com o seu público ao responder a questões, participar em discussões e oferecer valor através de conteúdo informativo e inspirador.
Como melhorar a comunicação e imagem da marca com a ajuda das ferramentas do X-IMO CRM?
O X-IMO CRM integra várias ferramentas para melhorar a comunicação com o seu público e para melhorar a imagem da sua imobiliária e respetivos profissionais.
Através do Designer, uma ferramenta de criação e edição de conteúdos, consegue criar posts para redes sociais, – para dar a conhecer os seus imóveis, testemunhos artigos de blog, entre outros - publicidade, apresentações, folhetos, brochuras, cartões de visita e muito mais. Tem acesso direto a bancos de imagens profissionais, formas, textos, icons, entre outras opções, para personalizar os seus conteúdos e partilhar com o público, como e onde pretender.
8. Atualizar-se acerca das tendências do setor e adaptar-se
É fundamental ter um conhecimento exímio das tendências, oscilações e tudo o que envolve o ramo imobiliário. Mas, para alcançar o sucesso deve ter capacidade para se adaptar rapidamente a essas mudanças, mantendo-se flexível.
Participe em conferências, eventos, seminários, cursos e formações de modo a obter insights valiosos e novas abordagens para melhorar a sua performance. Leia revistas sobre o mercado imobiliário, siga blogs de especialistas no mercado imobiliário para se manter informado sobre inovações e mudanças.
9. Priorizar tarefas e utilizar a tecnologia para ser mais eficiente
A organização e eficiência são essenciais para ter sucesso no ramo imobiliário, pelo que deve saber priorizar tarefas e gerir a sua agenda, identificando o que traz mais valor ao seu negócio.
Utilize a tecnologia a seu favor para manter controlo sobre o seu tempo e organização, através de um CRM imobiliário que consiste num software de gestão capaz de responder às necessidades diárias dos profissionais do ramo imobiliário.
Com um CRM imobiliário completo, a ajudá-lo diariamente através de automatizações e ferramentas adequadas, e através de disciplina e foco, terá capacidade para aumentar a produtividade e alcançar os seus objetivos.
Como tornar o seu trabalho mais eficiente diariamente com o X-IMO CRM?
O X-IMO CRM é um software de gestão imobiliária que permite automatizar tarefas repetitivas e ajudar à organização de informações de todos os seus contactos, e acompanhamento ao cliente. Mais do que uma ferramenta de gestão, o X-IMO CRM integra também ferramentas de marketing imobiliário, Site imobiliário, divulgação de imóveis para portais imobiliários, visitas virtuais automáticas e muito mais para se aproximar do seu público de forma eficaz.
O CRM imobiliário ao integrar as ferramentas adequadas às suas necessidades diárias de trabalho, vem tornar o seu trabalho muito mais eficiente, permitindo-lhe focar-se noutras ações mais estratégicas.
10. Ser resiliente e ter perseverança
Ter sucesso no ramo imobiliário exige também resiliência e perseverança. No sentido em que, é normal encontrar obstáculos, mas deve manter-se firme em cumprir os seus objetivos.
Ser resiliente e ter perseverança é, mais do que resistir a desafios, crescer com cada experiência e fortalecer a sua mente para aumentar as possibilidades de alcançar o sucesso.
Para ter sucesso no ramo imobiliário deve manter sempre uma atitude positiva, permanecer flexível, continuar a aprender e atualizar-se constantemente. Desenvolva uma boa rede de contactos, atenda sempre às necessidades dos seus clientes e mantenha-se atento às tendências do ramo imobiliário, tanto no sentido de aumentar as suas angariações e vendas como a sua eficiência.