A otimização para pesquisa local, através de estratégias de SEO local, pode ser a chave para colocar o seu site imobiliário nas primeiras posições dos resultados de pesquisas na sua zona de atuação.
Mas, o que é SEO local? SEO local é uma estratégia de otimização direcionada para aumentar a visibilidade do seu website nos resultados de pesquisas para uma localização específica. Através da implementação de estratégias de SEO local no seu site imobiliário, torna-se possível ser encontrado mais facilmente pelo público que procura imóveis na sua área geográfica.
No presente artigo, vamos descobrir estratégias eficazes e dicas práticas para otimizar o site, aumentar a visibilidade do seu negócio no mundo online e conquistar mais clientes interessados na compra ou venda de imóveis na sua zona de atuação.
1. Utilize termos de pesquisa local no seu site imobiliário
Para ranquear para termos de pesquisa local, deve começar por identificar palavras-chave relevantes para a sua zona de atuação. Utilize ferramentas para descobrir termos que as pessoas utilizam para encontrar imóveis na sua região e foque-se em termos que incluam a sua cidade ou bairro.
Ao inserir palavras-chave no conteúdo do site da sua imobiliária, está a ajudar o Google a entender a relevância do seu site para quem procura imóveis na sua zona de atuação.
Inclua essas palavras-chave de forma eficiente pelas páginas do seu site, na homepage, páginas de listagem de imóveis, página individual do imóvel, blog imobiliário e noutras páginas onde faça sentido incluir esses termos. A densidade de palavras-chave não deve ser excessiva e a inclusão dessas palavras deve ser feita de forma natural, devendo existir um equilíbrio entre a otimização e a legibilidade dos textos.
2. Otimize as imagens do seu site imobiliário
As imagens apresentadas no seu site imobiliário também podem influenciar o SEO local, pelo que deve certificar-se de nomear as imagens com palavras-chave e usar alt tags para descrever cada uma delas. Assim, melhora a acessibilidade e ajuda os motores de pesquisa a entender o contexto das suas imagens, sem prejudicar o ranqueamento das suas páginas.
Deve também ter em consideração a compressão das imagens para não afetar a velocidade de carregamento da página, a experiência dos seus visitantes e o ranqueamento nos motores de pesquisa, sem comprometer a qualidade das imagens.
3. Insira a sua agência imobiliária em diretórios locais
Ter as informações da sua agência imobiliária em diretórios locais como Google My Business, Bing Place e Yelp é fundamental para o SEO local.
Através desse registo, consegue ajudar o público a encontrar informações como, morada, contactos e horário de funcionamento da sua imobiliária, bem como, é uma forma de gerar backlinks que aumentam a autoridade do seu site, melhorar a ‘confiança’ dos motores de pesquisa na sua marca e a sua classificação nos resultados de pesquisa, atraindo mais clientes para as páginas do seu site imobiliário.
4. Solicite aos seus clientes avaliações sobre os seus serviços
As avaliações acerca de uma marca desempenham um papel importante na decisão de muitas pessoas. Boas classificações aumentam a credibilidade do seu negócio imobiliário e melhoram a sua posição nos resultados locais dos motores de pesquisa.
Aumentar o número de avaliações positivas permite-lhe melhorar a sua reputação e também é uma forma de agradar aos algoritmos. Encoraje os seus clientes satisfeitos a deixarem feedback no seu perfil do Google My Business e responda a essas avaliações para demonstrar cuidado e valorização da opinião dos seus clientes a outros potenciais clientes.
5. Tenha conteúdo no seu site que faça referência à sua zona de atuação
Para criar conteúdo otimizado para a sua zona de atuação, deve focar-se em informações relevantes para o público-alvo. Considere incluir aspetos como estatística sobre o mercado local, serviços locais, imóveis disponíveis, dicas sobre áreas específicas da sua zona de atuação, entre outros temas de interesse, tendo sempre em mente que este é um processo contínuo, portanto, deve ir atualizando e desenvolvendo mais conteúdo.
Assim, para além de melhorar o ranqueamento do site da sua agência em termos de SEO, é uma forma de enriquecer a experiência do visitante e mantê-lo por mais tempo no site da sua imobiliária, potenciando assim, as conversões.
Para que serve o módulo de zonas do site imobiliário profissional do X-IMO CRM?
O Site Imobiliário Profissional do X-IMO CRM integra diversas ferramentas para dar a conhecer os seus imóveis e serviços, e para se aproximar do seu público.
Dentre as várias ferramentas que fazem parte do Site Imobiliário Profissional, conta com o módulo de zonas, uma área específica para destacar as zonas onde os seus imóveis se encontram e as suas equipas atuam.
Pode utilizar o módulo de zonas para dar a conhecer o que existe de interesse em cada zona de atuação, utilizando palavras-chave que vão ao encontro das pesquisas do público ao longo dos textos, para potenciar o ranqueamento do seu website nos resultados de pesquisas locais.
Para levar mais pessoas até esses conteúdos, poderá também enviar em newsletters aos seus leads e clientes.
6. Procure obter backlinks de outros sites locais
Os backlinks de sites locais são também algo importante para melhorar o SEO local, pois ajudam os motores de pesquisa a entender a relevância do seu site na sua zona de atuação e, quando tem sites relevantes a apontar para o seu site, isso permite aumentar a autoridade e direcionar tráfego para o seu site imobiliário, fortalecendo a posição nos motores de pesquisa.
Deve ter em consideração que esses backlinks devem ser de sites credíveis, bem estabelecidos e com boa reputação para ajudar e não para prejudicar.
Para obter backlinks de sites locais, poderá estabelecer parcerias com outros negócios, blogs, jornais ou até contactar diretamente blogs locais e propor a troca de conteúdos relevantes para o público de ambos.
Embora o SEO local tenha várias vantagens, também existem desafios que podem dificultar as suas estratégias. Um dos principais problemas passa pela alta competitividade que existe em algumas zonas do país, tornando mais difícil posicionar-se nos primeiros resultados, bem como, as mudanças constantes nos algoritmos dos motores de pesquisa também podem afetar o posicionamento do seu website imobiliário.
No entanto, é essencial que os profissionais do setor imobiliário invistam tempo e recursos em estratégias de SEO local para se destacarem no meio da concorrência. Com uma estratégia bem definida, otimização contínua e adaptação às mudanças dos algoritmos, torna-se possível alcançar mais visibilidade e atrair leads qualificados para o seu negócio.
Veja os desafios como oportunidades para aprimorar as suas estratégias e conquistar uma posição de destaque no mercado imobiliário.