Acreditamos que no ramo imobiliário, para ser o mais perfeito possível, o processo de compra e venda de imóveis envolve, sempre, a relação entre pessoas.
Assim, na hora de escolher um profissional, a experiência, atitude e disponibilidade do agente imobiliário são os fatores de seleção mais considerados pelos clientes.
Partilhamos algumas dicas para que possa afinar a experiência dos seus clientes e aumentar as suas vendas e a sua carteira de clientes.
1. Invista tempo para perceber o que o cliente procura
Os bons agentes imobiliários são aqueles que sabem tudo acerca do ramo imobiliário e identificam facilmente as melhores oportunidades de negócio. Porém, os agentes de excelência conhecem também tudo sobre o cliente.
O importante é saber investir o tempo, no sentido em que trabalhar muito não significa estar a trabalhar bem, por isso, é importante focar a atenção para o que realmente importa. Assim, surge a opção de utilizar um software de gestão imobiliário, como o X-IMO CRM, que permite gerir o seu trabalho e otimizar processos, podendo ter toda a informação acerca dos seus clientes e imóveis.
Assim, um CRM imobiliário que gere a sua agência imobiliária, equipa, entidades, imóveis, processos, leads e oportunidade de negócio, permite identificar necessidades específicas para que possa mostrar, posteriormente, as opções mais adequadas aos seus clientes.
2. Conheça o perfil do cliente
"Cada cliente é único", é um chavão, porque na verdade, todos somos diferentes! Adaptar-se ao estilo de cada cliente é trabalhoso e exige empenho, mas através da utilização eficiente de um bom CRM imobiliário, tem a possibilidade de guardar todo o tipo de informação relevante acerca dos seus clientes ou potenciais clientes.
Desta forma, é possível criar relações duradouras com os clientes e abrir terreno para futuras referências a amigos e familiares, possibilitando, posteriormente, o aumento da sua carteira de clientes.
3. Apresente apenas propriedades que interessam
Este ponto é, sem dúvida, fundamental.
Não perca tempo e credibilidade ao apresentar imóveis que não interessam aos seus clientes.
Com o CRM imobiliário X-IMO, tem a possibilidade de fazer uma melhor gestão de todos os seus imóveis em carteira, desde a prospeção até à celebração-fecho dos contratos de mediação mobiliária, o que lhe permite de uma forma mais simplificada, perceber qual o imóvel ideal de acordo com os requisitos do seu cliente.
Deste modo, surge também o conceito de Home Staging que consiste em personalizar um imóvel para que ele fique mais atraente para o cliente. O objetivo é fazer com que o cliente se identifique mais com o imóvel e se imagine a viver naquele ambiente.
4. Use a tecnologia
É imperativo usar a tecnologia para otimizar todos os aspetos do trabalho dentro do ramo imobiliário. Para conhecer as preferências do cliente, porque não apresentar detalhes de alguns imóveis? Com um software de gestão imobiliário que o auxilia no terreno, pode rapidamente identificar as propriedades mais adequadas ao perfil de cada cliente.
Use todas as ferramentas adequadas para fazer o melhor trabalho possível, nomeadamente as visitas virtuais ilimitadas, pois são a melhor solução para mostrar imóveis à distância, permitindo aos compradores fazer uma primeira seleção sem visitar as propriedades fisicamente. Através do X-IMO CRM, pode construir e divulgar visitas virtuais facilmente, sem ter de pagar plataformas externas. Esta é uma ótima forma de mexer com a imaginação do cliente pois faz com que se sinta realmente no espaço, evitando visitas físicas desnecessárias.
Simultaneamente, capta mais a atenção dos seus clientes ou potenciais clientes e tem uma maior possibilidade de converter e aumentar as suas vendas!
5. Não deixe nada por perguntar
Converse, explique, apresente, tire dúvidas e não se dê ao luxo de perder uma oportunidade por coisas que não foram ditas ou mal explicadas. Quando mais souber, melhor será o serviço prestado ao cliente.
Neste seguimento, ao utilizar um CRM imobiliário, que lhe dá a possibilidade de guardar e organizar todas estas informações e muito mais, da prospeção até à celebração dos contratos de mediação imobiliária, pode ter todas as informações e dados relevantes num único sítio.
O mercado imobiliário é muito competitivo. Não basta fazer o mesmo que a concorrência. O que garante a longevidade numa profissão tão exigente como esta, é a prestação de um serviço de excelência ao cliente.
Lembre-se que, desta forma, pode sempre ser recomendado pelos clientes pois, um cliente satisfeito partilha a experiência positiva, potenciando clientes para a sua carteira.